terça-feira, 7 de outubro de 2008

Genealogia 345: Analisando consangüinidades na Vila da Topo

Meu amigo Márcio Borba trouxe-me a descoberta de uma dispensa de consangüinidade em um casamento na vila do Topo, ilha de São Jorge, Açores, que pode render bons frutos para análises.

Catarina Teixeira da Silveira, viúva de Antônio Casmaca, casou-se na igreja de Nossa Senhora do Rosário da vila nova do Topo (2/8/1666) com o sargento-mor Melchior da Cunha Teixeira, com dispensa de 3º grau de consangüinidade por um lado, e 4º grau por outro; além de 4º de afinidade.


O grau de afinidade indica o parentesco anotado entre os dois maridos. Ambos são descendentes do casal Baltazar da Cunha e Adriana Teixeira do Soutomaior. No entanto, uma série de filiações deduzidas pode conter erros. Antônio Casmaca seria bisneto do dito casal, enquanto Melchior seria trineto. Como o quarto grau de afinidade confirma o casal original como trisavós dos maridos da Catarina, o erro parece estar no parentesco do Antônio Casmaca. Catarina Teixeira da Silveira pode estar relacionada aos Teixeira da Silveira, uma família pouco estudada, com relações afins com os Teixeira Borges, e que incluiu muitos oficiais no início do século XVII. Se esta minha hipótese genealógica estiver correta, sendo Catarina nascida por volta de 1620 (estimativa não muito segura), e seu pai Manuel Ferreira Teixeira nos idos de 1590, o Manuel seria um contemporâneo de Gabriel Teixeira da Silveira. Poderia Manuel Ferreira Teixeira ser irmão do Gabriel? Manuel Ferreira Teixeira e Bárbara Gato tiveram pelo menos 4 filhos: Ágada Teixeira de Sousa (= Ágada Dias), Bárbara Gato, Catarina Teixeira da Silveira e (provavelmente) Isabel Gato de Sousa.
Existe uma Ágada Dias de Sousa, esposa de Antônio da Silveira de Ávila, que parece ter ancestrais na família Gato. Estaria relacionada à Bárbara Gato, através de uma ancestral em comum chamada de "Ágada Dias"?
Manuel Ferreira Teixeira deve estar relacionado ao casal João Ferreira e Catarina André, pais de Paulo Ferreira Teixeira e Amaro Ferreira Teixeira. Seria ele irmão do João?

Um comentário:

Osc@r Luiz disse...

Salve João,

Terra chamando: aqui Oscar, filho do Ari Luiz Simões Lopes da Silva.
Estou unificando os links do By Osc@r Luiz e vim ver se o seu blog continuava ativo para reincluí-lo.
Fiquei feliz em ver que está, e já o estou relinkando.
Grande abraço!