sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Genealogia 86: Conduzindo Marta Simoa

A falta de registros mais antigos de casamentos em qualquer freguesia é sempre um obstáculo na descoberta de antepassados mais antigos. Quando pesquisei a freguesia de Santiago (escrito São Tiago, embora o correto seria Santo Iago) da Ribeira Seca, os casamentos registrados começavam por volta de 1700, enquanto que os batismos recuavam até 1625 mais ou menos. Tal obstáculo felizmente não é intransponível. Cruzando informações paralelas, como os padrinhos em batizados, e informações decorrentes dos óbitos, podemos deduzir e até mesmo descobrir mais antepassados. Marta Simoa (por padronização, deveria grafar Marta Simão, ou Marta Simões) não é minha antepassada, mas é um bom teste para tentarmos desvendar a sua filiação, que é desconhecida.

Modified Register para Marta Simoa

Primeira Geração

1. Marta Simoa nasceu antes 1679 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge.

Marta casou-se com (1) Manuel de Ávila.

Eles tiveram os seguintes filhos

2 M i. Manuel Leal d' Ávila.

Manuel casou-se com (1) Antônia da Cunha, filha de Belchior da Cunha de Sousa Teixeira e Maria Nunes, em 26 agôsto 1715 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge.

Manuel também casou-se com1 (2) Ana Pereira Leal, filha de Antônio Pereira Lopes (=Antônio Lopes Pereira) e Ágada Leal, em 20 junho 1746 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge. Ana nasceu c.1712.

3 M ii. Lourenço Teixeira nasceu em 3 agôsto 1699 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge.

pp:Lázaro Vieira [Fagundes], filho de João Pereira [Fagundes] e Maria Vieira [Brás], e MariaJorge c/c Antônio Marques. A primeira esposa de Lázaro Vieira Fagundes foi Ágada Teixeira, viúva de Urbano Gonçalves Campos. Seria Ágada parenta deste ramo Teixeira? Seus filhos com Urbano foram Luísa 1695 (padrinhos Antônio Pereira e Maria Gregório filha de Francisco Rodrigues Pereira) e Antônio 1698 (pp: Antonio Teixeira, casado, e Bárbara Pereira c/c João Francisco [Teixeira?]). Ágada seria filha de Joao Francisco? Plausível, pois João Francisco tinha irmã chamada de Ágada dos Anjos ou Ágada Teixeira, solteira em batizados de 1676 e 1677. Talvez Simão Gonçalves Teixeira também seja irmão. Se Marta Simoa teve filho Teixeira, este apelido só pode vir do seu ramo, ou do ramo paterno de Manuel de Ávila.

Lourenço casou-se com Catarina Pereira, filha de Pedro Gregório Teixeira e Maria (Pereira?) Ferreira, em 8 fevereiro 1717 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge. Catarina nasceu cerca de 1697.

Marta também casou-se com1 (2) Domingos Teixeira Pereira, filho de Manuel Gonçalves Lopes Calado e Maria de Lemos Teixeira, em 27 junho 1701 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge. Domingos nasceu em Manadas, ilha de São Jorge.

Eles tiveram os seguintes filhos

4 M iii. João Leal Cordeiro nasceu cerca de 1702.

João casou-se com Maria Machado, filha de Manuel Machado Rodrigues e Maria de São João, em 18 agôsto 1725 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge.

5 F iv. Maria das Candeias.

Maria casou-se com Francisco Teixeira Carvalho, filho de Sebastião Gonçalves Teixeira e Maria da Cunha, em 25 novembro 1726 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge. Francisco nasceu em Calheta, ilha de São Jorge.

6 F v. Ágada Teixeira nasceu em 9 julho 1716 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge.

pp: Francisco Vieira e Bárbara Pereira filhos de André Lopes Fagundes [ e Ágada Pereira]

Ágada casou-se com André Machado, filho de José Silveira de Matos da Cunha e Luzia Machado, em 12 maio 1740 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge.

7 M vi. Silvestre Pereira nasceu em 31 dezembro 1712 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge.

pp: Simão Gonçalves Teixeira viúvo de Bárbara Pacheco, e Bárbara Pereira filha de André

Lopes Fagundes. André Lopes Fagundes é citado mais de uma vez; Simão Gonçalves Teixeira seria parente? Isso explicaria o Teixeira de Lourenço Teixeira?

Silvestre casou-se com Teresa de Jesus, filha de José Silveira de Matos da Cunha e Luzia Machado, em 30 junho 1733 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge.

8 M vii. Tomé Teixeira.

Tomé casou-se com (1) Ana Machado, filha de José Silveira de Matos da Cunha e Luzia Machado, em 22 agôsto 1745 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge.

Tomé também casou-se com1 (2) Maria Silveira, filha de João de Sousa Lourenço e Catarina Silveira, em 7 janeiro 1755 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge.

Nenhum comentário: