sexta-feira, 16 de abril de 2010

Genealogia 499: Valentim Quaresma, Santo Estêvão de Alfama

Valentim Coxia Quaresma e Maria Coelho viveram na cidade de Lisboa, na freguesia de Santo Estêvão de Alfama, e pelo menos dois de seus filhos, Domingos Coelho e Josefa de Jesus, deixaram descendência na Colônia do Sacramento, e na cidade do Rio Grande, sendo dos seus primeiros povoadores. Pesquisando os registros no site Etombo, encontrei o batismo de sua filha Teresa, que elucida que o casal de genearcas casou-se na freguesia de Santa Engrácia. Valentim, batizado na freguesia de Nossa Senhora da Assunção da vila de Azambuja, no distrito de Lisboa, era filho de Domingos Monteiro e Catarina Pereira, e casou-se em Santa Engrácia em 17.07.1715 com Maria Coelho, batizada em Santa Maria da vila de Covilhã, no distrito de Castelo Branco, e moradora então em Santo Estêvão de Alfama, sendo filha de Antônio Coelho e Ana Gomes.

Valentim e Maria foram pais de:
1. Teresa *Santo Estêvão de Alfama, Lisboa, bat. 09.11.1718
2. Maria *Santo Estêvão de Alfama, Lisboa, bat. 08.03.1721
3. Josefa de Jesus *Santo Estêvão de Alfama, Lisboa bat. 29.05.1723, casou-se na Colônia do Sacramento, Uruguai (20.11.1734) com o índio Francisco de Seixas *N.S.ª de Lujan, Buenos Aires, Argentina, filho de Francisco Ferreira e Maria de Seixas.
4. Domingos Coelho *Santo Estêvão de Alfama, Lisboa, casado com Joana da Ressurreição *Ilha Terceira, filha de Martinho Barreto Muniz e Francisca de São José.

:: Santa Engrácia, Livro de Casamentos nº 3, fls. 209 e 209v (pgs. 215-216). Casamento de Valentim e Maria.


Aos desasete dias do mes de julho de mil e setecentos e quinze annos [...] em prezença de mim o Prior desta freg.a de S.ta Emg.a M.el de Abreu Homem e das tt.as abaixo asignadas e de outras m.tas tudo na forma do Sagrado Concilio Trid. e Const. deste Bisp.do se cazaram por palavras de prezente Valentim quaresma filho diguo pazo? nas Galles filho de D.os monteiro e de Cn.a Pr.a Baptizado na freg.a de N.S.ra da Asunção da V.a de Azambuia e m.or nesta freg.a de S.ta Eng.a Com M.a Coelha filha de An.to Coelho e Anna gomes Baptiza[da] na freg.a de S.ta Maria da V.a de Covilham e m.ora de prezente na freg.a de S.to Estevam de Alfama [...] ficou [...] minor dizem natural por hum m.do q me [...] do m.do R.do juis dos Cazam.tos M.el de freitas [...] das testemunhas Fran.co das Chaguas gorda das Galles e Bertollameu de Quires soldado da Gualle.


:: Santo Estêvão de Alfama, Livro de Batismos nº 9, fl. 163 (pg. 169) Batizado de Teresa, filha de Valentim e Maria.
Aos nove dias do mes de Novembro de mil e sette sentos e dezoito baptizei e pus os santos ollios a Thereza filha de Valemtim (sic) Quaresma e de Maria Coelha digo Maria Coelha moradores na Rua q Vai p as portas de Ribeira foi padrinho giraldo Marques madrinha Arcangela e lhes declarão elles pais serem Recebidos na freguesia de S. Engracia.


:: Santo Estêvão de Alfama, Livro de Batismos nº 9, fl. 213v (pg. 219) Batizado de Maria, filha de Valentim e Maria.


Aos outo dias de Março de mil sete centos e vinte e hu baptisei e pus os S.tos oleos digo baptizei sub conditione e pus os S.tos oleos a Maria filha de Valentim Coaresma e de Maria Coelha recebidos q foram na freg.a de S.ta Engracia ella moradora nesta freg.a e elle pai morador na freg.a de S.ta Engracia = O Prior João Pereira de Carv.o


:: Santo Estêvão de Alfama, Livro de Batismos nº 9, fl. 259 (pg. 264) Batizado de Josefa, filha de Valentim e Maria.


Aos vinte e Nove dias do mes de Mayo de mil e sette centos e vinte e tres, baptizei e pus os Santos Oleos a Jozepha filha de Valentim Quaresma e de sua molher Maria Coelha moradores ás portas da Ribeira, foi padrinho Domingos Francisco morador as portas do mar declararão os pais Serem Recebidos na freguezia de Santa Engracia, e de seu assento deve constar de seus naturaes, e filiações fl.259 264

Nenhum comentário: