Faça uma busca

Google
 

sábado, 17 de maio de 2008

Mitologia 13: Zeus


Zeus, a divindade suprema dos gregos, em todas as cidades e regiões, era o grande e onipotente senhor do Olympos. Parece que os gregos primitivos teriam fundido pelo menos duas divindades no decorrer do tempo. Uma, o grande e velho Deus-Céu, pai dos deuses, chamado Zeus Patêr. Outra, o mais forte de seus filhos, o bravo e belicoso Deus da Tempestade, senhor dos raios, trovões e relâmpagos, cujo antigo nome ignoramos. Aos cultos gregos se misturaram crenças mediterrâneas em jovens deuses consortes da Grande Mãe. Em Creta chamavam-no de Zên ou Zân, e veneravam-no na forma de uma criança divina, que renascia constantemente numa gruta.
Senhor do Céu, do Dia, da Luz, o poderoso Zeus era visto como vencedor das forças tenebrosas, os monstros e gigantes. No decorrer da época clássica, vai ganhando características cada vez mais onipotentes, o que o farão confundir-se com a noção de Destino. Mas seu aspecto principal é a associação com os fenômenos atmosféricos, na sua qualidade de responsável pelas chuvas, ventos, raios e neve. Seus animais sagrados principais são a águia e a cabra, embora em suas aventuras tenha apresentado muitas metamorfoses, dentre as quais touro, cavalo, urso, serpente, cisne e cuco.
Quando Zeus venceu seu pai Kronos, dividiu o mundo com seus irmãos. A ele caberia o Monte Olimpo e o Céu; a Poseidon, o Mar; e com Hâdês ficaria o Inferno, o sombrio reino subterrâneo. A Terra era comum a todos. Zeus possuía muitas divindades menores auxiliando-os. Participavam de sua corte os filhos do titã Pallas e da ninfa Styx: Biê (a Violência), Kratos (o Poder), Nikê ( a Vitória) e Zêlos.
Esposo de sua irmã gêmea Hêra, que seria a sua rainha, teve no entanto uma infinidade de aventuras amorosas com outras deusas e muitas mortais. Segundo Hesíodo, antes de tornar-se esposo de Hera, amou seis outras grandes deusas. Com a oceânide Mêtis, gerou Athênaia; com a titã Themis, as Horai; com a oceânide Eurynomê, as Kharites; com sua irmã Dêmêtêr, Persephonê; com a titã Mnemosynê, as Mousai; de Lêtô, filha dos Titãs Koios e Phoibê, gerou os gêmeos Apollon e Artemis.
Depois gerou com Maia, filha de Atlas, o deus Hermês; com a ninfa Kallistô, gerou Arkas, antepassado dos árcades; com Alkmena, gerou Hêraklês, o mais forte dos mortais; com Semelê, gerou Dionysos; com Lêda, gerou os gêmeos celestes, Kastor e Polydeukes, além de Helene de Tróia; com Danae, gerou Perseus; com Europa gerou Minos e seus irmãos. Estes são apenas alguns de seus filhos, já que um grande número de povos e cidades se diziam descendentes de filhos de Zeus.
Da união com sua esposa “legítima” nasceram Ares, Hebe e Eileithyia.O nome Zeus remonta ao indo-europeu *Dyeus, "céu claro, céu luminoso", cognato do latim Jupiter (< Jovis Pater), do sânscrito Dyaus Pitar, e do germânico *Tiuz. O nome se liga à raiz *deiH- "brilhar, fonte igualmente de *deiwos "deus" (Latim deus, Sânscrito deva, Celta devos), e de *diwe- "dia" (Latim dies).


Arte: Fred Carvalho (1999)

Mitologia 12: Atená


Athenaia (outras grafias Athena, Athenais, Athanaia), a deusa guerreira, era a filha predileta de Zeus. Era tradicionalmente cultuada como virgem, embora alguns mitos isolados desmintam isso. Pelo menos na Atenas pré-helênica deve ter sido um aspecto da Grande Mãe. Seus animais prediletos eram a coruja, a serpente, a gaivota e a cabra. Sua árvore sagrada é a oliveira. Era protetora do artesanato, das ciências, da medicina, dos ofícios femininos e das artes guerreiras. Estava sempre armada com sua lança, e com um escudo revestido de pele de cabra.
O nascimento de Atenas se dá a partir de eventos iniciados ainda quando Zeus era jovem. Sua primeira esposa Metis, filha do Okeanos, era a sabedoria personificada. Como Ouranos e Gaia lhe disseram que seu filho com Metis acabaria por destroná-lo, Zeus engoliu Metis, e então gerou uma filha. Após grandes dores de cabeça, o rei dos deuses pediu para que Prometeu abrisse sua cabeça com um machado. De sua cabeça então nasceu Atena, soltando um grito de guerra. Por ter nascido da cabeça de Zeus, Athenaia incorporou sua sabedoria. Hera, furiosa, vingativamente irá gerar Hephaistos sozinha. Outras variantes importantes a fazem filha de Poseidon, do gigante Pallas, do cíclope Brontes, ou do deus Triton. A última versão explicaria o seu nascimento na Líbia, às margens do Lago Tritônio, e seu epíteto de Tritogeneia. Essa lenda origina-se do fato dos gregos terem percebido a grande semelhança entre o culto de Atena e o da deusa Neith, virgem guerreira cultuada na Líbia e no norte do Egito, em Saís.
Quando o ameaçador Typhon apareceu para enfrentar os deuses, todos eles fugiram amedrontados para o Egito, onde assumiram formas animais. Apenas a corajosa Atena permaneceu ao lado de seu pai. Uma lenda com certeza concebida para explicar o culto zoomórfico aos deuses egípcios. Também tomou parte da luta contra os Gigantes, quando matou Palante ( que numa variante era seu pai), um gigante com corpo de bode, e com sua pele fez a Égide, uma túnica de pele de cabra, invulnerável. De pele de cabra também era revestido seu escudo, que tinha fixo no centro a cabeça da górgona Medusa.


Ilustração: Fred Carvalho

Evolução 16: Mopsitta, o ex-papagaio escandinavo

Duas novas espécies fósseis de psitaciformes foram descobertas na Dinamarca. Os Psitaciformes são a ordem à qual pertencem papagaios, periquitos, araras e cacatuas, e os fósseis possuem cerca de 54 milhões de anos, e foram datados como provenientes do Eoceno Inferior, época em que a Escandinávia era coberta por florestas subtropicais. Os "papagaios" fósseis são as mais novas descoberta na chamada "Argila Mo", terreno que faz parte da Formação Fur, na Dinamarca.
A primeira espécie ainda não recebeu um nome oficial, mas os paleontólogos já conseguiram identificá-la como pertencente à família extinta dos Pseudasturídeos (Pseudasturidae), um grupo de pistaciformes muito primitivos. Já a segunda espécie recebeu o nome de Mopsitta tanta, e seria o maior papagaio fóssil então descoberto.

D. M. Waterhouse, B. E. K. Lindow, N. V. Zelenkov, G. J. Dyke (2008) - TWO NEW PARROTS (PSITTACIFORMES) FROM THE LOWER EOCENE FUR FORMATION OF DENMARK Palaeontology 51 (3) , 575–582.

Descobertas posteriores colocaram dúvida no caráter psitaciforme da espécie batizada como Mopsitta tanta, e parecem indicar que na verdade tratava-se de um tresquiornitídeo do gênero Rhynchaeites, com uma espécie conhecida do Eoceno Médio de Messel, Alemanha.

Genealogia 190: Antônio Vaz Teixeira, dos Rosais para SC

Modified Register para Antônio Vaz Teixeira

Primeira Geração

1. Antônio Vaz Teixeira nasceu em Rosais, ilha de São Jorge.

Antônio casou-se com Maria Álvares Pereira. Maria nasceu em Rosais, ilha de São Jorge.

Eles tiveram os seguintes filhos

+ 2 M i. José Teixeira Machado.

3 M ii. João Teixeira Machado nasceu1 em Rosais, ilha de São Jorge.

João casou-se com2 Francisca Vieira de Souza, filha de Manuel Ferreira de Vargas Madruga e Isabel Vieira de Souza, em 30 julho 1737 em Velas, ilha de São Jorge. Francisca nasceu3 em Velas, ilha de São Jorge.

Fontes

1. microfilmes LDS, São Jorge das Velas, ilha de S. Jorge. Pesquisado por João Simões Lopes Filho.

2. microfilmes LDS, São Jorge das Velas, ilha de S. Jorge. Pesquisado por João Simões Lopes Filho.

3. microfilmes LDS, São Jorge das Velas, ilha de S. Jorge. Pesquisado por João Simões Lopes Filho.


Segunda Geração

2. José Teixeira Machado (Antônio Vaz) nasceu em Rosais, ilha de S.Jorge.

José casou-se com Luzia Silveira, filha de Antônio da Silveira Leal e Maria da Conceição, em 3 novembro 1732 em São Roque, ilha do Pico. Luzia nasceu em S.Roque, ilha do Pico.

Eles tiveram os seguintes filhos

+ 4 F i. Luzia Silveira nasceu em 6 março 1744.

+ 5 M ii. João Teixeira Machado nasceu em 23 novembro 1741.

6 M iii. Antônio Pereira nasceu em São Roque, ilha do Pico.

Antônio casou-se com Ana do Rosário Cordeiro, filha de Manuel Ramos Cordeiro e Francisca do Rosário. Ana nasceu em 6 fevereiro 1740 em Lajes, ilha do Pico.

7 M iv. José nasceu1 em 25 setembro 1746 em São Roque, ilha do Pico.

Fontes

1. Arquivo Pessoal de Helder Oliveira.


Terceira Geração

4. Luzia Silveira (José Teixeira Machado, Antônio Vaz) nasceu em 6 março 1744 em São Roque, ilha do Pico.

Luzia casou-se com Manuel Silveira da Rosa, filho de Manuel da Rosa Pereira e Maria Silveira da Rosa, em 29 março 1761 em Florianópolis-SC (Enseada do Brito). Manuel nasceu cerca de 1731 em Cedros, ilha do Faial.

Eles tiveram os seguintes filhos

+ 8 M i. Antonio Silveira da Rosa nasceu em 1764.

9 M ii. João foi batizado em 29 agosto 1779 em Enseada do Brito-SC.

5. João Teixeira Machado (José Teixeira Machado, Antônio Vaz) nasceu1 em 23 novembro 1741 em São Roque, ilha do Pico.

João casou-se com Ana Maria do Rosário, filha de Francisco Teixeira e Maria Josefa, em 10 agosto 1763 em Enseada do Brito-SC. Ana nasceu em Cedros, ilha do Faial.

Eles tiveram os seguintes filhos

+ 10 F i. Maria Constança de Jesus.

+ 11 M ii. Manuel José Machado.

+ 12 F iii. Florinda Constança de Bittencourt.

Fontes

1. Arquivo Pessoal de Helder Oliveira.


Quarta Geração

8. Antonio Silveira da Rosa1 (Luzia Silveira, José Teixeira Machado, Antônio Vaz) nasceu em 1764 em Florianópolis-SC (Enseada do Brito). Ele faleceu em Porto Alegre-RS.

Antonio casou-se com2 Severa Maria Joaquina, filha de Manuel Soares Pinto e Ana Maria Guterres, em 20 setembro 1787 em Porto Alegre-RS. Severa foi batizada em 15 novembro 1762 em Viamão-RS .

Eles tiveram os seguintes filhos

13 M i. João nasceu em 23 julho 1790 em Viamão-RS.

+ 14 F ii. Domiciana Maria Joaquina nasceu em 24 janeiro 1792.

10. Maria Constança de Jesus3 (João Teixeira Machado, José Teixeira Machado, Antônio Vaz) nasceu em Enseada do Brito-SC.

Maria casou-se com Antônio de Souza Bettencourt, filho de Baltazar Teixeira e ...na Josefa. Antônio nasceu em ilha de Santa Catarina.

Eles tiveram os seguintes filhos

+ 15 F i. Eufrásia Bernardina foi batizada em 28 outubro 1802.

11. Manuel José Machado (João Teixeira Machado, José Teixeira Machado, Antônio Vaz).

Manuel casou-se com Ana Antônia, filha de alferes Francisco Pereira Cabral e Joana da Conceição. Ana nasceu em Enseada do Brito-SC.

Eles tiveram os seguintes filhos

+ 16 F i. Felicidade Inácia de Bittencourt.

17 F ii. Leocádia nasceu4 em 1805 em Porto Alegre-RS.

12. Florinda Constança de Bittencourt (João Teixeira Machado, José Teixeira Machado, Antônio Vaz) nasceu em Enseada do Brito-SC.

Florinda casou-se com Manuel Pires Cerveira, filho de Narciso Pires Cerveira e Maria Josefa Ramos. Manuel nasceu5 em Enseada do Brito-SC.

Eles tiveram os seguintes filhos

+ 18 F i. Constança Maria Pires Cerveira.

19 M ii. João Pires Cerveira nasceu em 16 fevereiro 1792 em Enseada do Brito-SC e foi batizado6 em 26 dezembro 1792 em Enseada do Brito-SC.

João casou-se com Leocádia Fausta de Oliveira.

Fontes

1. CARVALHO, E. d'Artagnan, Primitivos Moradores de Viamão (1782-1792), Revista do Inst. Hist. Geo. do RS, v.121, 1975, pag 139. no. 44.

2. comunicação pessoal, Victorino Chermont de Miranda.

3. comunicação pessoal via e-mail, Cláudio Nunes Pereira.

4. Arquivo Pessoal de Jorge Todeschini.

5. Arquivo Pessoal de Gilson Justino da Rosa, 17 mai 2008.

6. Arquivo Pessoal de Gilson Justino da Rosa, 17 mai 2008.


Quinta Geração

14. Domiciana Maria Joaquina (Antonio Silveira da Rosa, Luzia Silveira, José Teixeira Machado, Antônio Vaz) nasceu em 24 janeiro 1792 em Viamão-RS.

Domiciana casou-se com Henrique Manuel da Silva, filho de Joaquim Manuel da Silva e Ana Inácia de Jesus. Henrique nasceu1 em São José do Norte-RS.

Eles tiveram os seguintes filhos

20 M i. José Henrique da Silva Mariante.

José casou-se com Leonor Correia Lopes, filha de João Antônio Lopes e Maria Joaquina Correia Mirapalheta, em Rio Grande-RS. Leonor nasceu em Rio Grande-RS.

21 M ii. Antônio Joaquim da Silva Mariante.

Antônio casou-se com Martiniana Maria Correia Lopes, filha de João Antônio Lopes e Maria Joaquina Correia Mirapalheta. Martiniana nasceu em 13 outubro 1808 em Rio Grande-RS.

22 M iii. Ângelo Henrique da Silva.

Ângelo casou-se com2 Rosa Luísa de Carvalho, filha de Gonçalo Teixeira de Carvalho e Maria Francisca de Loreto, em 22 abril 1850 em Porto Alegre-RS. Rosa nasceu em 24 abril 1830 em Cachoeira do Sul-RS.

15. Eufrásia Bernardina (Maria Constança de Jesus, João Teixeira Machado, José Teixeira Machado, Antônio Vaz) foi batizada em 28 outubro 1802 em Triunfo-RS .

Eufrásia casou-se com João Antônio de Souza, filho de Antônio de Souza e Ana Maria. João nasceu em Santa Catarina.

Eles tiveram os seguintes filhos

23 F i. Francisca Bernardina de Souza.

Francisca casou-se com João Paes de Oliveira Junior, filho de João Paes de Oliveira e Joaquina Constância da Silva, em 17 maio 1824.

16. Felicidade Inácia de Bittencourt (Manuel José Machado, João Teixeira Machado, José Teixeira Machado, Antônio Vaz).

Felicidade casou-se com Manuel Martins do Nascimento, filho de Silvério Antônio e Lauriana Rosa. Manuel nasceu em Florianópolis-SC.

Eles tiveram os seguintes filhos

24 F i. Cândida Inácia de Bittencourt.

Cândida casou-se com Francisco José Machado, filho de Vitoriano José Machado e Ana Maria da Silveira.

18. Constança Maria Pires Cerveira (Florinda Constança de Bittencourt, João Teixeira Machado, José Teixeira Machado, Antônio Vaz) nasceu em SC.

Constança casou-se com3 Francisco José Nunes, filho de Joaquim José Nunes e Maria Joaquina de Jesus, em 7 junho 1820 em Porto Alegre-RS. Francisco nasceu em Laguna-SC.

Eles tiveram os seguintes filhos

25 i. 3o.grau dispensa.

1. comunicação pessoal, Victorino Chermont de Miranda.

2. Arquivo da Cúria de Porto Alegre, Porto Alegre, Catedral, Casamentos 6,22, 12 jan 2005. Pesquisado por Viviane Velloso.

3. Arquivo Pessoal de Gilson Justino da Rosa, RS-Gen #11612, 14 jan 2005.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Genealogia 189: Os Dornelas de SC e RS

Primeira Geração

1. Lázaro Gonçalves foi batizado em 20 março 1668 em Vila da Praia, ilha Terceira.

Lázaro casou-se com1 Isabel do Rosário dOrnelas, filha de Manuel Dornelas de Mendonça "lavrador" e Brázia Gomes, em 13 junho 1695 em Sta Cruz da Vila da Praia, ilha Terceira. Isabel nasceu em Vila da Praia, ilha Terceira.

Eles tiveram os seguintes filhos

+ 2 M i. Manuel Dornelas foi batizado em 17 novembro 1695.

+ 3 M ii. João dOrnelas de Souza nasceu em 20 junho 1709 e faleceu em 12 dezembro 1773.

4 F iii. Catarina Rosa nasceu em 26 novembro 1704 em Vila da Praia, ilha Terceira.

Catarina casou-se com Antônio Caetano de Melo em 26 fevereiro 1730 em Vila da Praia, ilha Terceira.

Fontes

1. microfilmes LDS, Santa Cruz da Vila da Praia, ilha Terceira. Casamentos.

Segunda Geração

2. Manuel Dornelas (Lázaro) foi batizado em 17 novembro 1695 em Vila da Praia, ilha Terceira.

Manuel casou-se com Caetana de Jesus, filha de Francisco de Souza e Maria Machado, em 29 outubro 1724 em Vila da Praia, ilha Terceira. Caetana nasceu em Vila da Praia, ilha Terceira.

Eles tiveram os seguintes filhos

5 F i. Catarina nasceu em 22 abril 1725 em Vila da Praia, ilha Terceira e foi batizada1 em 30 abril 1725 em Vila da Praia, ilha Terceira .

+ 6 M ii. João Dornelas nasceu em 31 janeiro 1727.

+ 7 M iii. Francisco Dornelas nasceu em 9 outubro 1729.

8 M iv. Manuel nasceu em 7 maio 1732 em Vila da Praia, ilha Terceira e foi batizado2 em 18 maio 1732 em Vila da Praia, ilha Terceira.

9 F v. Vicência nasceu em 17 abril 1735 em Vila da Praia, ilha Terceira e foi batizada3 em 23 abril 1735 em Vila da Praia, ilha Terceira .

10 M vi. Tomé nasceu em 21 dezembro 1737 em Vila da Praia, ilha Terceira e foi batizado4 em 1 janeiro 1738 em Vila da Praia, ilha Terceira.

+ 11 F vii. Joana de Jesus.

3. João dOrnelas de Souza (Lázaro) nasceu5 em 20 junho 1709 em Vila da Praia, ilha Terceira e foi batizado em 27 junho 1709 em Vila da Praia, ilha Terceira. Ele faleceu6 em 12 dezembro 1773 em Taquari-RS.

João casou-se com Catarina Inácia de Souza, filha de Manuel de Souza Rego e Catarina de Souza, em 18 novembro 1739 em Vila da Praia, ilha Terceira. Catarina nasceu7 em 16 agosto 1711 em Lajes, ilha Terceira. Ela faleceu8 em 12 dezembro 1773 em Taquari-RS.

Eles tiveram os seguintes filhos

+ 12 F i. Maria do Rosário nasceu em 5 maio 1740.

13 M ii. Antônio (I) nasceu em 7 janeiro 1742 em Vila da Praia, ilha Terceira e foi batizado9 em 15 janeiro 1742 em Vila da Praia, ilha Terceira.

+ 14 M iii. José Dornelas e Souza nasceu em 6 março 1744.

+ 15 M iv. Antônio Dorneles nasceu em 4 maio 1747.

+ 16 F v. Gertrudes Maria do Rosário Dorneles nasceu em 2 fevereiro 1750.

+ 17 M vi. Francisco Dornelas de Souza foi batizado em 28 setembro 1753.

+ 18 M vii. Matias Dornelas de Souza foi batizado em 20 março 1756.

Fontes

1. microfilmes LDS, Santa Cruz de Praia da Vitória, ilha Terceira, 2 jul 2007. Pesquisado por João Simões Lopes Filho.

2. microfilmes LDS, Santa Cruz da Praia da Vitória, ilha Terceira, Açores, Portugal. , 9 jul 2007. Pesquisado por João Simões Lopes Filho.

3. microfilmes LDS, Santa Cruz da Praia da Vitória, ilha Terceira, Açores, Portugal. , 9 jul 2007. Pesquisado por João Simões Lopes Filho.

4. microfilmes LDS, Santa Cruz da Praia da Vitória, ilha Terceira, Açores, Portugal. , 9 jul 2007. Pesquisado por João Simões Lopes Filho.

5. FABRÍCIO, José de Araújo, A freguesia de Nosso S.Bom Jesus de Triunfo, Revista do Instituto Histórico e Geográfico do RS, v.27, n.1-4 (1947), pg. 290.

6. Taquari: Óbitos, Compilados por Viviane Wiedemann Velloso, 8 ago 2006.

7. NEMESIO, Vitorino & NEMESIO, Gonçalo, Uma Família do Ramo Grande : Ilha Terceira, Oficinas Gráficas de Barbosa & Xavier Ltda, Braga, 1994.

8. Taquari: Óbitos, 8 ago 2006.

9. microfilmes LDS, Santa Cruz da Praia da Vitória, ilha Terceira, Açores, Portugal. , 9 jul 2007. Pesquisado por João Simões Lopes Filho.

Terceira Geração

6. João Dornelas (Manuel Dornelas, Lázaro) nasceu em 31 janeiro 1727 em Vila da Praia, ilha Terceira e foi batizado1 em 9 fevereiro 1727 em Vila da Praia, ilha Terceira.

João casou-se com Maria Clara. Maria nasceu em São Mateus da Calheta da Fonte do Bastardo, ilha Terceira. Eles tiveram os seguintes filhos

19 M i. Francisco foi batizado em 11 setembro 1757 em Florianópolis-SC (Desterro).

7. Francisco Dornelas (Manuel Dornelas, Lázaro) nasceu em 9 outubro 1729 em Vila da Praia, ilha Terceira e foi batizado2 em 17 outubro 1729 em Vila da Praia, ilha Terceira. Francisco casou-se com Antônia Jacinta, filha de Francisco Machado e Margarida Josefa. Antônia nasceu em Vila da Praia, ilha Terceira. Eles tiveram os seguintes filhos

20 M i. José Francisco Dornelas foi batizado em 11 julho 1757 em Florianópolis-SC (Desterro).

José casou-se com Rosa Maria de Oliveira, filha de Francisco do Couto Machado e Maria de São Francisco, em 31 julho 1785 em Rio Pardo-RS. Rosa nasceu cerca de 1765 em Rio Pardo-RS.

21 F ii. Antônia Jacinta nasceu3 em Florianópolis-SC (Desterro) e foi batizada em 12 agosto 1759 em Florianópolis-SC (Desterro) .

Antônia casou-se com João Silveira de Matos, filho de Francisco de Souza Pereira e Apolônia Silveira. João nasceu em NSa Rosário, ilha de São Jorge.

22 M iii. Luís Inácio Fernandes nasceu em Florianópolis-SC (Desterro).

Luís casou-se com Apolônia da Conceição, filha de José Francisco Coelho e Luzia da Conceição. Apolônia foi batizada em 13 maio 1766 em Florianópolis-SC (Lagoa) .

23 M iv. Antônio José Fernandes nasceu em Florianópolis-SC (Lagoa).

Antônio casou-se com Caetana Rosa, filha de Manuel Mendes e Ana Rosa. Caetana nasceu em Florianópolis-SC (Lagoa).

11. Joana de Jesus (Manuel Dornelas, Lázaro) nasceu4 em Ribeirinha, ilha Terceira.

Joana casou-se com João de Ávila dos Santos, filho de Manuel de Ávila e Úrsula dos Santos. João nasceu em 1 dezembro 1726 em Vila Nova, ilha Terceira. Eles tiveram os seguintes filhos

24 M i. Manuel foi batizado5 em setembro 1763 em Florianópolis-SC (Desterro).

25 F ii. Maria de Jesus faleceu6 em 25 dezembro 1839 em Florianópolis-SC (Desterro).

Maria casou-se com7 João de Ávila da Rocha, filho de Mateus Vaz da Rocha e Rosa do Sacramento, em 15 julho 1778 em Florianópolis-SC (Desterro). João foi batizado8 em 23 maio 1756 em Florianópolis-SC (Lagoa). Ele faleceu9 em 27 julho 1823 em Florianópolis-SC (Desterro).

12. Maria do Rosário (João dOrnelas de Souza, Lázaro) nasceu10 em 5 maio 1740 em Vila da Praia, ilha Terceira. Maria casou-se com11 Antônio Teixeira Fagundes, filho de Amaro Dias da Cunha (Fagundes) e Isabel Teixeira, em 5 fevereiro 1758 em Triunfo-RS. Antônio nasceu cerca de 1738 em Ilha de São Jorge. Antônio e Maria tiveram os seguintes filhos:

26 F i. Maria (1a.) foi batizada em 27 novembro 1758 em Triunfo-RS .

27 M ii. Francisco foi batizado12 em 2 março 1760 em Triunfo-RS.

28 F iii. Francisca Maria do Rosário foi batizada em 9 maio 1762 em Triunfo-RS .

Francisca casou-se com13 Manuel Gomes da Silveira, filho de Francisco da Rosa Silveira e Maria Rosa Garcia, em 25 outubro 1779 em Taquari-RS. Manuel foi batizado em 20 maio 1763 em Triunfo-RS.

29 M iv. Antônio Teixeira Dorneles foi batizado em 5 agosto 1764 em Triunfo-RS.

Antônio casou-se com14 Brízida Maria da Purificação, filha de Leonardo Fagundes da Silva e Inácia Maria de Jesus, em fevereiro 1786 em Taquari-RS. Brízida nasceu c.1766 em Taquari-RS.

30 F v. Cristina Maria da Conceição nasceu cerca de 1766 em Taquari-RS.

Cristina casou-se com15 José Jacinto de Bittencourt, filho de alferes Jacinto Mateus da Silveira e Isabel Francisca de Bittencourt, em 23 maio 1786 em Taquari-RS. José nasceu em Triunfo-RS e foi batizado em 1 novembro 1765 em Triunfo-RS. Ele faleceu em 4 janeiro 1811 em Cachoeira do Sul-RS.

31 M vi. Matias Teixeira de Souza nasceu em 1767 em Taquari-RS.

Matias casou-se com16 Maria de Jesus, filha de Manuel Rodrigues da Rosa "Ruivo" e Bárbara da Conceição de Quadros, em 3 novembro 1788 em Taquari-RS. Maria foi batizada17 em 16 janeiro 1774 em Taquari-RS .

32 M vii. Estêvão nasceu em 1767 em Taquari-RS.

33 M viii. Manuel Teixeira de Souza.

Manuel casou-se com18 Maria de Santa Rosa em 1792 em Cachoeira do Sul-RS.

34 M ix. Maurício (1o.) foi batizado19 em 22 setembro 1771 em Taquari-RS.

35 M x. Maurício Teixeira de Souza foi batizado em 1 dezembro 1773 em Taquari-RS.

Maurício casou-se com Maria Jacinta de Santiago, filha de Manuel Teixeira Santiago e Isabel Maria Martins Coelho, em 19 janeiro 1795 em Taquari-RS. Maria nasceu em Taquari-RS.

36 F xi. Maria do Rosário nasceu20 em 8 janeiro 1776 em Taquari-RS e foi batizada 26(?)-1-1776 em Taquari-RS .

Maria casou-se com Francisco Rodrigues de Paula (de Quadros), filho de Manuel Rodrigues da Rosa "Ruivo" e Bárbara da Conceição de Quadros.

37 F xii. Brites Maria do Rosário nasceu21 em 12 setembro 1777 em Taquari-RS.

Brites casou-se com22 (1) Antônio Francisco de Souza, filho de Matias Francisco de Souza e Ricarda Maria, em 8 abril 1793 em Taquari-RS.

Brites também casou-se com1 (2) Manuel Pereira dos Santos, filho de Antônio Pereira Henriques e Severina Maria, em 19 janeiro 1797 em Taquari-RS. Manuel nasceu em Rio Pardo-RS.

38 F xiii. Gertrudes Maria do Rosário nasceu24 em 1 setembro 1779 em Taquari-RS e foi batizada em 10 outubro 1779 em Taquari-RS .

Gertrudes casou-se com25 Francisco da Rosa Garcia, filho de Francisco da Rosa Silveira e Maria Rosa Garcia, em 12 janeiro 1797 em Taquari-RS.

39 F xiv. Ana Maria do Rosário nasceu em 16 fevereiro 1782 em Taquari-RS e foi batizada26 em 24 fevereiro 1782 em Taquari-RS .

Ana casou-se com27 Manuel José Martins, filho de José Martins Coelho e Maria Inácia de Jesus, em 21 fevereiro 1802 em Taquari-RS.

40 F xv. Vitória Joaquina da Conceição nasceu em 22 março 1785 em Taquari-RS.

Vitória casou-se com Joaquim Francisco de Souza, filho de Matias Francisco de Souza e Ricarda Maria.

14. José Dornelas e Souza (João dOrnelas de Souza, Lázaro) nasceu em 6 março 1744 em Vila da Praia, ilha Terceira e foi batizado28 em 16 março 1744 em Vila da Praia, ilha Terceira. José casou-se com Antônia Maria da Silveira, filha de Manuel Nunes Fagundes e Maria da Silveira da Conceição, em 10 maio 1764 em Triunfo-RS. Antônia nasceu em 11 dezembro 1748 em Manadas, ilha de São Jorge.

Eles tiveram os seguintes filhos

41 M i. Jerônimo Dornelas de Souza foi batizado29,30 em 13 julho 1766 em Taquari-RS.

Jerônimo casou-se com Maria Francisca de Jesus, filha de Antônio Francisco e Maria do Santos. Maria nasceu em Taquari-RS. Ela faleceu31 em 8 maio 1727 em Cachoeira do Sul-RS.

42 M ii. Matias José de Souza nasceu32,33 em 17 julho 1768 em Taquari-RS.

Matias casou-se com Joaquina Rosa de Jesus, filha de André Reinaldo de Souza e Francisca de Jesus. Joaquina nasceu34 em General Câmara-RS (Santo Amaro).

43 M iii. Vicente nasceu35 em 15 março 1772 em Taquari-RS.

44 M iv. Inácio nasceu em 7 outubro 1774 em Santo Amaro-RS.

45 M v. Agostinho nasceu em 18 janeiro 1777 em Santo Amaro-RS.

46 F vi. Angélica Maria foi batizada em 7 maio 1778 em Santo Amaro-RS .

47 M vii. Evaristo Dorneles foi batizado36 em 20 julho 1779 em General Câmara-RS (Santo Amaro).

Evaristo casou-se com Inácia Maria de Jesus, filha de André Reinaldo de Souza e Francisca de Jesus. Inácia foi batizada37,38 em 15 maio 1786 em General Câmara-RS (Santo Amaro) .

15. Antônio Dorneles (João dOrnelas de Souza, Lázaro) nasceu em 4 maio 1747 em Vila da Praia, ilha Terceira e foi batizado39 em 16 maio 1747 em Vila da Praia, ilha Terceira. Antônio casou-se com Maria do Rosário, filha de Manuel Machado Borba e Catarina Maria do Rosário, em 13 agosto 1769 em Taquari-RS. Maria foi batizada em 15 agosto 1753 em Viamão-RS . Eles tiveram os seguintes filhos

48 F i. Gertrudes Maria do Rosário Dorneles nasceu em Taquari-RS.

Gertrudes casou-se com José da Rosa Garcia, filho de Francisco da Rosa Silveira e Maria Rosa Garcia. José nasceu em Triunfo-RS.

49 M ii. Francisco Dorneles foi batizado em 1776 em Taquari-RS.

50 M iii. Manuel Dorneles foi batizado em 1779 em Taquari-RS.

51 F iv. Maria Dorneles foi batizada em 1781 em Taquari-RS .

52 F v. Vitória foi batizada em 1783 em Taquari-RS .

16. Gertrudes Maria do Rosário Dorneles (João dOrnelas de Souza, Lázaro) nasceu em 2 fevereiro 1750 em Vila da Praia, ilha Terceira e foi batizada40 em 12 fevereiro 1750 em Vila da Praia, ilha Terceira . Gertrudes casou-se com Antônio Francisco da Silveira, filho de Manuel Silveira Luís e Catarina Pereira Silveira, em 11 novembro 1771 em Taquari-RS. Antônio nasceu em Castelo Branco, ilha do Faial. Eles tiveram os seguintes filhos

53 F i. Maria (1a.) foi batizada em 26 agosto 1772 em Taquari-RS .

54 M ii. Manuel foi batizado em 13 agosto 1775 em Taquari-RS.

55 F iii. Maria (2a.) foi batizada em 21 dezembro 1777 em Taquari-RS .

56 M iv. Antônio foi batizado em 6 abril 1780 em Taquari-RS.

57 M v. Francisco (1o.) foi batizado em 18 agosto 1782 em Taquari-RS.

58 F vi. Francisca nasceu em 1 novembro 1783 em General Câmara-RS (Santo Amaro).

59 M vii. Francisco foi batizado em 11 junho 1786 em Santo Amaro-RS.

60 F viii. Ana foi batizada em 30 julho 1789 em Santo Amaro-RS .

17. Francisco Dornelas de Souza (João dOrnelas de Souza, Lázaro) foi batizado41,42 em 28 setembro 1753 em Viamão-RS. Francisco casou-se com Beatriz das Neves, filha de Manuel Machado Borba e Catarina Maria do Rosário. Beatriz nasceu em General Câmara-RS (Santo Amaro).

Eles tiveram os seguintes filhos

61 M i. Manuel Francisco Dorneles (II) foi batizado em 31 maio 1783 em General Câmara-RS (Santo Amaro).

Manuel casou-se com Inocência Maria de Jesus, filha de Antônio Machado de Oliveira e Ana Maria de Jesus (da Conceição). Inocência nasceu cerca de 1787 em Encruzilhada do Sul-RS.

62 F ii. Maria Santa da Purificação foi batizada em 9 junho 1785 em General Câmara-RS (Santo Amaro) . Ela faleceu43 em 30 setembro 1853 em Itaqui-RS.

Maria casou-se com44 Cipriano José Pereira, filho de Miguel Pereira Simões e Josefa Maria de Matos, em 14 agosto 1802 em Cachoeira do Sul-RS. Cipriano foi batizado45 em 23 maio 1779 em Rio Pardo-RS. Ele faleceu46 em 20 abril 1828 em São Borja-RS.

63 F iii. Francisca da Purificação foi batizada em 14 janeiro 1787 em General Câmara-RS (Santo Amaro) .

Francisca casou-se com47 Antônio Rodrigues (de Noronha) Castro Guimarães, filho de Antônio José de Castro Guimarães e Maria de Novais, em 28 fevereiro 1810 em Rio Pardo-RS. Antônio nasceu em Medelo, Fafe, Braga (Portugal).

64 F iv. Constância Maria das Neves Dorneles nasceu em Rio Pardo-RS.

Constância casou-se com Bento Ferreira de Morais Bica, filho de João Ferreira Bica e Florência do Sacramento. Bento nasceu em Rio Pardo-RS e foi batizado48 cerca de 1778 em Rio Pardo-RS.

65 M v. Vicente Dorneles.

66 M vi. Francisco Dorneles.

67 F vii. Raquel Joaquina da Purificação Dornelas.

Raquel casou-se com49 Miguel Pereira Simões.

68 F viii. Angélica Dorneles.

Angélica casou-se com50 Joaquim Alves Dorneles.

18. Matias Dornelas de Souza (João dOrnelas de Souza, Lázaro) foi batizado em 20 março 1756 em Viamão-RS. Matias casou-se com Joana Maria do Espírito Santo, filha de Antônio Machado de Oliveira e Mariana Maria de Jesus, em 3 novembro 1774 em Taquari-RS. Joana nasceu em 23 maio 1757 em Rio Grande-RS. Eles tiveram os seguintes filhos

69 M i. Manuel Francisco Dorneles nasceu51 em 24 junho 1775 em Taquari-RS e foi batizado em 12 novembro 1775 em Taquari-RS.

Manuel casou-se com52 Inocência Maria de Jesus, filha de Matias Francisco de Souza e Ricarda Maria, em 23 novembro 1794 em Taquari-RS. Inocência nasceu em Taquari-RS.

70 F ii. Rosa nasceu53 em 10 dezembro 1777 em Taquari-RS.

71 M iii. Francisco Dorneles de Oliveira foi batizado54 em 8 setembro 1779 em Taquari-RS.

Francisco casou-se com Inocência Maria, filha de Manuel José de Oliveira e Francisca Maria do Nascimento. Inocência nasceu55 em 21 outubro 1782 em Rio Pardo-RS.

72 F iv. Maria Dornelas de Oliveira nasceu em 17 agosto 1781 em Taquari-RS e foi batizada em 25 agosto 1781 em Taquari-RS .

Maria casou-se com Gregório Pereira dos Santos, filho de Manuel Pereira Henriques e Ana Maria de Jesus. Gregório foi batizado em 29 agosto 1794 em Encruzilhada do Sul-RS.

73 M v. João Dorneles de Oliveira.

João casou-se com Severiana Maria de Oliveira.

74 M vi. Antônio Dorneles de Oliveira nasceu em Taquari-RS.

Antônio casou-se com Flora Maria de Vargas, filha de João de Vargas Teixeira e Perpétua Rosa de Jesus, em 7 setembro 1822 em Encruzilhada do Sul-RS. Flora nasceu em Rio Pardo-RS.

Fontes

1. microfilmes LDS, Santa Cruz de Praia da Vitória, ilha Terceira, 2 jul 2007. Pesquisado por João Simões Lopes Filho.

2. microfilmes LDS, Santa Cruz de Praia da Vitória, ilha Terceira, 2 jul 2007. Pesquisado por João Simões Lopes Filho.

3. Arquivo Pessoal de Gilson Justino da Rosa, 16 mai 2008.

4. Arquivo pessoal de Ary Santos.

5. Arquivo pessoal de Ary Santos.

6. Arquivo pessoal de Ary Santos.

7. Arquivo pessoal de Ary Santos.

8. Arquivo pessoal de Ary Santos.

9. Arquivo pessoal de Ary Santos.

10. microfilmes LDS, Santa Cruz da Praia da Vitória, ilha Terceira, Açores, Portugal. , 9 jul 2007. Pesquisado por João Simões Lopes Filho.

11. FABRÍCIO, José de Araújo, A freguesia de Nosso S.Bom Jesus de Triunfo, pg. 290-291.

12. FABRÍCIO, José de Araújo, A freguesia de Nosso S.Bom Jesus de Triunfo, pg.290.

13. microfilmes LDS, São José de Taquari, Taquari-RS, Casamentos. Pesquisado por João Simões Lopes Filho.

14. microfilmes LDS, São José de Taquari, Taquari-RS, Casamentos. Pesquisado por João Simões Lopes Filho.

15. microfilmes LDS, São José de Taquari, Taquari-RS, Casamentos. Pesquisado por João Simões Lopes Filho.

16. microfilmes LDS, São José de Taquari, Taquari-RS, Casamentos. Pesquisado por João Simões Lopes Filho.

17. microfilmes LDS, São José de Taquari, Taquari-RS, Batismos. Pesquisado por João Simões Lopes Filho.

18. Arquivo Pessoal de Gilson Justino da Rosa, RS-Gen #10263. A partir de Arquivo de Moacyr Domingues.

19. Arquivo Pessoal de Gilson Justino da Rosa, RS-Gen #10263. A partir de Arquivo de Moacyr Domingues.

20. Arquivo Pessoal de Gilson Justino da Rosa, RS-Gen #10263. A partir de Arquivo de Moacyr Domingues.

21. Arquivo Pessoal de Gilson Justino da Rosa, RS-Gen #10263. A partir de Arquivo de Moacyr Domingues.

22. microfilmes LDS, São José de Taquari, Taquari-RS, Casamentos. Pesquisado por João Simões Lopes Filho.

23. microfilmes LDS, São José de Taquari, Taquari-RS, Casamentos. Pesquisado por João Simões Lopes Filho.

24. Arquivo Pessoal de Gilson Justino da Rosa, RS-Gen #10263. A partir de Arquivo de Moacyr Domingues.

25. Arquivo Pessoal de Viviane Wiedemann Velloso, 21 abr 2008. 12/1/1797 L1 fls. 102v Taquari.

26. Arquivo Pessoal de Gilson Justino da Rosa, RS-Gen #10263. A partir de Arquivo de Moacyr Domingues.

27. microfilmes LDS, São José de Taquari, Taquari-RS, Casamentos. Pesquisado por João Simões Lopes Filho.

28. microfilmes LDS, Santa Cruz da Praia da Vitória, ilha Terceira, Açores, Portugal. , 9 jul 2007. Pesquisado por João Simões Lopes Filho.

29. comunicação pessoal via e-mail, Keffer, RS-Gen.

30. FABRÍCIO, José de Araújo, A freguesia de Nosso S.Bom Jesus de Triunfo, pgs. 290,291.

31. SOUTO, Saul Palma & DORNELLES, Homero Corrêa Pires, Famílias do Rio Grande de São Pedro: um contributo à genealogia sul-rio-grandense., 1o. Volume, Casa de Ornellas ou Dornelles. Editora GCI, Porto Alegre, 2004, pg. 215.

32. FABRÍCIO, José de Araújo, A freguesia de Nosso S.Bom Jesus de Triunfo, pg.281.

33. Arquivo Pessoal de Viviane Wiedemann Velloso, 12 jan 2006.

34. Arquivo Pessoal de Viviane Wiedemann Velloso, 12 jan 2006.

35. SOUTO, Saul Palma & DORNELLES, Homero Corrêa Pires, Famílias do Rio Grande de São Pedro: um contributo à genealogia sul-rio-grandense., pg. 213.

36. FABRÍCIO, José de Araújo, A freguesia de Nosso S.Bom Jesus de Triunfo, pg. 291.

37. Arquivo Genealógico de Jorge G. Felizardo, Cúria de Porto Alegre, 12 jan 2006. Consultado por Viviane Velloso.

38. FABRÍCIO, José de Araújo, A freguesia de Nosso S.Bom Jesus de Triunfo, pg. 300.

39. microfilmes LDS, Santa Cruz da Praia da Vitória, ilha Terceira, Açores, Portugal. , 9 jul 2007. Pesquisado por João Simões Lopes Filho.

40. microfilmes LDS, Santa Cruz da Praia da Vitória, ilha Terceira, Açores, Portugal. , 9 jul 2007. Pesquisado por João Simões Lopes Filho.

41. João Pinto da Fonseca Guimarães, Assentos de Batismos de Viamão copiados, (cópia de Emílio Guilayn).

42. FABRÍCIO, José de Araújo, A freguesia de Nosso S.Bom Jesus de Triunfo, pg.291.

43. Arquivo pessoal de Zelce Mousquer, Repassado por Cláudio Nunes Pereira, 19 abr 2008.

44. Arquivo Pessoal de Cláudio Nunes Pereira.

45. Arquivo Pessoal de Manuel Jamardo Salvaterra.

46. Arquivo pessoal de Zelce Mousquer, Repassado por Cláudio Nunes Pereira, 19 abr 2008.

47. Arquivo Pessoal de Manuel Jamardo Salvaterra, 18 ago 2006.

48. RS-Gen, p. 22607, 23 nov 2005. Mensagem de Diego Pufal, citando como fonte o Arquivo de José de Araújo Fabrício.

49. Arquivo pessoal de Paulo Estivalet Flores Pinto, 15 ago 2006.

50. Arquivo pessoal de Paulo Estivalet Flores Pinto, 15 ago 2006.

51. Arquivo Pessoal de Diego de Leão Pufal, 19 nov 2005.

52. microfilmes LDS, São José de Taquari, Taquari/RS - Casamentos. Pesquisado por João Simões Lopes Filho.

53. Arquivo Pessoal de Gilson Justino da Rosa, 6 jun 2006.

54. Arquivo Pessoal de Gilson Justino da Rosa, 6 jun 2006.

55. Arquivo Pessoal de Manuel Jamardo Salvaterra, 12 mai 2005.