sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Genealogia 97: A confusão de casais quase homônimos

Complementando como adendo as discussões em Genealogia 93 a 96, aqui posto a relação de filhos de dois casais de nomes semelhantes. Onde está "crismado", leiam "batizado"

Modified Register para João Machado Teixeira

Primeira Geração

1. João Machado Teixeira nasceu cerca de 1639. Ele faleceu antes 10 outubro 1700 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge.

João casou-se com Apolônia João. Apolônia nasceu cerca de 1649.

Eles tiveram os seguintes filhos

2 F i. Maria Netto Machado foi batizada em 20 janeiro 1669 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge .

pp: Manuel Vieira filho de Gaspar, do Norte Pequeno, e Isabel Teixeira filha de Francisco

rodrigues de mendonça


Maria casou-se com João do Soutomaior, filho de João de Oliveira e Catarina André Cardoso, em 19 fevereiro 1699 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge. João nasceu em Topo, ilha de São Jorge.

3 F ii. Antônia Machado Teixeira foi batizada em 20 junho 1677 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge .

pp: Antônio Silveira filho de Francisco silveira, e maria pereira c/c pedro luís

Antônia casou-se com Manuel de Sousa de Távora, filho de João Pires de Sousa Távora e Ágada Rodrigues, em 14 novembro 1712 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge. Manuel foi crismado em 18 outubro 1688 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge.


4 M iii. Francisco foi batizado em 7 maio 1679 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge.

pp: Antônio Rodrigues de Mendonça e Bárbara da Páscoa, filha do capitão Tomé Gregório.

5 F iv. Apolônia Machado foi batizada em 5 novembro 1679 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge .

pp: João Nunes Pereira e Maria das Neves c/c Manuel Rodrigues de Mendonça.

Apolônia casou-se com Miguel Gonçalves, filho de João Pires de Sousa Távora e Ágada Rodrigues, em 10 janeiro 1710 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge. Miguel foi crismado em 13 outubro 1686 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge.

pp: Antônio marques e Ana Pereira filha de José pereira soares

6 M v. Antônio Machado Teixeira nasceu cerca de 1683 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge.

Antônio casou-se com Rosa de Sousa, filha de Manuel Leal das Neves e Catarina Gregório, em 20 fevereiro 1713 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge. Rosa foi crismada em 28 março 1686 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge .


7 F vi. Ana Machado (=Ana Pereira).

madrinha em 1700, ainda solteira, filha de Apolônia João, já viúva, de seu sobrinho Francisco, filho de João do Soutomaior e Maria Netto Machado.

Ana casou-se com Mateus Nunes Pereira, filho de Lázaro Pereira e Maria Nunes, em 5 abril 1704 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge.

Modified Register para João Machado GOMES

Primeira Geração

1. João Machado GOMES foi batizado em 10 abril 1623 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge.


João casou-se com Apolônia JOÃO, filha de Francisco Rodrigues de MENDONÇA e Bárbara TEIXEIRA, depois 21 abril 1667 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge. Apolônia foi crismada em 17 julho 1633 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge .

pp: Paulo Rodrigues de Mendonça, filho de Antônio Rodrigues de Mendonça, e Bárbara Gaspar filha de

Gaspar Álvares

madrinha em 23-6-1660, de Antônio, filho de Bernardo de Sousa e Maria Álvares

João e Apolônia tiveram os seguintes filhos:

2 F i. Maria Machado nasceu em Calheta, ilha de São Jorge.

solteira em 21-8-1689

Ou nascida na Calheta?

Maria casou-se com João Pereira Gregório, filho de Pedro Gregório de Sousa e Apolônia Pereira, em 4 junho 1708 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge. João nasceu antes 1669.

3 M ii. Manuel Machado GOMES nasceu em Ribeira Seca, ilha de São Jorge.

Manuel casou-se com (1) Maria VIEIRA, filha de Antônio VIEIRA e Maria NUNES. Maria foi crismada em 25 novembro 1676 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge . Ela faleceu antes 14 junho 1723 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge.

pp: Manuel Luís de Sousa e Maria Pacheco mulher de Simão Gonçalves

Em os vinte e sinco dias do mes de Novembro de mil e seis centos e settenta e seis annos

Baptizei a Maria filha de Antonio Vieira e de sua m.er Maria Nunes forão padrinhos

Manoel Luis de Souza e Maria Pacheca m.er de Simão Glz todos desta Freguezia.

Manuel também casou-se com1 (2) Maria de Jesus, filha de José Pereira Ferreira Leal e Bárbara de Lemos de Sequeira, em 14 junho 1723 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge. Maria nasceu em 14 novembro 1698 em Manadas, ilha de São Jorge e foi crismada em 16 novembro 1698 em Manadas, ilha de São Jorge .

4 M iii. Gaspar (Machado) Gomes.

5 M iv. Francisco Machado.

6 F v. Ana Machado nasceu cerca de 1684.

Ana casou-se com1 Amaro Lopes de Sousa Fontes, filho de Bartolomeu Ferreira Jordão e (?) Bárbara Ramalho, em 6 julho 1705 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge. Amaro nasceu2 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge e foi crismado em 27 outubro 1663 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge.

pp: Amaro Pereira e Catarina Dias

7 M vi. (filiação deduzida) Antônio Machado.

Antônio casou-se com Ana Machado. Ana nasceu em Ribeira Seca, ilha de São Jorge.

1. Arquivo pessoal de Márcio Borba, 30 nov 2004.

2. Arquivo pessoal de Márcio Borba, 30 nov 2004.

Genealogia 96: A Consangüinidade de José & Francisca (IV)

Graças às trocas de e-mail com Márcio Borba, o mistério elucidou-se, pelo menos em parte. Antônio Machado Nunes e Isabel machado de fato eram o casal Antônio Machado, de Norte Grande, e Isabel Machado, casados em 1726. Sendo Isabel Machado filha de Antônio Machado e Ana Machado, este último Antônio seria filho de João Machado Gomes e Apolônia João.

Aplicando ao caso Bartolomeu e Isabel (grau 2/3), explica a consangüinidade.
Aplicando ao caso Antônio e Isabel (3/4). também soluciona.
Aplicando ao caso José de Francisca (4) não fornece uma ligação clara. Como a ligação deve ser por Ribeira Seca, podemos descartar o ramo dos Sequeiras, de Manadas, assim como o Ferreira Leal.

Genealogia 95: A Consangüinidade de José & Francisca (III)


Um bom começo para iniciar a investigação é partir da consangüinidade no casal Bartolomeu Machado Gomes e Isabel da Ascensão Machado. Ela filho dos "enigmáticos" Antônio Machado Nunes e Isabel machado; ele, filho de Manuel Machado Gomes (meu ancestral) e Maria de Jesus; neto pat. de João Machado Gomes e Apolônia João; neto mat. dos mesmos já citados na parte I, José Pereira Ferreira Leal e Bárbara de Lemos de Sequeira.
A consangüinidade de segundo e terceira grau, indica que o casal ancestral comum era bisavô de um cônjuge, e avô do outro. Como a linha feminina em regra tem gerações menores que a masculina, eu poderia suspeitar que o bisavô da noiva possa ser avô do noivo, mas ainda seria muito tênue qualquer evidência.
Notem que em um dos casais candidatos a ser Antonio Machado Nunes e esposa, a Isabel possuía "Lemos", mas a ligação também pode ser com os Machados. Infelizmente não recolhi batismos neste ramo, o que poderia fornecer mais pistas.

A outra consangüinidade no clã de Antonio Machado Nunes, de terceiro e quarto grau entre Isabel de Jesus e Antônio Machado Gomes, casados em 1792, mostra a mesma ligação entre esta família e os Machado Gomes/Sequeira. Contudo, percebo agora um problema. A filiação do Manuel Pereira de Lemos e Sequeira foi deduzida, e assim haveria um parentesco direto em 3o. grau entre os noivos, o que contradiz o casamento. Ou eu teria lido errado, e seria 3o. grau em um ramo, e 4o. grau em outro?

Uma hipótese está clareando-se: João Machado Teixeira e Apolônia João tiveram uma filha Ana Machado casada em 1704 com Mateus Nunes Pereira (pais de João Nunes Machado, Isabel Machado, Pedro Nunes Machado e Maria Machado). Infelizmente ainda não descobri a filiação deste casal, cuja confusão com o casal homônimo João Machado Gomes e Apolônia João trouxe-me muita "dor de cabeça".

Poderia sugerir que Antônio Machado Nunes era filho de Ana Machado e Mateus Nunes Pereira?

Aplicando-se isso à consangüinidade 2/3 de Bartolomeu Machado Gomes e Isabel de Ascensão poderia sugerir uma solução com a Apolônia João casado com o Teixeira sendo filha da Apolônia João casada com o Gomes. Plausível? Aplicando à consangüinidade 3/4 do Antonio Machado Gomes e Isabel de Jesus não fornece uma pista muito clara.


Genealogia 94: A Consangüinidade de José Francisca (II)

Agora que já sabemos os dados iniciais, podemos começar as deduções.

Há dois casais candidatos a serem casal Antonio Machado Nunes e Isabel Machado:

1) Antonio Machado de Sousa e Isabel Machado de Lemos de Sousa, casados em Santa Catarina da Calheta em 16-2-1726. Ele, da Ribeira Seca, filho de João Machado teixeira e Ana de Sousa; ela, filha de Antônio Pereira de Sousa e Ana Machado.

2) Antonio Machado e Isabel Machado, casados em Ribeira Seca em 7-10-1726. Ele, do Norte Grande, filho de Francisco Fernandes e Bárbara Machado; ela, da Ribeira Seca, filha de Antonio Machado e Ana Machado.

3) Creio que o "elo perdido" do casal citado no post anterior tenha vivido em Ribeira Seca, assim podemos descartar ligações por outras freguesias.

4) Antonio Machado Nunes possui outros descendentes que casam com parentes.


1. Antônio Machado Nunes. Antônio casou-se com Isabel Machado. Eles tiveram os seguintes filhos

+ 2 F i. Francisca de Jesus.

+ 3 F ii. Isabel da Ascensão Machado.

4 F iii. Maria Machado.

Maria casou-se com Joaquim de Sousa Teixeira, filho de João Teixeira e Antônia Pereira, em 9 janeiro 1758 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge.

5 M iv. Manuel Machado.

6 F v. Josefa de São José.


Segunda Geração

2. Francisca de Jesus (Antônio Machado).

Francisca casou-se com1 José Machado de Sousa e Sequeira, filho de (?) Manuel Pereira de Lemos e Sequeira e Brígida Machado de Sousa, em 16 fevereiro 1756 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge. José nasceu em Manadas, ilha de São Jorge.

Eles tiveram os seguintes filhos

7 F i. f.l.s.m. Bárbara Machado nasceu em 24 novembro 1755 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge e foi batizada em 27 novembro 1755 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge .

Bárbara casou-se com João de Sousa Machado, filho de sargento Lourenço de Sousa Pereira e Úrsula Machado, em 6 maio 1780 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge. João nasceu em 27 fevereiro 1752 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge e foi batizado em 29 fevereiro 1752 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge.

+ 8 F ii. Mariana Josefa.

+ 9 F iii. Isabel de Jesus.

10 M iv. 4o.grau dispensa.

3. Isabel da Ascensão Machado (Antônio Machado).

Isabel casou-se com seu primo em 2o. e 3o. grau Bartolomeu Machado Gomes, filho de Manuel Machado GOMES e Maria de Jesus, em 10 outubro 1757 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge. Bartolomeu nasceu em 26 agôsto 1732 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge e foi batizado em 27 agôsto 1732 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge. Ele faleceu em 10 novembro 1814 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge.

Eles tiveram os seguintes filhos

11 M i. f.l.s.m. Manuel Machado mancebo nasceu em 29 maio 1757 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge e foi batizado em 1 junho 1757 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge.

Manuel casou-se com Antônia Isabel, filha de Simão Pereira Nunes e Maria Nunes, em 18 julho 1785 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge.

12 F ii. Maria Machado nasceu em 17 junho 1760 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge e foi batizada em 18 junho 1760 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge .

Maria casou-se com José Silveira de Águeda, filho de Manuel Silveira Belo e Maria Santa, em 23 agôsto 1788 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge.

13 F iii. Ana nasceu em 17 junho 1760 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge e foi batizada em 18 junho 1760 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge .

14 M iv. Antônio Machado mancebo.

Antônio casou-se com Catarina Josefa do Coração de Jesus, filha de Antônio Machado Gonçalves e Rosa Maria, em 19 dezembro 1803 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge.


Fontes

1. Arquivo pessoal de Márcio Borba, 30 nov 2004.

Terceira Geração

8. Mariana Josefa (Francisca de Jesus, Antônio Machado).

Mariana casou-se com Antônio Machado Leonardo, filho de Mateus Teixeira Machado e Maria Machado, em 22 maio 1783 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge. Antônio nasceu em 27 dezembro 1756 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge.

Eles tiveram os seguintes filhos

16 M i. Ângelo Machado Leonardo nasceu em 7 junho 1785 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge. Ele faleceu em 17 junho 1866 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge.

Ângelo casou-se com Mariana de Jesus, filha de José Silveira Belo e Maria Machado, em 19 setembro 1819 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge.

17 M ii. José Machado Leonardo nasceu em 21 novembro 1787 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge.

José casou-se com Maria Eusébia de Azevedo, filha de Raulino de Azevedo Machado e Maria Silveira, em 16 maio 1817 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge.

18 F iii. Maria nasceu em 3 julho 1783 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge.

19 M iv. Matias nasceu em 1 julho 1790 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge.

9. Isabel de Jesus (Francisca de Jesus, Antônio Machado).

Isabel casou-se com sua prima em 3o. e 4o. grau Antônio Machado Gomes, filho de José Machado Gomes e Teresa Machado de Jesus, em 15 setembro 1792 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge.

Eles tiveram os seguintes filhos

21 M ii. João Machado Gomes.

João casou-se com Suzana Rosa, filha de Manuel Machado Gonçalves e Bárbara de Jesus, em 8 janeiro 1816 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge.

Genealogia 93: A Consangüinidade de José & Francisca (I)


José Machado de Sousa e Sequeira e sua esposa Francisca de Jesus casaram em Santiago da Ribeira Seca em 16.2.1756, sendo ele de Manadas, e ela da Ribeira Seca. Foram dispensados no quarto grau de consangüinidade, o que significa que tinham um casal de ancestrais entre seus trisavós. A ascendência do noivo é bem conhecida, mas a da noiva "parou" em seus pais, Antonio Machado Nunes e Isabel Machado.




Abaixo segue a ascendência de ambos...

2. José Machado de Sousa e Sequeira nasceu em Manadas, ilha de São Jorge. Ele casou-se com1 Francisca de Jesus em 16 fevereiro 1756 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge.

3. Francisca de Jesus.

Fontes

1. Arquivo pessoal de Márcio Borba, 30 nov 2004.

Pais

4. (filiação deduzida) Manuel Pereira de Lemos e Sequeira nasceu antes 1695 em Manadas, ilha de São Jorge. Ele casou-se com Brígida Machado de Sousa.

5. Brígida Machado de Sousa nasceu em Ribeira Seca, ilha de São Jorge e foi batizada em 6 janeiro 1689 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge . Ela faleceu em 4 dezembro 1772 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge.

6. Antônio Machado Nunes casou-se com Isabel Machado.

7. Isabel Machado.


Avós

8. José Pereira Ferreira Leal nasceu em Manadas, ilha de São Jorge. Ele casou-se com Bárbara de Lemos de Sequeira em 7 novembro 1678 em Manadas, ilha de São Jorge.

9. Bárbara de Lemos de Sequeira nasceu em Manadas, ilha de São Jorge.

10. João Teixeira Machado Leão foi batizado em 3 maio 1645 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge. Ele casou-se com (?) Francisca Vieira Machado.

11. (filiação deduzida) Francisca Vieira Machado.

Bisavós

16. Matias Ferreira casou-se com Francisca Cordeiro.

17. Francisca Cordeiro.

18. Lázaro Pereira de LEMOS nasceu c.1629. Ele casou-se com Maria Cardoso de SEQUEIRA.

19. Maria Cardoso de SEQUEIRA nasceu em 1631. Ela faleceu em 23 março 1711 em Manadas, ilha de São Jorge.

20. Lázaro Machado Teixeira nasceu cerca de 1615. Ele casou-se com Catarina Pereira Gato.

21. Catarina Pereira Gato foi batizada em 6 janeiro 1624 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge .

22. (filiação deduzida) Antônio Simão de Sousa Fagundes nasceu em Santiago da Ribeira Seca, ilha de S.Jorge. Ele casou-se com Margarida Machado.

23. Margarida Machado nasceu em 1618 em Santiago da Ribeira Seca, ilha de S.Jorge. Ela faleceu em 2 outubro 1698 em Vila do Topo, ilha de S.Jorge.

Trisavós

36. Manuel PEREIRA nasceu c.1593. Ele casou-se com Isabel PIRES.

37. Isabel PIRES nasceu c.1603. Ela faleceu depois 6 abril 1655.

38. Amaro Cardoso.

40. João Machado faleceu antes 1 maio 1633. Ele casou-se com Maria Pereira.

41. Maria Pereira.

42. Baltazar Gato casou-se com Maria Leão.

43. Maria Leão.

44. Domingos Gaspar Fagundes nasceu c.1588 em Santiago da Ribeira Seca, ilha de S.Jorge. Ele casou-se com Apolônia Luís.

45. Apolônia Luís nasceu c.1598 em Santiago da Ribeira Seca, ilha de S.Jorge.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Genealogia 92: Onomástica Estatística

Este post foi apagado por tornar-se obsoleto, os dados atualizados e ampliados estão em Genealogia 119

Evolução 11: Onychonycteris, o mais primitivo dos morcegos


Paleontólogos publicaram em um artigo na Revista Nature a descoberta do mais primitivo dos morcegos conhecidos, batizado de Onychonycteris finneyi. Embora já bem equipado para o vôo, ele não possuía as adaptações necessárias para a ecolocação. O fóssil tem cerca de 50 milhões de anos, datando o início Período Eoceno, e foi encontrado na Formação Green River, nos Estados Unidos. Outros fósseis de morcegos desta época foram achados na Europa, Índia e Austrália, e possivelmente América do Sul e Antártida.

http://www.nature.com/index.html

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Genealogia 91: Enes, em Manadas

Primeira Geração

1. Manuel Teixeira Enes.

Manuel casou-se com Margarida de Sousa. Margarida nasceu em Manadas, ilha de São Jorge.

Eles tiveram os seguintes filhos

+ 2 M i. Domingos de Sousa Enes.

+ 3 M ii. Miguel de Sousa.

+ 4 M iii. Sebastião de Sousa Teixeira.

+ 5 M iv. João de Sousa Enes.


Segunda Geração

2. Domingos de Sousa Enes (Manuel Teixeira) nasceu em Manadas, ilha de S.Jorge.

Domingos casou-se com Bárbara Adriana, filha de Manuel Gaspar Fagundes e Ana Jorge, em 24 outubro 1688 em Manadas, ilha de São Jorge. Bárbara nasceu cerca de 1668 em Manadas, ilha de S.Jorge. Ela faleceu em 14 novembro 1708 em Manadas, ilha de São Jorge.

Eles tiveram os seguintes filhos

6 F i. Margarida de Sousa.

Margarida casou-se com Pedro Correia, filho de Antonio Gonçalves GATO e Maria CORREIA (d'AZEVEDO), em 14 janeiro 1716 em Vila do Topo, ilha de S.Jorge.

7 M ii. Feliciano de Sousa nasceu em Manadas, ilha de S.Jorge.

Feliciano casou-se com Maria (Bárbara) Pereira de Borba, filha de Antônio Dias Pereira de Borba e Maria Álvares de Sousa, em 21 agôsto 1729 em Calheta, ilha de S.Jorge.

8 M iii. Manuel de Sousa Enes.

Manuel casou-se com Bárbara da Conceição, filha de Pedro Vaz Teixeira e Maria de Lemos, em 13 agôsto 1724 em Manadas, ilha de São Jorge.

9 F iv. Luzia nasceu em 24 abril 1704 em Manadas, ilha de São Jorge e foi batizada1 em 26 abril 1704 em Manadas, ilha de São Jorge .

3. Miguel de Sousa (Manuel Teixeira) nasceu em Manadas, ilha de São Jorge.

Miguel casou-se com Maria do Nascimento de Lemos, filha de José Pereira Ferreira Leal e Bárbara de Lemos de Sequeira, em 22 agôsto 1701 em Manadas, ilha de São Jorge. Maria nasceu em Manadas, ilha de São Jorge.

Eles tiveram os seguintes filhos

10 i. Vários filhos.

4. Sebastião de Sousa Teixeira (Manuel Teixeira) nasceu em Manadas, ilha de São Jorge.

Sebastião casou-se com Catarina de Matos Pereira, filha de Manuel Ferreira Pombal e Bárbara Dias, em 29 julho 1704 em Manadas, ilha de São Jorge. Catarina nasceu em Manadas, ilha de São Jorge.

Eles tiveram os seguintes filhos

11 M i. Sebastião de Sousa de Matos nasceu em Manadas, ilha de São Jorge.

5. João de Sousa Enes (Manuel Teixeira) nasceu em Manadas, ilha de São Jorge.

João casou-se com Luzia Pereira, filha de Antonio João d' Águeda e Bárbara Pereira de Sousa, em 17 fevereiro 1686 em Manadas, ilha de São Jorge. Luzia nasceu em Manadas, ilha de S.Jorge.

Eles tiveram os seguintes filhos

12 F i. Margarida de Jesus nasceu em Manadas, ilha de São Jorge.

Margarida casou-se com Domingos Dias da Rosa, filho de Domingos Dias da Rosa e Maria da Piedade Pereira, em 5 fevereiro 1725 em Manadas, ilha de São Jorge. Domingos nasceu em Manadas, ilha de São Jorge.

13 F ii. Maria foi batizada em 3 abril 1687 em Manadas, ilha de São Jorge .

14 F iii. Bárbara Pereira da Conceição nasceu em 14 outubro 1698 em Manadas, ilha de São Jorge e foi batizada em 16 outubro 1698 em Manadas, ilha de São Jorge .

Bárbara casou-se com Carlos Teixeira, filho de Simão Teixeira e Luzia Pereira, em 6 fevereiro 1735 em Manadas, ilha de São Jorge. Carlos nasceu em 3 novembro 1705 em Manadas, ilha de São Jorge e foi batizado2 em 4 novembro 1705 em Manadas, ilha de São Jorge.

15 M iv. Alexandre de Sousa Pereira nasceu em 9 março 1704 em Manadas, ilha de S.Jorge e foi batizado em 11 março 1704 em Manadas, ilha de São Jorge.

Alexandre casou-se com Catarina de Sousa de Borba, filha de Manuel Pereira de Sousa Borba e Ana Pereira de Sousa Gregório, em 10 janeiro 1736 em Calheta, ilha de S.Jorge.

Fontes

1. Microfilmes Santa Bárbara das Manadas, 11 jun 2007.

2. Microfilmes Santa Bárbara das Manadas, 11 jun 2007.