sexta-feira, 18 de julho de 2008

Etimologia 59: O nome Ricardo


RICARDO - A fonte do nome é o Proto-Germânico *RikjaxarDuz, de *rikjam, "reino, poder", e *xarDuz, "forte". Da forma primitiva *rikjam derivam o Anglo-Saxão rice, o Antigo Alto-Alemão ri:chi (Alemão moderno reich), o Nórdico ríki e o Gótico reiki, todos com o mesmo significado, de "reino", "poder real". É cognato de *ri:kjaz, "rico", donde derivaram o Anglo-Saxão rice, o Antigo Alto-Alemão ri:chi, o Nórdico ríkr e o Gótico reiks, e, através de uma forma latinizada *riccus, a própria palavra portuguesa "rico". Tanto ríkjaz como ri:kjam são usualmente considerados como originário de uma empréstimo do celta, visto o Gaulês rix, "rei", termo afim do Latim re:x e do Sânscrito râj, todos significando "rei, chefe da tribo ou do povo", o que permite reconstruir um antigo termo indo-europeu *h1re:g^-s, derivado do radical *h1re:g^- "certo, reto, pôr em ordem", donde o adjetivo germânico *rextaz, "certo, correto, reto" (Inglês right, Alemão richt), o Latim rectus, "reto", di:rectus, "direto" (<*dis-rectus), o Proto-Celta *rectos (Irlandês recht, "lei", Galês rhaith e Bretão reiz, "em pé, erguido"), todos derivados de um particípio *rek^-to-; também são derivados da mesma raiz o Latim regnum, "reino", regio:, "região", regula, "regra, lei" (dela derivam três palavras portuguesas: regra, régua e relha).
O segundo componente do nome *xarDuz, significando "forte, duro", é o protótipo do Anglo-Saxão hard, heard (Inglês hard), do Antigo Alto-Alemão hart, do Nórdico harðr e do Gótico hardus. A versão indo-européia deduzida é *kartus, cognata do Grego kratys, "forte, poderoso" (compare com kratos, "poder") e do Sânscrito kratu-, "poderoso", todas assentadas na mesma base *kar-/kra-, isto é, *kh2r-/krh2-, "duro", que explica também o Grego karyon, "noz", assim como as diversas palavras para "caranguejo" em várias línguas: Latim cancer, (<*karkro-), Grego karkinos (<*karkr-inos) e Sânscrito karkata.
O nome Ricardo popularizou-se com a figura do rei inglês Ricardo I, O "Coração de Leão", nome derivado do Francês Antigo Richard, que alguns derivam do Antigo Alto-Alemão Richhart. Em Portugal o nome começa sendo usado de forma muito esporádica, ainda na forma mais arcaica Ricarte, e só se torna mais popular a partir do século XIX.



Etimologia de outros nomes


LÍNGUAS LATINAS
Latinizado: Richardus, Riccardus
Português: Ricardo (antigo Ricarte)
Galego: Ricardo
Espanhol: Ricardo
Catalão: Ricard, Ricart
Francês: Richard, Ricard
Créole Haitiano: ?
Italiano: Riccardo, Ricciardo
Sardo: Rikardu
Romeno: Ricard

LÍNGUAS GERMÂNICAS:
Inglês: Richard
Holandês: Rijkaard, Rijkert
Alemão: Richard
Sueco: Rikard, Rickard
Dinamarquês: Richard, Rikard, Rikhard
Norueguês: Rikard
Islandês: Ríkarður.

LÍNGUAS CÉLTICAS:
Irlandês: Ristéard
Galês: Rhisiart
Bretão: Richarzh

LÍNGUAS BALTO-ESLAVAS:
Lituano: Rikardas, Richardas
Letão: Richards, Rihards
Tcheco: Richard
Polonês: Ryszard
Russo: Rikhard, Ritchard
Ucraniano: Ritchard
Bielo-russo: Ritchard
Servo-Croata: Ric^ard
Esloveno: Rihard
Búlgaro: Ritchard

OUTRAS LÍNGUAS INDO-EUROPÉIAS:
Grego: Rikkardos
Armênio: Rik'ard
Albanês: Rikard

OUTRAS LÍNGUAS:
Húngaro: Richárd, Rikárd
Finlandês: Riikko, Rikhard
Estoniano: Riikart
Turco: Richard
Árabe: -
Swahili: ?
Bahasa: ?
Basco: ?
Hebraico: ?
Havaiano: Likeke
Maori : ?
Tongano: Lisiate
Vietnamita: Richard

3 comentários:

Anônimo disse...

Olha parabéns, é a descrição mais completa sobre meu nome que já achei, você poderia publicá-la no wikipédia... rssrsrsr
Até mais.

Anônimo disse...

Eu tmb gostei muito da definição, deve ter sido um trabalhão.

Anônimo disse...

Nosso nome realmente impõe muito respeito!Não é um nome dado a qualquer um! Parabéns para nós!
^_^