quinta-feira, 30 de abril de 2009

Genealogia 391: Mouros convertidos na Vila do Topo

Em os dezaseis dias do mes de Abril do anno de mil e seis centos e secenta e dous batizei a Matheus nacido em a cidade de Argel sendo ja adulto f.º de pais mouros de nação naturais tambê e moradores em Argel, foi padrinho o cap.am maior P.º Teix.a da sylvr.ª fregues desta parochia
Antonio Pires Serpa

Em seis de janr.o de seis centos e sesenta e tres anos Baptizei Antonio natural da cidade de Argel, sendo ia adulto f.º de pais mouros de nação e naturais da dita cidade conforme sua informação Padrinho Ant.º Sylvr.ª borges
o p.e P.º Sylvr.ª de Avila

Por terem sido apadrinhados pelo capitão-mor da vila, talvez fossem seus escravos ou criados.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Genealogia 390: Mais consanguinidades topenses


Manuel Jorge e Maria Silveira casaram-se no Topo em 16/06/1692, com dispensa de grau duplicado. Um dos parentescos parece estar na linhagem dos Gatos, parecendo indicar que Belchior Gato seria irmão de Inês Gonçalves Gato. O outro parentesco poderia unir Lázaro Cerveira e Beatriz Luís.

Genealogia 389: Analisando consanguinidades no Topo

Após compilar mais alguns batismos antigos na Vila Nova do Topo descobrir um assento de batismo que elucidou a filiação do casal Antônio Dias Netto e Ágada Cerveira (= Ágada Luís), e cheguei a duas dispensas de consanguinidades em filhos do casal:

Nota-se claramente que a consanguinidades nos casais deve-se à uma linhagem em comum na família Luís, que infelizmente é antiga demais para ser rastreada. O sapateiro Antônio Luís e Ágada Luís (= Ágada Cerveira), filha de Isabel Luís ( = Isabel Batista) devem ter um bisavô em comum, assim como João Luís Teixeira, que divide um grau duplicado com sua esposa, o que implica em mais um casal ancestral em comum.