Faça uma busca

Google
 

domingo, 23 de julho de 2006

3. As Horas (Hôrai)

Arte: Paula Dunguel

As HORAS
Segundo a Teogonia de Hesíodo, as filhas mais velhas de Zeus nasceram de seu casamento com sua segunda esposa Themis. Eram elas as três deusas Hôrai ( singular Hôra). Em grego antigo hora significava “estação”, um nome derivado do indo-europeu *ye:r- / *yo:r-, cognato do inglês year e alemão jahr “ano”, russo jara “primavera” e persa antigo ya:re “ano” e ya:irya “colheita”. O nome das três Horas variava segundo as fontes, pois Hesíodo fala de Eunomia “Ordem”, Dikê “Justiça” e Eirênê “Paz”, mas em Atenas eram chamadas de Auxô “Crescimento”, Thallô “Floração” e Karpô “Fruto”.
Em épocas mais tardias, Hora mudou seu significado, de “estação” para o de “divisão do dia”, a partir o significado atual de “hora”, que chegou até as línguas modernas européias.
As Hôrai eram concebidas como divindades do ciclo da vegetação, embora os nomes hesiódicos às associem à ordem e estabilidade social, o que é coerente com a função de sua mãe, Themis, a Justiça Divina. Suas funções no Olimpo eram a de vigiar as portas do palácio celeste, e desatrelar os carros de Hêra e do Sol. Junto com as Kharites figuravam no cortejo habitual de Dionysos e de Aphroditê. Teriam sido elas que vestiram e enfeitaram a Deusa do Amor quando esta pisou o solo do Chipre. Outras lendas as consideram como as babás da pequena Hêra. Estas duas últimas histórias são inconsistentes com a coerência cronológica da Teogonia de Hesíodo, segundo a qual Aphroditê surgiu da castração de Urano, portanto antes de Zeus nascer, não podendo elas serem mais velhas que Hêra.
Na mitologia grega é um tema comum o de trindades femininas, um reflexo da poderosa Tripla Deusa, a Grande Mãe dos cultos pré-históricos de fertilidade. Assim como as Hôrai, temos as Kharites, as Thriai, as Mousai, as Hesperides, as Moirai, as Gorgones e muitas outras. Talvez as Hôrai não passassem de um aspecto tríplice e juvenil de sua própria mãe Themis.

Nenhum comentário: