sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Genealogia 116: Duas dispensas nos Correias

Selecionei duas dispensas que envolvem a mesma família, e podem elucidar a origem de Manuel Correia Teixeira, seguramente relacionado aos Correia da Silveira de Vila Nova do Topo. Manuel Correia de Sousa e Rosa Antônia casaram-se em 9 de janeiro de 1764, enquanto o sargento João Correia Teixeira e Maria de Sousa casaram-se em 15 de fevereiro 1724.


O mesmo grau de parentesco se repete, mas as tabelas possuem uma geração de diferença.
1- Na ascendência de Rosa Antônia, Pedro Correia da Silveira é duas vezes seu ancestral. Se a ligação viesse pelos Correia da Silveira, deveríamos ter um grau duplicado.
2- Poderia haver uma ligação entre Diogo Luís Goulart e Ana Goulart?
3- Ana Goulart não poderia ser filha de Pedro Quadrado Goulart, talvez seja sobrinha? Tentei experimentar com ela filha de Manuel Goulart de Oliveira, mas aí o parentesco por Diogo Luis Goulart daria quarto grau apenas.
4- Tentando Manuel Correia Teixeira como filho de Amaro Teixeira da Silveira e Maria Correia da Silveira, encontro problemas. Haveria uma ligação comum pelo Pedro Correia da Silveira, mas seria quarto grau e não terceiro. Será que eu li errado, e era terceiro grau por um lado, e quarto por outro? Neste caso o Pedro Quadrado Goulart poderia ser o pai da Ana Goulart, e a dispensa de Manuel Correia estaria correta. E a dispensa do João estaria correta, ligado pelo casal João Ferreira e Catarina André.

Nenhum comentário: