quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Genealogia 359: O nome Djalma em pretorias cariocas

Sempre tive curiosidade em descobrir a origem do nome Djalma, que era do meu avô. Para isso, comecei a pesquisar a freqüência deste prenome em diversas épocas. A partir de índices (1891-1907) na Sexta Circunscrição, da região da igreja de Sant'Ana, no centro do Rio de Janeiro, achei:

1895 - Djalmo (1), Dejalmo (1)
1896 - Djalma (1)
1897 - Djalmo (1)
1898 - Dejalma (1)
1899 - Dejalma (1)
1900 - Dejalma (3)
1901 - Dejalma (1)
1903 - Dejalma (1)
1904 - Dejalma (1)
1905 - Djalma (3)
1906- Djalma (2), Djalmo (2)
1907 - Dejalma (1), Djalma (1)



Achei alguns nomes parecidos, a partir de 1898, tais como Dejalmira, Dejalina e Dejanira, esta possuindo a mesma alternância com Dej-/Dj-.

Na Primeira Circunscrição, com índices apenas a partir de 1903, encontrei no dito ano um Djalma de Barros Freire.
Na Segunda Circunscrição, em 1896 achei um Dejalma.
Na Terceira, com índices a partir de 1889, o primeiro Djalma surge em 1904.
Na Quarta (Catete, Laranjeiras, Flamengo, Santa Teresa e Lapa), achei um Djalma já em 1894.
Na Quinta Circunscrição (Botafogo, Lagoa, Jardim Botânico, Gávea, Copacabana, Urca, Ipanema, Leblon), chequei a partir de 1889. achando o primeiro em 1895, DJALMA, filho do capitão de fragata João Antônio Soares Dutra, Livro 191, termo 780 (registrado em 21/10/1895). Era filho do já citado e de Francisca da Serra Carneiro Dutra, paraense, neto paterno Antonio Soares Macedo Dutra e Maria Emanespe(?) Dutra; neto materno de Álvaro da Serra Carneiro e Teresa de Castro Morais.

Na 8ª (
Engenho Velho, Tijuca, Maracanã, Vila Isabel, Praça da Bandeira, Grajaú, Alto da Boa Vista), encontrei pelo menos um Djalma em 1896.
Na 11ª Circunscrição, o primeiro Djalma aparece em 1894, filho de João de Azevedo Freitas.

Tudo parece indicar que o nome começa a ser usado em crianças por volta de 1894-1895. Qual seria a origem?

Atualização de 13/3/2009: Encontrei referência a um cantor norte-americano de Jazz, nascido em 1892 na Louisiana, chamado D'Jalma Garnier. Seria um nome de origem creole, usado por norte-americanos de origem francesa da região (cajuns)? O nome Djalma aparentemente "surge" no Rio de Janeiro (e presumivelmente, no Brasil) nos idos de 1894-95, período próximo de 1892, quando já aparece um D'Jalma nos EUA. Qual seria a fonte comum do nome? Também encontrei referência num site genealógico a um D'Jalma Vaughan, morto em 1929 no Texas, aos 45 anos. Logo, em 1884, já havia um D'Jalma no Texas. Isto parece indicar ser esta a grafia original do nome D'Jalma. Num site sobre famílias inglesas menciona duas pessoas de sobrenome D'Jalma no norte da Inglaterra em 1891. Uma, Fannie, era francesa, e outro Sadi, era dinamarquês.
ACHEI!!!!
Acabo de descobrir a origem do nome Djalma. Trata-se de um nome fictício (como sempre suspeitei), de um personagem do romance O Judeu Errante, de Eugène Sue (1844). Djalma era um príncipe indiano, descendente do huguenote francês Marius de Rennepont, perseguido pelo rei da França Luís XIV (sob influência dos jesuítas). Djalma apaixona-se pela francesa Adrienne de Cardoville, que acabam enganados e envenenando-se mutuamente graças às manipulações sórdidas dos jesuítas. O autor da obra, Eugène Sue (1804-1857), foi um escritor francês, deputado à Assembleia Legislativa, socialista, com outros romances sociais como Os Mistérios de Paris e Os Mistérios do Povo.

9 comentários:

Boas Novas disse...

Parabés pela pesquisa. Meu nome também é Djalma. Mas e os dicionários que informam ter o nome Djalma tem origem germânica, e significar "Célebre pelo elmo. GERMÂNICO: HJAL + MÂRI - ELMO + CÉLEBRE)", como os links abaixo?

http://www.felipex.com.br/nomesd.htm

http://www.alobebe.com.br/site/ferramentas/nome/nome.asp?id=405&nome=Djalma

João Simões disse...

Estes dicionários que apontam Djalma como sendo germânico, estão todos errados, porque simplesmente copiaram o verbete uns dos outros, sem pesquisar a fundo.

Unknown disse...

Mas como você pode dizer que estáo errados? As referências que vocẽ trouxe são bem mais recentes, aqui se fala em teutônico... Uma coisa pode não excluir a outra necessariamente.

João Simões disse...

Como eu disse antes, as etimologias apresentadas nos dicionários limitam-se a repetir dicionários mais antigos, sem fazer uma pesquisa mais detalhada. Não nenhum forma de Djalma em línguas germânicas que expliquem o nome, sequer aparece nos nomes de origem visigoda, a principal fonte de nomes germânicos no português, ou na Alemanha, Escandinávia e Inglaterra. O nome não exista antes do final do século XIX, o que indica ser um nome divulgado pela literatura ou outras fontes artísticas.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Simões disse...

Não tem significado, é um nome inventado, como Darth Vader, Kal-El, Shrek, Jaspion e outros tantos.

Unknown disse...

Djalma: A origem do nome Djalma é o Nórdico Antigo. O nome original era Hjálmarr, que junta duas palavras nórdicas: - Hjalmr, que significa "capacete" ou "elmo"; - e Arr, que quer dizer "guerreiro". Indica uma pessoa sensível, romântica e predisposta ao bem. Mas ele nunca perde a noção da realidade, o que lhe permite analisar friamente o que acontece ao seu redor.

http://www.behindthename.com/name/hja10lmarr

João Simões disse...

Esta explicação como nome nórdico aparece em quase todos os dicionários de nomes e acaba repetida nos sites. Mas está ERRADA. Tanto é que não existe o nome em nenhuma das línguas escandinavas modernas. E não faz sentido um nome significando "O Elmo". Se fosse apenas "elmo", tudo bem, mas seria apenas Hjalmr, e teria passado ao português como Jalmar, ou Jalme.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.