Faça uma busca

Google
 

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Evolução 9: Montealtosuchus, um elo perdido crocodiliano no Brasil


No meio do caminho tinha uma pedra. E nesta, o fóssil de uma espécie até então desconhecida de crocodilomorfo, que, segundo pesquisadores do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Museu de Paleontologia de Monte Alto, em São Paulo, pode ser a peça que faltava para explicar a evolução deste grupo de animais ao longo do tempo. Batizado de Montealtosuchus arrudacamposi, este indivíduo seria o elo perdido entre os crocodilos que habitaram a Terra na pré-história e as espécies mais recentes. O estudo teve apoio da Faperj.

Descoberto em 2004, na região de Monte Alto, no interior paulista, o fóssil apresenta características que ora remontam ao passado, ora ao presente.

" Está no meio do caminho entre os jacarés e crocodilos quase "alienígenas" que existiam há centenas de milhões de anos "

- O Montealtosuchus apresenta características intermediárias entre o estado primitivo e o estado atual da morfologia dos Crocodilomorfos. É mistura dos dois. E isso é uma indicação de que ele é um passo da evolução deste grupo - explicou com exclusividade ao GLOBO ONLINE o pesquisador da UFRJ, Felipe Mesquita de Vasconcellos. - Ele está no meio do caminho entre os jacarés e crocodilos quase "alienígenas" que existiam há centenas de milhões de anos e os que conhecemos hoje.

Entre as características "atípicas" do Montealtosuchus, o cientista cita uma estrutura localizada antes dos olhos, chamada fenestra antorbital, que é bastante particular dos crocodilos primitivos. O crânio mais curto e alto é outra peculiaridade comum a essas espécies. Em relação aos seus parentes mais contemporâneos, as principais semelhanças ficam por conta das articulações do crânio e da mandíbula.

- O esculturamento dos ossos externos também é muito parecido. Seus braços, pernas e vértebras lembram em muito os crocodilos atuais.

Composição artística do Montealtosuchus arrudacamposi - Divulgação

Mas foi no céu da boca do animal que a teoria de que a espécie seria o elo perdido entre os crocodilos ganhou forma. Mais especificamente na coana, o duto que liga a garganta do animal com a sua narina externa.

- Nos crocodilos primitivos, esse buraquinho de passagem de ar fica deslocado bem para frente. Nos atuais, o duto é deslocado bem para trás. Já no montealtosuchus, a coana fica bem no meio do céu da boca - revela o pesquisador. - Ela é ampla e larga, como nos crocodilos antigos, mas apresenta um septo muito delicado que a separa em duas metades, o que é uma característica comum aos animais de hoje.

A análise de características tão específicas só foi possível devido ao excelente estado do fóssil, que apesar de ter aproximadamente 80 milhões de anos, encontrava-se quase que completamente preservado.

" Isso garante um ganho de informações sobre a espécie e o grupo sem precedentes. É uma descoberta realmente fantástica "

- Este é, sem sombra de dúvidas, o melhor exemplar da família Peirosauridae já descoberto. O crânio, as vértebras do pescoço e das costas, os membros anteriores, as unhas, os osteodermos [placas ósseas localizadas nas costas e no abdome dos jacarés e crocodilos] estavam completamente conservados - revelou Felipe. - Isso garante um ganho de informações sobre a espécie e o grupo sem precedentes. É uma descoberta realmente fantástica.

Percebendo ter em mãos um material realmente especial, e em condições de ser submetido a métodos alternativos de análise, os pesquisadores decidiram ir além do feijão com arroz e recorrer a exames sofisticados para garantir o "diagnóstico" mais rico e preciso possível do fóssil. Foi assim que o montealtosuchus arrudacamposi, quem diria, acabou sendo submetido a uma tomografia computadorizada, em uma clínica do Rio de Janeiro.

- A técnica permitiu que víssemos o interior do crânio do animal e tivéssemos acesso a informações que não são visíveis num exame clássico - explicou o pesquisador da UFRJ.


A partir do exame, os pesquisadores confirmaram que a nova espécie era terrestre - e não aquática, como se poderia imaginar tendo como referência os crocodilos que conhecemos -, adaptada a andar grandes extensões de terra, por longos períodos de tempo, e a viver em regiões de clima seco e quente. De porte pequeno a médio, o montealtosuchus media entre 1,50 m a 1,70 m e pesava de 25 a 50 quilos. Seus membros eram alongados, o que lhes garantia grande mobilidade e agilidade para andar em terra firme, e apresentava uma armadura flexível no dorso e no abdômen para proteção contra outros predadores.

- O Montealtosuchus foi um predador importante em seu tempo. Ele se alimentava de pequenos dinossauros, tartarugas, lagartos, outros crocodilos de menor porte e de aves e mamíferos, que apesar de não aparecerem com freqüência nos registros da época, há 80 milhões de anos, já existiam - Felipe Vasconcellos.

- É um fóssil realmente fantástico, tanto por sua preservação, que não tem comparação com nenhum outro material já descoberto na América do Sul, quanto por suas características, que marcam um ponto de mudança na evolução dos crocodilos - ressalta. - O estudo deste fóssil traz grandes descobertas sobre a evolução dos crocodilomorfus e para o entendimento de como essa evolução se procedeu.

Genealogia 81: Manuel Joaquim Quadrado e sua descendência

Primeira Geração

1. Manuel Joaquim Quadrado nasceu1,2 em 12 julho 1847 em Rio Grande-RS. Ele faleceu3 em 4 abril 1905 em Pelotas-RS. Era filho de Joaquim José Quadros e Albina Eulália.

Manuel casou-se com (1) Carmen Caymares cerca de 1868.

Eles tiveram os seguintes filhos

2 M i. Alberto Caymares Quadrado nasceu em 1869 em Uruguai.

Alberto casou-se com4 Rozalina Teixeira de Melo, filha de Plácido Teixeira de Melo e Possidônia da Rocha, em 14 outubro 1905 em Pelotas-RS (civil). Rozalina nasceu em 1886.

+ 3 F ii. Carmen Caymares Quadrado nasceu em 1871.

+ 4 M iii. Manuel Caymares Quadrado nasceu em 20 março 1880.

5 M iv. Ernesto Caymares Quadrado.

Ernesto casou-se com Vicência Ferreira Lira, filha natural de João Simões Lopes Filho (visconde da Graça) e Vicência Ferreira Lira, c.1899. Vicência nasceu em 13 maio 1876 em Pelotas-RS.

6 M v. Fernando Caymares Quadrado.

Fernando casou-se com Joana Manuela Lira, filha natural de João Simões Lopes Filho (visconde da Graça) e Vicência Ferreira Lira, c.1897. Joana nasceu em Pelotas-RS.

Manuel também casou-se com1 (2) Vicência Ferreira Lira, filha de alferes José da Cunha Lira e Maria Jacinta de Santana, em 19 janeiro 1895 em Pelotas-RS. Vicência nasceu6,7 em 2 janeiro 1856 em Fortaleza-CE. Ela faleceu8 em 20 janeiro 1916 em Pelotas-RS.

Eles tiveram os seguintes filhos

+ 7 F vi. Mercedes Lira Quadrado nasceu em 16 abril 1895 e faleceu em 27 fevereiro 1987.

+ 8 M vii. Manuel Lira Quadrado.

9 M viii. Alfredo Lira Quadrado nasceu em 14 junho 1898 em Pelotas-RS e foi batizado em 19 março 1899 em Pelotas-RS.

Alfredo casou-se com Jandira.

Fontes

1. microfilmes LDS, Pelotas, Registro Civil, Casamentos.

2. Arquivo Pessoal de Carmen de Souza Soares Reis, Citando Francisco Manuel de Souza Soares Castelo Branco da Gama, 9 mai 2005.

3. Arquivo Pessoal de Carmen de Souza Soares Reis, Citando Francisco Manuel de Souza Soares Castelo Branco da Gama, 9 mai 2005.

4. microfilmes LDS, Pelotas, Registro Civil, Casamentos. Pesquisado por João Simões Lopes Filho.

5. microfilmes LDS, Pelotas, Registro Civil, Casamentos.

6. microfilmes LDS, Pelotas, Registro Civil, Casamentos.

7. Arquivo Pessoal de Carmen de Souza Soares Reis, Citando Francisco Manuel de Souza Soares Castelo Branco da Gama, 9 mai 2005.

8. Arquivo Pessoal de Carmen de Souza Soares Reis, Citando Francisco Manuel de Souza Soares Castelo Branco da Gama, 9 mai 2005.


Segunda Geração

3. Carmen Caymares Quadrado (Manuel Joaquim) nasceu1 em 1871 em Rocha (Uruguai).

Carmen casou-se com2 f.n. Sérgio Ferreira Lyra, filho de João Simões Lopes Filho (visconde da Graça) e Vicência Ferreira Lira, em 19 maio 1894 em Pelotas-RS. Sérgio nasceu em 1873 em Pelotas-RS.

Eles tiveram os seguintes filhos

+ 10 F i. Ondina Lyra nasceu em 1897.

11 F ii. Carmem Lyra nasceu3 em Pelotas-RS e foi batizada em 1897 em Pelotas-RS .

4. Manuel Caymares Quadrado (Manuel Joaquim) nasceu em 20 março 1880 em Rocha (Uruguai).

Manuel casou-se com Olga dos Anjos, filha de Antônio Francisco dos Anjos e Maria das Dores de Azevedo Viana, em 24 maio 1902 em Pelotas-RS (Areal). Olga nasceu em 23 janeiro 1884 em Pelotas-RS.

Eles tiveram os seguintes filhos

+ 12 M i. Mário dos Anjos Quadrado nasceu em 30 maio 1903 e faleceu em 7 outubro 1939.

13 M ii. Álvaro nasceu em 6 janeiro 1905 em Pelotas-RS. Ele faleceu em 7 abril 1905 em Pelotas-RS.

14 M iii. Sílvio nasceu em 17 dezembro 1906 em Pelotas-RS. Ele faleceu em 7 janeiro 1906 em Pelotas-RS.

15 M iv. Darci dos Anjos Quadrado nasceu em 1 janeiro 1907 em Pelotas-RS.

Darci casou-se com Gilda Zorrilla Rosselli, filha de Maurício Mateus Rosselli e Josefa Oliveras Zorrilla.

16 M v. Manuel dos Anjos Quadrado nasceu em 14 maio 1908 em Pelotas-RS.

17 F vi. Marina nasceu em 17 março 1909 em Pelotas-RS.

18 M vii. Dirceu.

19 F viii. Celina.

7. Mercedes Lira Quadrado (Manuel Joaquim) nasceu4 em 16 abril 1895 em Pelotas-RS. Ela faleceu5 em 27 fevereiro 1987 em Porto Alegre-RS.

Mercedes casou-se com Eurico Souza Soares Leite, filho de Bernardo Augusto Teixeira Leite de Azeredo Vasconcelos Monterroio e Lucrécia Leonina de Queirós Soares. Eurico nasceu6 em 26 fevereiro 1886 em Recife-PE. Ele faleceu7 em 6 junho 1955 em Porto Alegre-RS.

Eles tiveram os seguintes filhos

+ 20 F i. Moema Quadrado Leite nasceu em 24 fevereiro 1928.

21 F ii. Terezinha Quadrado Leite nasceu8 em 6 setembro 1929 em Pelotas-RS.

Terezinha casou-se com _______ Hauser.

22 M iii. Alfredo Quadrado Leite nasceu9 em 7 fevereiro 1930 em Pelotas-RS.

+ 23 M iv. Fernando Quadrado Leite nasceu em 2 abril 1932.

8. Manuel Lira Quadrado (Manuel Joaquim).

Manuel casou-se com Nair Abreu Vieira, filha de Lauro Gonçalves Vieira e Ada Abreu.

Manuel e Nair tiveram os seguintes filhos:

24 F i. Neusa Maria Vieira Quadrado.

25 M ii. Daltro Vieira Quadrado.

Fontes

1. microfilmes LDS, Pelotas, Registro Civil, Casamentos. Pesquisado por João Simões Lopes Filho.

2. microfilmes LDS, Pelotas, Registro Civil, Casamentos. Pesquisado por João Simões Lopes Filho.

3. Arquivo Pessoal de Leandro Ramos Betemps, 1 abr 2006.

4. Arquivo Pessoal de Carmen de Souza Soares Reis, Citando Francisco Manuel de Souza Soares Castelo Branco da Gama, 9 mai 2005.

5. Arquivo Pessoal de Carmen de Souza Soares Reis, Citando Francisco Manuel de Souza Soares Castelo Branco da Gama, 9 mai 2005.

6. Arquivo Pessoal de Carmen de Souza Soares Reis, Citando Francisco Manuel de Souza Soares Castelo Branco da Gama, 9 mai 2005.

7. Arquivo Pessoal de Carmen de Souza Soares Reis, Citando Francisco Manuel de Souza Soares Castelo Branco da Gama, 9 mai 2005.

8. Arquivo Pessoal de Carmen de Souza Soares Reis.

9. Arquivo Pessoal de Carmen de Souza Soares Reis.


Terceira Geração

10. Ondina Lyra (Carmen Caymares Quadrado, Manuel Joaquim) nasceu1 em 1897 em Pelotas-RS.

Ondina casou-se com2,3 José Miguel Carpena, filho de Pietro Carpena e Vitorina Serroni. José nasceu 4 em 1880.

Eles tiveram os seguintes filhos

26 M i. Sérgio Carpena nasceu em 5 setembro 1922 em Pelotas-RS. Ele faleceu em 21 junho 2005 em Pelotas-RS.

Sérgio casou-se com Leda Maria Gago.

27 F ii. Carmen Carpena.

Carmen casou-se com Antônio Franqueira Moreira.

28 M iii. Marcos Carpena faleceu em 1996 em Pelotas-RS.

Marcos casou-se com (1) Oldaysa Sedrez da Cruz. Oldaysa nasceu5 em Alegrete-RS.

Marcos também casou-se com1 (2) ------------.

Marcos também casou-se com1 (3) Nair Oliveira.

Marcos também casou-se com1 (4) Thereza Ferreira Pinto.

Marcos também casou-se com1 (5) Nilda Gonçalves.

12. Mário dos Anjos Quadrado (Manuel Caymares, Manuel Joaquim) nasceu em 30 maio 1903 em Pelotas-RS. Ele faleceu6 em 7 outubro 1939 em Pelotas-RS.

Mário casou-se com Maria Rodrigues, filha de Bernardino Rodrigues e Ceres Fernandes, em 1 setembro 1935 em Pelotas-RS. Maria nasceu em 20 outubro 1905 em Rio Grande-RS (Povo Novo).

Eles tiveram os seguintes filhos

29 M i. Gilberto Rodrigues Quadrado nasceu em 22 maio 1937 em Pelotas-RS.

30 M ii. Sérgio Rodrigues Quadrado.

20. Moema Quadrado Leite (Mercedes Lira Quadrado, Manuel Joaquim) nasceu 7 em 24 fevereiro 1928.

Moema casou-se com ... Nova Cruz, filho de ... da Nova Cruz e ______.

Eles tiveram os seguintes filhos

31 F i. Luciana Leite da Nova Cruz.

32 F ii. Lúcia Leite da Nova Cruz.

Lúcia casou-se com Ênio Macedo Pegorini.

23. Fernando Quadrado Leite (Mercedes Lira Quadrado, Manuel Joaquim) nasceu8 em 2 abril 1932 em Pelotas-RS.

Fernando casou-se com Isa Costa.

Eles tiveram os seguintes filhos

33 M i. Anderson Leite.

34 F ii. Vera Leite.

35 F iii. Fernanda Leite.

36 F iv. Artur Leite.

1. Arquivo Pessoal de Leandro Ramos Betemps, 1 abr 2006.

2. Arquivo Pessoal de Carlos Carpena Coitinho, 1 abr 2006.

3. Arquivo Pessoal de Leandro Ramos Betemps, 1 abr 2006.

4. microfilmes LDS, Pelotas, Registro Civil, Casamentos. Pesquisado por João Simões Lopes Filho.

5. comunicação pessoal via orkut, Marcos Carpena, 7 abr 2006.

6. RHEINGANTZ, Carlos G., Povoamento do Rio Grande de São Pedro: A contribuição da Colônia do Sacramento, pg.132.

7-8. Arquivo Pessoal de João S. Lopes, que vem há dez anos levantando a genealogia da família Simões Lopes.

Genealogia 80: Os papas na genealogia

O que os Papas influenciam na pesquisa genealógica? Bem, sendo vultos importantes no universo católico, seus nomes são sempre influência para nomes de crianças batizadas. Pegue o nome de qualquer papa e teremo um nome comum dado a bebês batizados durante o seu "reinado".

Tomemos como exemplo, os papas do século XVI:

Pio III (1503)
Júlio II (1503-1513)
Leão X (1513-1521)
Adriano VI (1522-1523)
Clemente VII (1523-1524)
Paulo III (1534-1549)
Júlio III (1549-1555)
Marcelo II (1555)
Paulo IV (1555-1559)
Pio IV (1559-1565)
Pio V (1566-1572)
Gregório XIII (1572-1585)
Sisto V (1585-1590)
Urbano VII (1590)
Gregório XIV (1590-1591)
Inocêncio IX (1591)
Clemente VIII (1592-1605)


Gregório, Clemente e Adriano, por exemplo, tornam-se nomes muito usados; e como na época ainda se usavam os sobrenomes patronímicos, acabam espalhando-se como tal. Um Clemente Fernandes nascido em 1524, poderia ter um filho chamado João Clemente; um Paulo Fernandes nascido em 1565, poderia ter um filho chamado Manuel Paulo, etc.
Curiosamente, nomes como Sisto e Pio ficaram sempre raros, mesmo nesta época. A duração maior do papado de Gregório XIII, 13 anos, pode explicar a popularidade maior deste nome.

Genealogia 79: Meus ancestrais uruguaios

Primeira Geração

1. María de la Natividad Agustina Luiza Suárez Álamo nasceu1 em 8 setembro 1816 em Montevidéu (Uruguai). Ela faleceu em 16 março 1874 em Bagé-RS.

María casou-se com José Luís Martins, filho de João Antônio Pereira Martins e Maria Joaquina do Nascimento, em 1834 em Montevideo (Uruguai). José nasceu em 5 maio 1807 em Encruzilhada do Sul-RS. Ele faleceu em 6 julho 1872 em Bagé-RS. Tiveram 12 filhos, nascidos em Montevidéu, Bagé e Pelotas, dentre as quais a minha tetravó Plácida Suárez Martins, que veio a se casar com Pedro Luís Osório, irmão do General Osório.


Fontes

1. GOMAR, Célia Suárez Pérez, A Família Suárez, Revista Genealógica Latina, 1951, pgs. 157-162.


Segunda Geração

2. Joaquín Luís Miguel Suárez del Rondelo nasceu1 em 18 agôsto 1781 em Canelones (Uruguai) e foi batizado2 em 21 agôsto 1781 em Canelones (Uruguai). Ele faleceu em 26 dezembro 1868 em Montevidéo(UY). Joaquín casou-se com María Josefa Álamo em 17 maio 1806 em Canelones (Uruguai).

3. María Josefa Álamo foi batizada em 19 março 1787 em Montevidéu (Uruguai) . Ela faleceu3 em 19 junho 1870 em Montevidéu (Uruguai).

Fontes

1. GOMAR, Célia Suárez Pérez, A Família Suárez.

2. RISSO, Juan Ignacio, Ascendencia asturiana de Don Joaquín Suárez, Biblioteca Dr. Joaquin Villegas Suarez, pg.95.

3. Arquivo Pessoal, Horacio Gabriel Velasco Suarez.


Terceira Geração

4. Francisco Bernardo Suárez del Rondelo nasceu em 1 julho 1758 em San Salvador de Tol, Oviedo (Espanha) e foi batizado1 em 2 julho 1758 em San Salvador de Tol, Oviedo (Espanha). Ele faleceu em 7 julho 1839 em Canelones (Uruguai). Francisco casou-se com2 María Petronilla Fernández Texera em 7 abril 1780 em Canelones (Uruguai).

5. María Petronilla Fernández Texera nasceu3 em 31 maio 1759 em Montevidéo (Uruguai). Ela faleceu4 em 15 novembro 1794 em Canelones (Uruguai).

6. Cristóbal del Álamo nasceu cerca de 1752 em Ronda, Sevilla (Espanha). Ele casou-se com Micaela González y Negreros em 17 janeiro 1785 em Montevidéo(UY).

7. Micaela González y Negreros nasceu depois 1767 em Montevidéu (Uruguai). Ela faleceu em Canelones (Uruguai).

Fontes

1. RISSO, Juan Ignacio, Ascendencia asturiana de Don Joaquín Suárez, Biblioteca Dr. Joaquin Villegas Suarez, pg.90.

2. RISSO, Juan Ignacio, Ascendencia asturiana de Don Joaquín Suárez, Biblioteca Dr. Joaquin Villegas Suarez, pg.94.

3. RISSO, Juan Ignacio, Ascendencia asturiana de Don Joaquín Suárez, Biblioteca Dr. Joaquin Villegas Suarez, pg.98.

4. RISSO, Juan Ignacio, Ascendencia asturiana de Don Joaquín Suárez, Biblioteca Dr. Joaquin Villegas Suarez, pg.98.


Quarta Geração

8. Alonso Suárez del Rondelo nasceu1 em 30 junho 1712 em Bourio, Tol, Oviedo (Espanha) e foi batizado em 3 julho 1712 em San Salvador de Tol, Oviedo (Espanha). Ele faleceu2 em 25 novembro 1792 em San Salvador de Tol, Oviedo (Espanha). Alonso casou-se com3 Antonia María López del Arnés em 24 novembro 1734.

9. Antonia María López del Arnés nasceu em Ferradal, Castropol (Espanha). Ela faleceu4 em 7 janeiro 1791 em Sán Salvador de Tol, Castropol (Espanha).

10. Marcos Marcelino Fernández Bordon nasceu5 em 1722 em Buenos Aires (Argentina). Ele faleceu6 em 11 fevereiro 1801 em Canelones (Uruguai). Marcos casou-se com7 Florentina Manuela Texera em 19 março 1755 em Buenos Aires (San Nicolás) (Argentina).

11. Florentina Manuela Texera nasceu8 em 16 outubro 1738 em Montevidéo (Uruguai) e foi batizada em 17 outubro 1738 em Montevidéo (Uruguai) . Ela faleceu em 1786 em Canelones (Uruguai).

12. Juán del Alamo nasceu cerca de 1722. Ele casou-se com María Poso.

13. María Poso.

14. Eugenio Jorge González nasceu em 1746 em Montevidéu (Uruguai) e foi batizado em 25 abril 1746 em Montevidéu (Uruguai). Ele casou-se com9 María Mercedes Negreros em 1 julho 1767 em Montevidéu (Uruguai).

15. María Mercedes Negreros10 nasceu depois 1751 em Montevidéu (Uruguai). Ela faleceu em 15 setembro 1822 em Canelones (Uruguai).

Fontes

1. RISSO, Juan Ignacio, Ascendencia asturiana de Don Joaquín Suárez, Biblioteca Dr. Joaquin Villegas Suarez, pg.89.

2. RISSO, Juan Ignacio, Ascendencia asturiana de Don Joaquín Suárez, Biblioteca Dr. Joaquin Villegas Suarez, pg.89.

3. RISSO, Juan Ignacio, Ascendencia asturiana de Don Joaquín Suárez, Biblioteca Dr. Joaquin Villegas Suarez, pg.89.

4. RISSO, Juan Ignacio, Ascendencia asturiana de Don Joaquín Suárez, Biblioteca Dr. Joaquin Villegas Suarez, pg.89.

5. RISSO, Juan Ignacio, Ascendencia asturiana de Don Joaquín Suárez, Biblioteca Dr. Joaquin Villegas Suarez, pg.99.

6. RISSO, Juan Ignacio, Ascendencia asturiana de Don Joaquín Suárez, Biblioteca Dr. Joaquin Villegas Suarez, pg.99.

7. RISSO, Juan Ignacio, Ascendencia asturiana de Don Joaquín Suárez, Biblioteca Dr. Joaquin Villegas Suarez, pg.98.

8. RISSO, Juan Ignacio, Ascendencia asturiana de Don Joaquín Suárez, Biblioteca Dr. Joaquin Villegas Suarez, pg.99.

9. Arquivo pessoal de Hernán Carlos Lux-Wurm.

10. comunicação pessoal via e-mail, Hernán Carlos Lux-Wurm y Centurion.


Quinta Geração

16. Domingo Antonio Suárez de Azevedo y Rondelo nasceu1 em 23 abril 1694 em Bourio, Castropol, Oviedo (Espanha) e foi batizado em 25 abril 1694 em Tol, Oviedo (Espanha). Ele casou-se com2 Francisca Fernández de Cotapos em 26 novembro 1710 em San Bartolomé de Piñera, Oviedo (Espanha).

17. Francisca Fernández de Cotapos nasceu em Bourio, Castropol, Oviedo (Espanha). Ela faleceu3 em 11 novembro 1740.

18. Domingo López de Avilés nasceu em Ferradal, Castropol (ES). Ele casou-se com Inés López del Arnés.

19. Inés López del Arnés nasceu em Ferradal, Castropol (ES).

20. Luciano Fernández Bordon nasceu em Corrientes (AR). Ele casou-se com María Díaz Adorno em 20 março 1719 em Buenos Aires (Argentina).

21. María Díaz Adorno.

22. Manuel Texera García nasceu em 1710 em Santa Cruz de Tenerife (Canárias). Ele faleceu em 20 outubro 1779 em Montevideo (UY). Manuel casou-se com4 María de la Sierra García em 20 janeiro 1735 em Montevidéo (Uruguai).

23. María de la Sierra García nasceu 1719? em Santa Cruz de Tenerife (Canárias). Ela faleceu em 21 fevereiro 1780 em Montevideo (UY).

28. Juán González nasceu em Antequera, Andaluzia (Espanha). Ele faleceu em 13 janeiro 1777 em Montevidéo(UY). Juán casou-se com María Antonia Bustamante Serrano em 18 setembro 1744 em Montevidéo(UY).

29. María Antonia Bustamante Serrano nasceu5 c.1716 em Montevidéu (Uruguai). Ela faleceu cerca de 29 abril 1782.

30. Manuel Negreros (Negreiros) nasceu em Portugal. Ele faleceu em 1 maio 1758 em Canelones (Uruguai). Manuel casou-se com Antonia de Silva Andrade em 30 junho 1751 em Montevidéo(UY).

31. Antonia de Silva Andrade6 nasceu depois 1720 em Buenos Aires (Argentina).

Fontes

1. RISSO, Juan Ignacio, Ascendencia asturiana de Don Joaquín Suárez, Biblioteca Dr. Joaquin Villegas Suarez, pg.89.

2. RISSO, Juan Ignacio, Ascendencia asturiana de Don Joaquín Suárez, Biblioteca Dr. Joaquin Villegas Suarez, pg.89.

3. RISSO, Juan Ignacio, Ascendencia asturiana de Don Joaquín Suárez, Biblioteca Dr. Joaquin Villegas Suarez, pg.89.

4. RISSO, Juan Ignacio, Ascendencia asturiana de Don Joaquín Suárez, Biblioteca Dr. Joaquin Villegas Suarez, pg.99.

5. Arquivo pessoal de Hernán Carlos Lux-Wurm.

6. comunicação pessoal via e-mail, Hernán Carlos Lux-Wurm y Centurion.


Sexta Geração

32. Bartolomé Suárez de Azevedo y Rondelo nasceu em Bourio, Castropol, Astúrias (Espanha). Ele casou-se com María López.

33. María López faleceu em 1699.

34. Pedro Lorenzo casou-se com Isabel Fernández de Cotapos.

35. Isabel Fernández de Cotapos.

42. Luís Díaz Adorno nasceu em 1665 em Corrientes, Argentina. Ele casou-se com Inés Cordovés em 27 março 1690 em Buenos Aires, Argentina.

43. Inés Cordovés nasceu cerca de 1669 em Buenos Aires, Argentina.

44. Tomás Texera1,2 nasceu em 1685 em Santa Cruz, Tenerife, Canárias. Ele faleceu em 4 abril 1772 em Montevidéo (UY). Tomás casou-se com María García y Romero em 28 outubro 1709 em Los Remedios de la Laguna, Santa Cruz, Tenerife, Canárias.

45. María García y Romero nasceu em 1691 em Santa Cruz, Tenerife, Canárias. Ela faleceu em 12 janeiro 1756.

46. Tomás de la Sierra3 nasceu c.1697 em Tenerife, ilhas Canárias. Ele casou-se com Juana García.

47. Juana García nasceu em Tenerife, ilhas Canárias.

58. Antonio Bustamante Serrano nasceu em Córdoba, Andaluzia (Espanha). Ele faleceu em 27 outubro 1753 em Buenos Aires (Argentina). Antonio casou-se com María López de Viveros.

59. María López de Viveros nasceu depois 1696 em Buenos Aires (Argentina).

62. Estêvão (Esteban) de Silva nasceu em Portugal ou Brasil. Ele casou-se com Tomasa de Andrade em 10 agôsto 1720 em Buenos Aires (Argentina).

63. Tomasa de Andrade4 nasceu depois 1692 em Buenos Aires (Argentina).

Fontes

1. comunicação pessoal via e-mail, LAElderLaw@aol.com.

2. comunicação pessoal via e-mail, Martín Romano García.

3. comunicação pessoal via e-mail, LAElderLaw@aol.com.

4. comunicação pessoal via e-mail, Hernán Carlos Lux-Wurm y Centurion.


Sétima Geração

84. Hernando Díaz Adorno casou-se com Ana Martínez de la Orta.

85. Ana Martínez de la Orta.

86. capitão Garci Gómez de Sanabria (Saravia) nasceu em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia). Ele casou-se com Mariana de los Reyes Cordovés y Bermúdez em 24 junho 1660 em Buenos Aires (AR).

87. Mariana de los Reyes Cordovés y Bermúdez nasceu em Buenos Aires (Argentina).

88. Bartolomé Texera nasceu em Santa Cruz, Tenerife, Canárias. Ele casou-se com Angela María González.

89. Angela María González nasceu em Santa Cruz, Tenerife, Canárias.

90. Salvador Romero nasceu em Tenerife, ilhas Canárias. Ele casou-se com Catalina García.

91. Catalina García nasceu em Tenerife, ilhas Canárias.

94. Juán García Silvera nasceu em Tenerife, ilhas Canárias. Ele casou-se com Isabel Domínguez.

95. Isabel Domínguez nasceu em Tenerife, ilhas Canárias.

118. Clemente López de Viveros nasceu em Buenos Aires (Argentina). Ele casou-se com Margarita Hernández Pintos em 5 fevereiro 1696 em Buenos Aires (Argentina).

119. Margarita Hernández Pintos nasceu em Buenos Aires (Argentina) e foi batizada em 21 abril 1681.

126. alferes Alvaro de Andrade nasceu em Corrientes (Argentina). Ele casou-se com Francisca de Britos y Alderete Mercado em 29 junho 1692 em Buenos Aires (Argentina).

127. Francisca de Britos y Alderete Mercado1 nasceu c.1672 em Buenos Aires (Argentina).

Fontes

1. comunicação pessoal via e-mail, Hernán Carlos Lux-Wurm y Centurion.