Faça uma busca

Google
 

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Mitologia 8: Apolo e Hércules

Existem muitas semelhanças entre os mitos Apolo (Apollon) e Hércules (Herakles), o que talvez indique serem versões regionais do mesmo proto-mito, talvez remontando a algum deus pré-grego.

1- Ambos são filhos "ilegítimos" de Zeus, e seus nascimentos sofrem a perseguição de Hera, e verdadeira esposa do Deus do Trovão. Seus partos são retardados pela ação da deusa.
2- Hera manda a serpente Python atrás de Leto, mãe de Apolo e Ártemis; e manda serpentes atacar o bebê Herakles (que conta com um gêmeo "humano", Iphikles). O bebê-deus mata os monstros. Há uma grande semelhança com a história narrada no Apocalipse sobre a mulher que foge do dragão, assim com a história de Hagar, concubina de Abraão, fugindo para o deserto com seu filho Ishmael.
3- Ambos são arqueiros.
5- Herakles nasce em Argos, enquanto Apolo nasce na ilha de Delos. Enquanto Apolo mantém-se como um deus, o primeiro decai como semideus, e sua história acaba "evemerizada", isto é, humanizada como feitos heróicos. Obviamente ambos devem também ter acumulado muitos traços próprios, e talvez fundido-se a divindades regionais. Em Apolo há traços comuns com o Rudra indiano, um deus da Cura e da Peste; e com os deuses solares. Talvez seu nascimento de Leto seja equivalente ao nascimento do indiano Surya de Ratri, a noite.

Nenhum comentário: