sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Genealogia 56: Borbas na Ilha de S. Jorge, um estudo (I)

A) Manuel Pedroso de Borba eu estimo nascido por volta de 1620. É casado com uma Dias, e tem filhos Pereira de Borba, Pereira e Borba.

B) Antonio Pedroso Vieira tem ancestrais Vieira Ferro e Pedroso (era filho de Brás Vieira Ferro e Catarina Pedroso; neto pat. de Antonio Vieira Ferro e Bárbara Manuel, casado em 1642, Calheta, com uma Maria Luís da qual nada sabemos; tem filhos Brás Vieira de Valença e Catarina Pereira.

C) Antonio Pedroso Teixeira, O Velho, era casado com Barbara de Borba, e teve filhos nascidos Ana de Borba, Manuel (1624), Isabel (1626) e Catarina (1628), todos na Ribeira Seca

Padrinhos do Manuel: João Dias filho de Belchior Nunes do norte, e Maria Pedrosa filha de Brás Vieira da Calheta. Seria o mesmo Brás Vieira Ferro (B)?
Padrinhos da Isabel: João Nunes filho de Gaspar Nunes, e Ágada Dias filha de Gaspar Álvares
Padrinhos da Catarina: João Jorge e _____ Francisca filha de Nicolau Homem (deve ser o mesmo Nicolau Homem casado com Francisca Pereira)

D) O dito Brás Vieira Ferro teve filhos: Maria Pedroso, Antonio Pedroso Vieira e João Pedroso Vieira. O Manuel Pedroso de Borba poderia ser filho de Antonio Pedroso Teixeira e Bárbara de Borba. Antônio Pedroso Teixeira poderia ser filho de Brás Vieira Ferro? Ou seria seu cunhado, irmão de Catarina Pedroso?

13 comentários:

Anônimo disse...

Isto realmente é complicado!! O Manuel Pedroso parece ser filho de Antonio Pedroso Teixeira e Barbara de Borba. E o Antonio Pedroso, filho de Bras Vieira e Catarina Pedroso.

Anônimo disse...

Quanto à Bárbara de Borba. Filha de António Jorge Toste e de Maria Pereira, f. a 9.4.1619 (ai se eu pudesse ver o Livro do Tombo). Quanto a este ramo Borba. Não poderá o António Jorge Toste, ser irmão de Bárbara Jorge de Borba e de Andreza Jorge? E filhos de Sebastião Gil de Borba, da Praia, ilha Terceira? Que lhe parece?

Anônimo disse...

Esse Antonio Pedroso Vieira C. c. Maria Luis estraga tudo he he.
Talvez o Antonio Pedroso Teixeira C. c. Barbara de Borba seja irmao da Catarina Pedroso C. c. Bras Vieira Ferro, como diz.
Padre Manuel Azevedo da Cunha "Notas Historicas", pg. 150 diz :"em 1703, no for de 500 rs., pelo alferes Bras Vieira de Valenca, filho de Antonio Pedroso Vieira e de Barbara de Borba e neto de Bras Vieira".
Sera que o Antonio Pedroso Vieira C. 2 vezes (com Maria Luis e Barbara de Borba) usou os dois apelidos, Vieira e Teixeira??!! Andarei eu confundido ou andou o Sr. Padre Cunha confundido???

Anônimo disse...

Bem, nos registros que eu copiei o Antonios, Vieira e Teixeira, parecem ser duas pessoas distintas. Mas é bem capaz de serem parentes próximos, primos-irmãos, quem sabe. Também não sabemos se todos os Borbas e Pedrosos jorgenses são uma única família com origem única. Estes Pedroso às vezes possuem a grafia, Podroso, Poderoso.

Anônimo disse...

Claro. Aqui vai mais uma acha para a fogueira. Cita padre Cunha, pg. 51 "Joao Fernandes Maciel, casado em 21 Abril de 1664 com Barbara Pereira, filha de Joao Pereira de Borba e de Maria Pedrosa".
Pg.78 "Barbara de Sousa, casada, em 4 Novembro de 1680, com Bras Vieira de Borba, filho de Joao Pereira de Borba e de Maria Pedrosa, ja falecidos naquela data".
Este Joao Pereira de Borba e Maria Pedrosa tambem podem seros pais de Manuel Pedroso de Borba!

Diego Pufal disse...

João,
Há ainda a minha ascendente Apolônia Dias de BORBA, da Ribeira Seca, filha de Antônio Álvares e Andreza Jorge, c/c Diogo Nunes Bello.
Abc, DLP.

João Lopes disse...

Apolônia Dias de Borba filha de Antonio Alvares Brasil e Andresa Jorge; neta materna de Nicolau Homem e Francisca Pereira.

Francisca Pereira é filha de Antonio Jorge de Borba e Maria Pereira. Seria o mesmo Antonio Jorge Toste?!

Anônimo disse...

Penso que sim...
Apolónia Dias de Borba não será bisneta do António Jorge de Borba?

Diego Pufal disse...

Não tinha chegado a esse ponto da pesquisa, mas creio que haja grande possibilidade de o Antônio Jorge de Borba ser o mesmo Antônio Jorge Tostes, pois estamos falando do séc. XVI ... é muita coincidência não ser o mesmo ...
Talvez os padrinhos ajudem elucidar essa questão.

Diego Pufal disse...

Sabe se há parentesco entre o Antônio Álvares Brasil e o Pedro do Brasil? No meu caso, os netos deles casaram-se entre si.

Diego Pufal disse...

Lendo com mais vagar o material que o Márcio me mandou sobre os meus ascendentes João de Souza Netto e esposa, vi que ele dá a Andreza Jorge (c/c Antônio Álvares Brasil) como sendo filha de Sebastião Gil de Borba e Andreza Jorge, enquanto que no comentário anterior referiu ser filha de Nicolau Homem e Francisca Pereira?! Qual o correto?

Anônimo disse...

com os dados que João disponibilizou! Penso que haverá aqui uma diferença de geração.
Parece-me Andreza Jorge como filha de António Jorge Toste ou António Jorge Borba (parece ser o mesmo) e não neta.

Anônimo disse...

Na genealogia de Nasson Rodrigues de Oliveira, existe:Apolonia Tavares c/c Felisberto Nunes Vieira casados em Viamão10/02/1807,cujos pais de Apolonia é João Pereira Borba e Catharina de Jesus.Houve segundas núpcias? Hátambém Ana Maria da Piedade c/c Manoel Cardoso Toste filho de João da Cunha Toste e Isabel Cardoso. Açores,Ilha S.J.