domingo, 14 de fevereiro de 2010

Genealogia 476: Bartolomeu Pires, hipótese para sua ascendência

Eu sou um longínquo descendente do casal Bartolomeu Pires Gonçalves da Costa (que aparece nos registros ora como Bartolomeu Pires, Bartolomeu Pires da Costa ou Bartolomeu Pires Gonçalves) e Maria Lucas. Por não ter encontrado o registro paroquial do casamento deles, seja por estar perdido, em folhas danificadas, ou ter acontecido em outra freguesia que não a de Santa Bárbara das Nove Ribeiras, onde sua descendência viveu. Agora que comecei a levantar os batismos dos filhos do casal para tentar elucidar a ascendência deste casal açoriano da ilha Terceira.

Bartolomeu e Maria foram pais de:

1- Isabel Dias, batizada em 7/5/1640, sendo seus padrinhos o capitão Ascenso Rodrigues e Maria Luís, filha de Luís Gonçalves. A análise dos nomes permite-me supor que Luís Gonçalves seja o pai de Bartolomeu, vejamos:
a) Luís Gonçalves era esposo de Leonor Dias, filha de Frutuoso Pires e Isabel Dias. Isto associa a este casal os sobrenomes Dias e Pires.
b) Luís Gonçalves seria irmão de Belchior Gonçalves da Costa, mais uma combinação que confere.
c) Frutuoso Pires era irmão de um Bartolomeu Pires mais antigo.

2- João Gonçalves da Costa, batizado em 30/1/1647, com padrinhos o padre Antônio Machado e Mécia Coelho esposa de Antônio Fernandes da Costa

3- Maria Lucas, batizada em 8/5/1650, com padrinhos Luís Gonçalves filho de Leonor Dias, e Maria Ferreira, casada com Gaspar Gonçalves Tristão.

4- Manuel Lucas da Costa, batizado em 12/2/1654, com padrinhos o vice-vigário Tomé Gomes Coelho e Maria Ferreira c/c Gaspar Gonçalves Tristão.

5- Leonor Dias, que teria recebido o nome da suposta avó materna.

6- Francisca da Cruz, minha ancestral, batizada em 4/7/1660, afilhada do padre Bartolomeu Machado de Andrade e de Ágada da Costa mulher de Amaro Cardoso


ASCENDÊNCIA SUGERIDA PARA BARTOLOMEU PIRES:

1. Bartolomeu Pires
2. Luís Gonçalves
3. Leonor Dias
4. Bartolomeu Vaz
5. Maria Luís
6. Frutuoso Pires, casado em 9/6/1577
7. Isabel Dias
12. Antônio Pires
13. Maria Fernandes
14. Francisco Fernandes
15. Leonor Dias

Um comentário:

Unknown disse...

meu 6 avo foi Manuel Gonçalves Tristão, casada com Caterina Pereira, calculo que nasceu por volta de 1727.

seria este filho do outro Manuel Gonçalves Tristão ?