sábado, 31 de julho de 2010

Evolução 173: Chromogisaurus novasi

Foi descoberto nos níveis mais antigos da Formação Ischigualasto, na Argentina, os restos fossilizados de um novo dinossauro, batizado de Chromogisaurus novasi.
A partir dos dados coletados da análise da recém-descoberto criatura, classificada como um dos mais antigos sauropodomorfos (Sauropodomorpha) conhecidos, os autores chegaram a um esquema filogenético com o agrupamento dos gêneros Guaibasaurus, Agnosphitys, Panphagia, Saturnalia and Chromogisaurusem uma família batizada de Guaibassaurídeos (Guaibasauridae) , com Chromogisaurus e Saturnalia, pelas suas características em comum, reunidos em uma subfamília batizada de saturnalíneos (Saturnaliinae). Além disso, o dinossauro primitivo Eoraptor aparece posicionado como o grupo-irmão dos neoterópodes (Neotheropoda) e os herrerassaurídeos (Herrerasauridae) ficando de fora do clado dos Eussaurísquios (Eusaurischia).

Ezcurra, M. D. 2010. A new early dinosaur (Saurischia: Sauropodomorpha) from the Late Triassic of Argentina: a reassessment of dinosaur origin and phylogeny. Journal of Systematic Palaeontology 8: 371-425.

Nenhum comentário: