Faça uma busca

Google
 

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Evolução 69: Kinkonychelys, as tartarugas, Índia e Madagascar

Uma nova espécie de tartaruga fóssil foi encontrada na Formação Maevarano, na ilha de Madagascar: Kinkonychelys rogersi, do Cretáceo Superior. Pelas semelhanças encontradas, este quelônio da família extinta dos Botremidídeos (Bothremydidae), era parente próxima das tartarugas contemporâneas indianas, Sankuchemys e Kurmademys, com as quais está incluídas na tribo Kurmademydini.
A similaridade entre faunas indianas e malgaxes no Cretáceo é coerente com a hipótese de uma ligação terrestre entre ambas as regiões, que se ligavam ao supercontinente de Gondwana através de uma estreita faixa de terra à Antártida. As mesmas ligações foram encontradas em outros grupos de vertebrados terrestres, como os dinossauros abelissauróides (Abelisauroidea) titanossáurios (Titanosauria), e manirraptores primitivos, os mamíferos gondwanatérios e os crocodilos notossúquios (Notosuchia). Tal descoberta reforça as hipóteses biogeográficas, e fornece mais dados para se conhecer melhor a fauna do sul de Gondwana, e seu papel na difusão dos diferentes grupos de seres vivos.

Kinkonychelys, a new side-necked turtle (Pelomedusoides, Bothremydidae) from the late Cretaceous of Madagascar. (American Museum novitates, no. 3662)
http://hdl.handle.net/2246/5985

Nenhum comentário: