Faça uma busca

Google
 

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Genealogia 110: Antônio Lourenço Rebolo, descendentes

Primeira Geração

1. Antônio Lourenço Rebolo nasceu em Quatro Ribeiras, ilha Terceira.

Antônio casou-se com Rosa Jacinta. Rosa nasceu em Quatro Ribeiras, ilha Terceira.

Eles tiveram os seguintes filhos

+ 2 M i. Antão Lourenço Rebolo nasceu cerca de 1740 e faleceu em 26 julho 1810.

+ 3 M ii. Bartolomeu Vieira Rebolo.

+ 4 F iii. Josefa Rosa.


Segunda Geração

2. Antão Lourenço Rebolo (Antônio Lourenço) nasceu1 cerca de 1740 em Vila da Praia, ilha Terceira. Ele faleceu2 em 26 julho 1810 em Florianópolis-SC (Desterro).

Antão casou-se com Rosa da Conceição. Rosa nasceu em Vila da Praia, ilha Terceira.

Eles tiveram os seguintes filhos

5 M i. Joaquim José Álvares nasceu cerca de 1770 em Florianópolis-SC (Desterro).

Joaquim casou-se com Joaquina Rosa de Jesus, filha de Sebastião Machado de Aguiar e Isabel de Jesus, em 6 agosto 1800 em Florianópolis-SC (Desterro). Joaquina nasceu em Florianópolis-SC (Necessidades).

6 F ii. Ana Rosa da Conceição nasceu cerca de 1781 em Florianópolis-SC (Desterro).

Ana casou-se com Antônio José Martins, filho de Jacinto José de Oliveira e Teodora Vicência de Jesus, em 21 novembro 1801 em Florianópolis-SC (Desterro). Antônio nasceu em Florianópolis-SC (Desterro).

7 M iii. José Antônio Álvares nasceu cerca de 1776 em Florianópolis-SC (Desterro).

José casou-se com Ana Joaquina, filha de Sebastião Machado de Aguiar e Isabel de Jesus, em 18 junho 1806 em Florianópolis-SC (Desterro). Ana nasceu em 10 agosto 1787 em Florianópolis-SC (Necessidades) e foi batizada3 em 19 agosto 1787 em Florianópolis-SC (Necessidades) .

Desterro, Santo Antônio de Lisboa 01 B 49.

Anna. Aos 19 Ago 1787. Anna, nascida a dez deste mesmo mês, filha de Sebastiam

Machado de Aguiar, natural da Ilha Terceira, e de Izabel de Jezus, da mesma, sendo seus

avós paternos Joam Mendes de Souza e Catharina Antonia, naturais da Ilha Terceira, e

maternos Pedro Machado Tolledo e Maria de São Pedro, naturais da Ilha Terceira. Foram

padrinhos Francisco Antonio de Aguiar e sua mulher Catharina Josefa de Jezus.

8 F iv. Marcelina Rosa nasceu em Florianópolis-SC (Desterro).

Marcelina casou-se com João Antônio, filho de Bernardo Antônio e Caetana Luísa, em 13 maio 1809 em Florianópolis-SC (Desterro). João nasceu em São Pedro, arc. Braga (PT).

9 F v. Esperança Clara de Jesus nasceu em Florianópolis-SC (Desterro).

Esperança casou-se com José Pereira de Carpes, filho de Felipe Ago Pereira de Carpes e Anastácia Joaquina do Sacramento Rocha, em 15 outubro 1808 em Florianópolis-SC (Desterro). José nasceu em Florianópolis-SC (Desterro).

10 M vi. Manuel Antônio Lourenço.

Manuel casou-se com Maria Joaquina, filha de Roque Rodrigues Gomes Prates e Maria Joaquina Gomes Marzagão, em 27 maio 1797 em Florianópolis-SC (Desterro). Maria foi batizada em março 1795 em Florianópolis-SC (Desterro) .

3. Bartolomeu Vieira Rebolo (Antônio Lourenço) nasceu em Quatro Ribeiras, ilha Terceira.

Bartolomeu casou-se com Antônia do Nascimento, filha de Domingos Rodrigues Alfama e Rosa Mariana. Antônia nasceu em Florianópolis-SC (Desterro).

Eles tiveram os seguintes filhos

11 M i. Manuel Antônio Lourenço Rebolo nasceu em Florianópolis-SC (Lagoa).

Manuel casou-se com Teresa Clara de Jesus, filha de José Teixeira da Cunha de Oliveira e Eugênia Rosa, em 25 dezembro 1800 em Florianópolis-SC (Lagoa). Teresa nasceu em Florianópolis-SC (Necessidades).

12 M ii. Agostinho Vieira nasceu em Florianópolis-SC (Lagoa).

Agostinho casou-se com Albina Clara de Jesus, filha de Pedro José de Barcelos e Vicência Rosa, em 19 julho 1804 em Florianópolis-SC (Lagoa). Albina nasceu

em Florianópolis-SC (Lagoa).

13 F iii. Ana foi batizada em 16 setembro 1783 em Florianópolis-SC (Lagoa) .

14 F iv. Luísa foi batizada em 27 novembro 1781 em Florianópolis-SC (Lagoa) .

4. Josefa Rosa (Antônio Lourenço) nasceu em Florianópolis-SC (Desterro).

Josefa casou-se com João Silveira Cardoso (filho), filho de João Silveira Cardoso e Maria de Faria. João nasceu em Pedro Miguel, ilha do Faial.

Eles tiveram os seguintes filhos

15 M i. Pedro Silveira Cardoso foi batizado em 15 julho 1781 em Florianópolis-SC (Lagoa).

Pedro casou-se com Faustina Clara da Conceição, filha de Pedro José de Barcelos e Vicência Rosa, em 25 dezembro 1800 em Florianópolis-SC (Lagoa). Faustina foi batizada em 8 dezembro 1783 em Florianópolis-SC (Lagoa) .

16 M ii. Vitorino foi batizado em 16 junho 1783 em Florianópolis-SC (Lagoa).

Fontes

1. Arquivo Pessoal de Inácio Mafra.

2. CABRAL, Oswaldo Rodrigues, Raízes Seculares de Santa Catarina.

3. Arquivo Pessoal de Inácio Mafra.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Genealogia 109: Baltazar Gomes e Ágada Simão

Primeira Geração

1. Ágada Simoa nasceu c.1621. Ela faleceu em 16 novembro 1691 em Vila do Topo, ilha de S.Jorge.

Ágada casou-se com Baltazar Gomes. Baltazar nasceu c.1611. Este casal está aparentado a Manuel da Rosa (esposo de Ana Marques) e Maria Ferreira (esposa de Francisco de Freitas). Não sei ainda se o parente era Baltazar Gomes ou Ágada Simoa (Simão, Simões), espero que analisando os padrinhos dos filhos eu consiga esclarecer. Diogo Gonçalves Gomes, Tomé Gonçalves Gomes e Antão Gonçalves Gomes eram filhos de Lázaro Cerveira e Antônia Lopes Gonçalves. Teríamos aí a conexão Gomes-Cerveira?

Pode ser sua esposa Ágada Simoa a ligação com os Ferreira.

Baltazar e Ágada tiveram os seguintes filhos:

onde estiver crisma, ler batismo.

2 F i. Marta (ou Maria) Lourenço foi batizada1 em 4 agosto 1641 em Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge . Ela faleceu em 2 novembro 1694 em Vila do Topo, ilha de S.Jorge.

pp:Antônio da Rosa, fð. de Miguel da Rosa e ... Cerveira, e Ágada Simoa, filha de Bartolomeu Cerveira e Ágada Simoa. Ambos padrinhos conectam-se por um hipotético ramo Cerveira. Haveria ligação entre ramos Simão e Cerveira? Existe um Antônio Simão Cerveira, filho de Bartolomeu Simão e Inês Simoa; n.p. de Antônio Simão e Isabel Dias; n.m. de André Fernandes Fagundes e Bárbara Marques. Uma Ágada Simoa filha de outra, comadre da dita Ágada Simoa revela a existência de três homônimas. Creio que Ágada Simoa, a mãe das crianças, pudesse ser prima da Ágada filha de Ágada, ou talvez; ou, alternativamente, prima da mãe. Ou talvez a Ágada esposa do Baltasar fosse sobrinha de sua comadre, e neta de Bartolomeu Cerveira e Ágada Simoa.

Marta casou-se com Francisco Gonçalves Cardoso, filho de (?) Pedro Cardoso e Maria André, em 4 novembro 1658 no Topo. Francisco nasceu c.1628.

3 F ii. Ágada Simoa foi batizada2 em 8 março 1643 em Topo, ilha de São Jorge .

pp: António da Cunha, filho de Baltasar da Cunha, e Ágada Simoa (a mesma acima?). O Baltazar da Cunha poderia ser o Baltazar da Cunha Silveira de Ávila casado com Ana Marques, pais de um Antônio da Cunha Marques (=Antônio Casmaca).

Ágada casou-se com Mateus Ferreira [pedreiro] , viúvo de Maria Nunes, em 27 janeiro 1664 em Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge. Mateus nasceu em ilha do Faial. Ele faleceu em 28 janeiro 1696 em Vila do Topo, ilha de S.Jorge.

4 M iii. Francisco foi crismado3 em 19 março 1645 em Topo, ilha de São Jorge.

pp: Miguel da Rosa e Isabel Ferreira, fa. de Francisco de Freitas e Maria Ferreira (Isabel deveria ser prima do afilhado, e estes Ferreira devem se ligar aos Ferreira Jordão.)

5 F iv. Maria (II) foi crismada4 em 13 janeiro 1647 em Topo, ilha de São Jorge .

pp: João Teixeira e Ana Gonçalves de Morais, m.er de Gaspar Luís, com quem se casou em 1643, sendo ela filha de Lourenço Fernandes e Bárbara Jorge; e ele filho de Francisco Luís, sapateiro, e Bárbara Francisco.

6 F v. Isabel Simoa foi crismada5 em 14 dezembro 1649 em Topo, ilha de São Jorge . Ela faleceu em 24 novembro 1724 em Vila do Topo, ilha de S.Jorge.

pp:Amaro Marques João, filho de Sebastião Marques e Ana Jordão (parentes da Bárbara Jordão abaixo?), e Catarina Silveira,filha de João Teixeira. Seria Catarina a mesma filha de João Teixeira e Catarina Toledo?

Isabel casou-se com (1) João Martins "pedreiro", filho de Manuel Gonçalves e Marqueza(?) Vaz(?), em 15 dezembro 1667 em Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge.

Isabel também casou-se com1 (2) Manuel Fagundes, filho de Domingos Gonçalves e Joana Fernandes, em 12 outubro 1682 em Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge. Manuel nasceu em Rosais, ilha de S.Jorge.

7 F vi. Ana Ferreira foi crismada6 em 31 julho 1653 em Topo, ilha de São Jorge .

pp: Jorge da Rosa e Maria Marques (=Maria Jordão, Maria Machado), filha de Sebastião Marques e Ana Jordão

Ana casou-se com Brás Pereira, filho de João Pereira Simões e Bárbara Dias Vieira de Lemos, em 2 agôsto 1671 em Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge. Brás nasceu em Calheta, ilha de S.Jorge.

8 F vii. Catarina foi batizada7 em 4 abril 1655 em Topo, ilha de São Jorge .

pp: João Gonçalves Jordão, filho de Sebastião Marques e Ana Jordão, Isabel Simoa Teixeira, m.er de Marcos Dias Coelho, e a Isabel filha de Gonçalo Nunes e Maria Luís de Sousa.

9 F viii. Maria(?) Ferreira foi batizada8 em 20 fevereiro 1657 em Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge .

padrinhos: Antonio Cardoso & Isabel Simoa (esposa de Marcos Goncalves Coelho)

Maria(?) casou-se com Antonio Dias da Rosa d' Oliveira, filho de Roque Dias e Margarida da Rosa, em 18 outubro 1665 em Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge. Antonio nasceu c.1635. Ele faleceu em 25 novembro 1715 em Vila do Topo, ilha de S.Jorge.



10 M ix. Baltazar foi crismado[9] em 11 abril 1659 em Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge.

pp: Lourenço Nunes e Maria Vieira. Parece ser o Lourenço Nunes de Oliveira, filho de Lázaro Nunes e Bárbara Gonçalves.

11 M x. Manuel foi batizado em 23 outubro 1661 em Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge.

pp: Manuel Ferreira, filho de Francisco Ferreira, "pedreiro" (provavelmente o Francisco Ferreira que se casou com Bárbara Jordão e foram pais do pedreiro Manuel Ferreira Jordão) e Beatriz Nunes, filha de Lázaro Nunes. Possivelmente o mesmo Lázaro Nunes acima casado com Bárbara Gonçalves. Podem ser aparentados à Isabel Simoa Teixeira, filha de Gonçalo Nunes.

Fontes

1. Arquivo pessoal de Márcio Borba.

2-9. Arquivo pessoal de Márcio Borba, 22 fev 2008.



batismo

nome

padrinhos

1

04.08.1641

Marta (Maria?)

António da Rosa, filho de Miguel da Rosa e Ágada Simoa, filha de Bartolomeu Cerveira e Ágada Simoa

2

08.03.1643

Ágada

Antônio da Cunha, filho de Baltasar da Cunha, e Ágada Simoa

3

19.03.1645

Francisco

Miguel da Rosa e Isabel Ferreira, filha de Francisco de Freitas

4

13.01.1647

Maria (II)

João Teixeira e Ana de Morais, m.er de Gaspar Luís

5

14.12.1649

Isabel

Amaro João, fð. de Sebastião Marques e Catarina Silveira,f®. de João Teixeira

6

31.07.1653

Ana

Jorge da Rosa e Maria Marques, f®. de Sebastião Marques

7

04.04.1655

Catarina

João Gonçalves, fð. de Sebastião Marques e Isabel Simoa, m.er de Marcos Dias

8

20.02.1657

Maria (III)

: Antonio Cardoso & Isabel Simoa (esposa de Marcos Goncalves Coelho)’

9

11.04.1659

Baltazar

Lourenço Nunes e Maria Vieira

10

23.10.1661

Manuel

pp: Manuel Ferreira, fð. de Francisco Ferreira, "pedreiro" e Beatriz Nunes, filha de Lázaro Nunes


Genealogia 108: Silveira de Matos, no Topo, Francisco Lopes

Descendência de Francisco Lopes e Maria da Silveira.

Primeira Geração

1. Francisco Lopes nasceu c.1595.

Francisco casou-se com Maria da Silveira. Maria nasceu c.1605. Ela faleceu em 16 janeiro 1657 em Vila do Topo, ilha de S.Jorge.

Eles tiveram os seguintes filhos

+ 2 M i. Sebastião de Matos da Silveira nasceu c.1625.

+ 3 F ii. Luzia Silveira nasceu c.1641.

+ 4 F iii. Maria SILVEIRA nasceu c.1644 e faleceu em 18 abril 1698.


Segunda Geração

2. Sebastião de Matos da Silveira (Francisco) nasceu c.1625.

Sebastião casou-se com Margarida Vieira, filha de João Vieira e Isabel Pereira, em 27 junho 1655 em Calheta, ilha de S.Jorge. Margarida nasceu c.1635 em Calheta, ilha de S.Jorge. Ela faleceu antes 11 agôsto 1683 em Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge.

Eles tiveram os seguintes filhos

5 F i. Isabel Silveira nasceu c.1657.

Isabel casou-se com Pedro Enes da Cunha de Sousa, filho de Bernardo de Sousa e Maria Álvares, em 13 junho 1677 em Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge.

Teria o padre confundido-o com Pedro Enes da Cunha?

6 M ii. Antônio da Silveira de Matos nasceu c.1656. Ele faleceu em 28 julho 1709 em Vila do Topo, ilha de S.Jorge.

também Antonio Matos da Silveira

Antônio casou-se com Maria Silveira de Sousa, filha de Francisco da Silveira e Bárbara de Sousa, em 27 janeiro 1687 em Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge.

7 F iii. Maria Silveira de Matos nasceu c.1661. Ela faleceu em 29 maio 1731 em Vila do Topo, ilha de S.Jorge.

madrinha em 1680 de sua sobrinha Teresa

Maria casou-se com (1) Marcos Gonçalves da Rosa, filho de João Luís Cardoso e Apolônia Marques da Rosa, em 11 agôsto 1683 em Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge. Marcos foi batizado em 20 julho 1658 em Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge. Ele faleceu em 2 novembro 1690 em Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge.

padrinhos: Diogo Goncalves Gomes e Maria Nunes

Maria também casou-se com1 (2) Domingos Coelho de Melo, filho de Manuel Fernandes e Maria Coelho, em 12 agôsto 1691 em Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge. Domingos nasceu em Agualva, ilha Terceira.

3. Luzia Silveira (Francisco) nasceu c.1641 em Calheta, ilha de S.Jorge.

Luzia casou-se com Antão Pereira Toste, filho de Manuel Gomes Toste e Bárbara Gonçalves Pereira, em 14 novembro 1661 em Calheta, ilha de S.Jorge. Antão nasceu c.1637 em Calheta, ilha de S.Jorge.

Eles tiveram os seguintes filhos

8 F i. Bárbara da Silveira nasceu c.1666 em Santiago da Ribeira Seca, ilha de S.Jorge. Ela faleceu em 1 novembro 1711 em Vila do Topo, ilha de S.Jorge.

Bárbara casou-se com Manuel Gonçalves Revoredo, filho de Jorge Gonçalves e Maria Rodrigues, em 29 janeiro 1686 em Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge. Manuel nasceu c.1656 em Rosais, ilha de S.Jorge.

9 F ii. Marta Silveira nasceu em Santiago da Ribeira Seca, ilha de S.Jorge.

Marta casou-se com João da Cunha d' Águeda, filho de Manuel Ferreira Jordão "pedreiro" e Ana da Cunha, em 28 janeiro 1691 em Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge. João nasceu c.1661.

10 F iii. Ana foi batizada em 12 janeiro 1669 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge .

pp: Antônio Batista filho de João Batista, e Felipa Machado c/c João Nunes Pereira

4. Maria SILVEIRA (Francisco) nasceu c.1644. Ela faleceu em 18 abril 1698 em Vila do Topo,

ilha de S.Jorge.

SUponho que ela seja filha de Francisco Lopes e Maria da Silveira, cujos dois filhos que localizei se casaram

na Calheta.

Maria casou-se com Antonio da Cunha d' ÁGUEDA, filho de Antonio da Cunha d' ÁGUEDA e (?) Bárbara Luís CERVEIRA, c.1663. Antonio nasceu em 1625. Ele faleceu em 15 maio 1699 em Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge.

provavelmente filho de Antonio da Cunha d'Águeda e Bárbara Luís.

Antonio e Maria tiveram os seguintes filhos:

11 F i. Maria da Silveira foi batizada em 30 março 1664 em Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge .

casamento não indica parentesco

--------------------------------------

padrinhos: Belchior da Cunha & Maria de Sousa (filhos de Lucas Gato de Sousa)

Maria casou-se com Antonio Teixeira Coelho, filho de Marcos Dias Gonçalves Coelho e Isabel Simoa Teixeira, em 26 outubro 1684 em Vila do Topo, ilha de S.Jorge. Antonio foi batizado em 2 abril 1662 em Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge.

12 F ii. Bárbara Silveira (=Bárbara Lopes) foi batizada em 19 novembro 1665 em Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge .

padrinhos: Maria Silveira & Gaspar Gato

madrinha de Maria, filha de Sebastiao da Cunha e Maria Pereira, em 1685

obs: o sobrenome Lopes indicaria tratar-se de uma descendente do Casal Francisco Lopes

e Ana Pereira?

Bárbara casou-se com Manuel Soares, filho de João Ferreira, em 27 dezembro 1700 em Angra do Heroísmo (Sé), ilha Terceira. Manuel nasceu em Angra do Heroísmo (Sé), ilha Terceira.

13 M iii. Manuel Silveira nasceu c.1666.

3o./4o. grau de consanguinidade

Manuel casou-se com Bárbara de Sousa, filha de (?) Pedro da Cunha Lopes e Ana de Sousa, em 7 julho 1692 em Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge. Bárbara nasceu c.1676.

14 M iv. José Silveira de Matos da Cunha nasceu c.1670 em Topo, ilha de São Jorge.

José casou-se com Luzia Machado, filha de Pedro Teixeira Evangelho e Isabel Machado, em 16 setembro 1700 em Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge. Luzia nasceu c.1680 em Ilha Graciosa.

15 F v. Ana de Matos nasceu c.1679.

Ana casou-se com Manuel Coelho, filho de Diogo Gonçalves COELHO e Ana Dias MARQUES, em 12 outubro 1699 em Vila do Topo, ilha de S.Jorge. Manuel nasceu c.1669.

16 F vi. Catarina Silveira de MATOS nasceu em 1690. Ela faleceu em 13 maio 1730 em Vila do Topo, ilha de S.Jorge.

Catarina casou-se com Antonio Coelho GONÇALVES, filho de Diogo Gonçalves COELHO e Ana Dias MARQUES, em 14 novembro 1706 em Vila do Topo, ilha de S.Jorge. Antonio foi batizado em 17 junho 1682 em Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge. Ele faleceu em 7 maio 1738 em Vila do Topo, ilha de S.Jorge.

padrinhos: Manuel Teixeira & Marta SImoa (filha de Marcos Goncalves Coelho)

17 M vii. Mateus Silveira de Matos foi batizado em 1 outubro 1684 em Vila Nova do

Topo, ilha de S.Jorge.

padrinhos: Brás Teixeira (filho do Ajudante DIogo Marques Jordao) & Maria Toleda,

mulher de Francisco Silveira d'Avila)

Mateus casou-se com Maria de Sousa, filha de Antônio Pereira e (?) Apolônia de Sousa, em 24 agôsto 1710 em Ribeira Seca, ilha de São Jorge. Maria nasceu em Ribeira Seca, ilha de São Jorge.

18 F viii. Teresa Silveira foi batizada em 11 abril 1688 em Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge .

padrinhos: Licenciado Amaro Silveira Borges e Victoria da Cunha (mulher de Domingos

Gaspar)

Teresa casou-se com Amaro Teixeira Brasil, filho de Manuel Teixeira Luís Brasil e Maria d' Ávila, em 21 novembro 1707 em Velas, ilha de S.Jorge. Amaro nasceu em Velas, ilha de S.Jorge.

Modified Register for Francisco Lopes

First Generation

1. Francisco Lopes was born c.1595.

Francisco married Maria da Silveira. Maria was born c.1605. She died on 16 Jan 1657 in Vila do Topo, ilha de S.Jorge.

They had the following children:

+ 2 M i. Sebastião de Matos da Silveira was born c.1625.

+ 3 F ii. Luzia Silveira was born c.1641.

+ 4 F iii. Maria SILVEIRA was born c.1644 and died on 18 Apr 1698.


Second Generation

2. Sebastião de Matos da Silveira (Francisco) was born c.1625.

Sebastião married Margarida Vieira, daughter of João Vieira and Isabel Pereira, on 27 Jun 1655 in Calheta, ilha de S.Jorge. Margarida was born c.1635 in Calheta, ilha de S.Jorge. She died before 11 Aug 1683 in Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge.

They had the following children:

5 F i. Isabel Silveira was born c.1657.

Isabel married Pedro Enes da Cunha de Sousa, son of Bernardo de Sousa and Maria Álvares, on 13 Jun 1677 in Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge.

Teria o padre confundido-o com Pedro Enes da Cunha?

6 M ii. Antônio da Silveira de Matos was born c.1656. He died on 28 Jul 1709 in Vila do Topo, ilha de S.Jorge.

também Antonio Matos da Silveira

Antônio married Maria Silveira de Sousa, daughter of Francisco da Silveira and Bárbara de Sousa, on 27 Jan 1687 in Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge.

7 F iii. Maria Silveira de Matos was born c.1661. She died on 29 May 1731 in Vila do Topo, ilha de S.Jorge.

madrinha em 1680 de sua sobrinha Teresa

Maria married (1) Marcos Gonçalves da Rosa, son of João Luís Cardoso and Apolônia Marques da Rosa, on 11 Aug 1683 in Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge. Marcos was christened on 20 Jul 1658 in Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge. He died on 2 Nov 1690 in Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge.

padrinhos: Diogo Goncalves Gomes e Maria Nunes

Maria also married (2) Domingos Coelho de Melo, son of Manuel Fernandes and Maria Coelho, on 12 Aug 1691 in Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge. Domingos was born in Agualva, ilha Terceira.

3. Luzia Silveira (Francisco) was born c.1641 in Calheta, ilha de S.Jorge.

Luzia married Antão Pereira Toste, son of Manuel Gomes Toste and Bárbara Gonçalves Pereira, on 14 Nov 1661 in Calheta, ilha de S.Jorge. Antão was born c.1637 in Calheta, ilha de S.Jorge.

They had the following children:

8 F i. Bárbara da Silveira was born c.1666 in Santiago da Ribeira Seca, ilha de S.Jorge. She died on 1 Nov 1711 in Vila do Topo, ilha de S.Jorge.

Bárbara married Manuel Gonçalves Revoredo, son of Jorge Gonçalves and Maria Rodrigues, on 29 Jan 1686 in Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge. Manuel was born c.1656 in Rosais, ilha de S.Jorge.

9 F ii. Marta Silveira was born in Santiago da Ribeira Seca, ilha de S.Jorge.

Marta married João da Cunha d' Águeda, son of Manuel Ferreira Jordão "pedreiro" and Ana da Cunha, on 28 Jan 1691 in Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge. João was born c.1661.

10 F iii. Ana was christened on 12 Jan 1669 in Ribeira Seca, ilha de São Jorge.

pp: Antônio Batista filho de João Batista, e Felipa Machado c/c João Nunes Pereira

4. Maria SILVEIRA (Francisco) was born c.1644. She died on 18 Apr 1698 in Vila do Topo, ilha de S.Jorge.

SUponho que ela seja filha de Francisco Lopes e Maria da Silveira, cujos dois filhos que localizei se casaram

na Calheta.

Maria married Antonio da Cunha d' ÁGUEDA, son of Antonio da Cunha d' ÁGUEDA and (?) Bárbara Luís CERVEIRA, c.1663. Antonio was born in 1625. He died on 15 May 1699 in Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge.

provavelmente filho de Antonio da Cunha d'Águeda e Bárbara Luís.

Antonio and Maria had the following children:

11 F i. Maria da Silveira was christened on 30 Mar 1664 in Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge.

casamento não indica parentesco

--------------------------------------

padrinhos: Belchior da Cunha & Maria de Sousa (filhos de Lucas Gato de Sousa)

Maria married Antonio Teixeira Coelho, son of Marcos Dias Gonçalves Coelho and Isabel Simoa Teixeira, on 26 Oct 1684 in Vila do Topo, ilha de S.Jorge. Antonio was christened on 2 Apr 1662 in Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge.

12 F ii. Bárbara Silveira (=Bárbara Lopes) was christened on 19 Nov 1665 in Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge.

padrinhos: Maria Silveira & Gaspar Gato

madrinha de Maria, filha de Sebastiao da Cunha e Maria Pereira, em 1685

obs: o sobrenome Lopes indicaria tratar-se de uma descendente do Casal Francisco Lopes

e Ana Pereira?

Bárbara married Manuel Soares, son of João Ferreira, on 27 Dec 1700 in Angra do Heroísmo (Sé), ilha Terceira. Manuel was born in Angra do Heroísmo (Sé), ilha Terceira.

13 M iii. Manuel Silveira was born c.1666.

3o./4o. grau de consanguinidade

Manuel married Bárbara de Sousa, daughter of (?) Pedro da Cunha Lopes and Ana de Sousa, on 7 Jul 1692 in Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge. Bárbara was born c.1676.

14 M iv. José Silveira de Matos da Cunha was born c.1670 in Topo, ilha de São Jorge.

José married Luzia Machado, daughter of Pedro Teixeira Evangelho and Isabel Machado, on 16 Sep 1700 in Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge. Luzia was born c.1680 in Ilha Graciosa.

15 F v. Ana de Matos was born c.1679.

Ana married Manuel Coelho, son of Diogo Gonçalves COELHO and Ana Dias MARQUES, on 12 Oct 1699 in Vila do Topo, ilha de S.Jorge. Manuel was born c.1669.

16 F vi. Catarina Silveira de MATOS was born in 1690. She died on 13 May 1730 in Vila do Topo, ilha de S.Jorge.

Catarina married Antonio Coelho GONÇALVES, son of Diogo Gonçalves COELHO and Ana Dias MARQUES, on 14 Nov 1706 in Vila do Topo, ilha de S.Jorge. Antonio was christened on 17 Jun 1682 in Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge. He died on 7 May 1738 in Vila do Topo, ilha de S.Jorge.

padrinhos: Manuel Teixeira & Marta SImoa (filha de Marcos Goncalves Coelho)

17 M vii. Mateus Silveira de Matos was christened on 1 Oct 1684 in Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge.

padrinhos: Brás Teixeira (filho do Ajudante DIogo Marques Jordao) & Maria Toleda,

mulher de Francisco Silveira d'Avila)

Mateus married Maria de Sousa, daughter of Antônio Pereira and (?) Apolônia de Sousa, on 24 Aug 1710 in Ribeira Seca, ilha de São Jorge. Maria was born in Ribeira Seca, ilha de São Jorge.

18 F viii. Teresa Silveira was christened on 11 Apr 1688 in Vila Nova do Topo, ilha de S.Jorge.

padrinhos: Licenciado Amaro Silveira Borges e Victoria da Cunha (mulher de Domingos

Gaspar)

Teresa married Amaro Teixeira Brasil, son of Manuel Teixeira Luís Brasil and Maria d' Ávila, on 21 Nov 1707 in Velas, ilha de S.Jorge. Amaro was born in Velas, ilha de S.Jorge.