quinta-feira, 20 de julho de 2006

2. A palavra Deus

Deiwos: A origem da palavra Deus

Qual o significado original da palavra Deus? O termo, usado em português, tem equivalentes nas outras línguas neolatinas, como o espanhol Dios e o francês Dieu, e todos remontam ao latim deus.

O latim pertence a Família Indo-Européia, da qual fazem parte também o grego, as línguas germânicas, as línguas balto-eslavas, o armênio, o hitita, o sânscrito, as línguas celtas e o persa, dentre outras.

O estudo comparativo destas línguas permitiu reconstruir uma protoforma que constituiu a fonte do latim deus. Esta palavra, reconstruída (como não tem uma forma escrita atestada, é representada por um asterico) como *deiwos ou *deiHwos. Esta forma proto-indo-européia explica o sânscrito deva, o gaulês devos, o irlandês dia, dé, o germânico Tiuz, anglo-saxão Tiw (o deus que dá nome à terça-feira em inglês, Tuesday), nórdico Týr, o persa avéstico daevo, o lituano Dievas.

A palavra *deiHwos teria o significado original de “luminoso, brilhante”, pois é derivado da raiz *deiH- “brilhar”, donde vem também o latim dies “dia” e o nome indo-europeu do deus do céu, *Dye:us (donde o grego Zeus, o latim Ju:/piter, o indiano Dyaus).

O termo é portanto largamente atestado entre as línguas indo-européias, com a curiosa exceção do grego. A palavra theos, embora superficialmente semelhante à raiz *deiwos, é geralmente interpretado como significando originalmente “espírito”, de um radical indo-europeu *dheu-. E no avéstico, a língua na qual foi escrita o Avesta, atribuída a Zarathustra, devido à reforma religiosa zoroastriana, ganhou um significado invertido, pois daevo significa “demônio”.

notas:

O proto-indo-europeu, língua à qual pertencem as formas hipoteticamente reconstruídas, será sempre abreviado como PIE.

Devido ao grande número de alfabetos e notações que usam as diversas línguas, preferi adotar o critério usado em muitas mail lists de lingüística, representando vogais longas por um (:), ou seja, em vez de ā, a: ; e diacríticos por um ^. Assim s^ representa a letra š.

1. A origem das Amazonas

A ORIGEM DAS AMAZONAS

Qual seria a origem da lenda das amazonas, as mulheres guerreiras? Seriam um povo real? Seriam apenas mulheres míticas? Seria algum tipo de criatura feminina mitológica?

1) Amazonas

As Amazonas aparecem nos mitos gregos sempre como adversárias de heróis. Theseus de Atenas enfrenta-as numa grande guerra. Herakles derrota-as para conseguir o cinturão de Hippolyta, que teria pertencido a Oiolyka, filha de Briareos.. Bellerophontes vence as guerreiras em suas aventuras asiáticas. O túmulo da Rainha Myrina ou Bathyaia (seu nome “humano”) é citado na Ilíada, onde ela aparece como esposa de Dardanos. Diodoro Sículo fala de lendas evemeristas sobre guerras envolvendo as Amazonas líbias, as Górgonas e os Atlantes.

2) Haliai

Um grupo de mulheres furiosas, “As Marinhas ou Salgadas”, que vindas do mar seguiam Dionysos. Foram mortas por Perseus, e seu túmulo estava em Argos.

3) Danaides

São as cinqüenta filhas do egípcio Danaos, que mataram seus respectivos maridos e foram para Argos. Apenas uma delas, Hypermnestra, recusou-se a matar seu par, Lygkeus, que matou as outras irmãs, e elas encontram-se no Inferno.

4) Mainades

Eram as mulheres selvagens que seguiam Dionysos. Uns dizem que as primeiras delas foram as ninfas que cuidaram do infante Dionysos. Num episódio são desbaratadas pelo trácio Lykourgos. Dionysos foge e vai refugiar-se entre as Nereides.

5) Nereides

São cinqüenta ninfas marinhas, que segundo os contos órficos teriam sido as amas do pequeno Dionysos. É curioso notar que duas das filhas de Kadmos, Autonoe e Agaue, são homônimas de duas nereides, enquanto a terceira das filhas, Ino-Leukothoe transformou-se numa deusa marinha. Kadmos viria do semítico qadm “oriental, primeiro”, assim como Proteus “primeiro”. Proteus seria outro nome de Nereus, o pai das Nereides. Tanto Proteus como Kadmos estavam associados à Fenícia, e a esposa de Phineu (irmão de Kadmos), Idotheia, aparece às vezes como filha de Proteus, ora como de Kadmos. Kadmos parece ter incorporado elementos do Ba’al fenício, transformando-se num típico herói-matador-de-dragões. O próprio Dionysos eram filho de Semele, portanto neto de Kadmos.

6) Nysai

São as amas do pequeno Dionysos. Os antigos já levantavam várias hipóteses sobre suas identidades, associando-as às Nereides, às filhas de Kadmos e às Hyades. Um paralelo com o nórdico Heimdallr, filho de nove gigantas do mar? Se Dionysos é associado a bodes e carneiros, Heimdallr é associado ao carneiro. Dionysos a golfinhos, Heimdallr a focas.

7) Lemniades

Eram as mulheres da ilha de Lemnos. Uma maldição fê-las matar todos os homens das ilhas, com exceção de Hypsipyle, que salvou o próprio pai. Os 50 Argonautas salvaram-nas da maldição. Eram, pois, mulheres do mar. A mãe de Hypsipyle chamava-se Myrina.

8) Endymionides

Eram as cinqüenta filhas de Endymion e Selene, a Lua. Seu local de nascimento é citado ora como a Cária, na Ásia Menor, ora como a Élida, na Grécia Ocidental.

9) Thespiadai

Eram as 50 filhas do rei Thespios. Herakles deitou-se com todas, uma por dia, enquanto caçava o Leão de Cíteron. Teriam sido primitivamente Amazonas guerreiras subjugadas?

10) Proitides

Três irmãs argivas, filhas de Proitos ou de Megapenthes, que foram enlouquecidas por Dionysos e curados pelo mântico Melampous.

11) Referências geográficas

Havia duas origens geográficas, com grupos de tradições distintas. A tradição meridional, vinda da África, falava das Amazonas como mulheres guerreiras do Egito, Líbia ou Hespérides. Parecia estar baseadas nas sacerdotisas guerreiras da Líbia, possivelmente adoradoras da deusa Neith (Nt). A tradição setentrional, vinda da Ásia, normalmente associava as Amazonas à Trácia, Cítia ou Anatólia. Descobertas arqueológicas parecem indicar uma ligação com o povo nômade dos sármatas das estepes ucranianas, cujas mulheres guerreravam junto com os homens.

12) Etimologia

Os gregos faziam um jogo de palavras com amazon, explicando como a-mazos, “sem seio”, referência a uma suposta mutilação de um dos seios para facilitar o manejo do arco. Outros derivam amazon do armênio amis “lua”, e zon “mulher”. Também poderia-se comparar com o egípcio am- “devorar”.

13) Conclusões

As amazonas parecem ter sido em sua origem, seres míticos. Um grupo de cinqüentas mulheres guerreiras e selvagens, aquáticas, servindo a Dionysos ou Ares, filhas da Lua. Entravam em conflito com um herói.

Os objetivos do Blog

Trocar informações sobre Mitologia Comparada.