Faça uma busca

Google
 

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Genealogia 522: A origem dos Jacques do Alegrete

Transcrição ipsis litteris do casamento de João Guilherme Jaques (Jean Guillaume Jacques), na igreja de NSa do Desterro:

Aos vinte e sete dias do mes de Janeiro de mil e sete centos e oitenta e hum annos nesta Matriz de Nossa Senhora do Desterro da Ilha de Santa Catharina pelas nove oras da noite, Com provizão do Reverendo Doutor vigario da vara Ignacio Joze galvão feitas as tres Canonicas admoestaçois Com Forme o Sagrado Concilio Tredentino e Constituição do Bispado em prezença do Reverendo Padre Comiçario Frei Manoel Luis da Madre de Deus Teixeira e as testemunhas abaicho declarada serreceberão In Facie Ecclezie por palavras de prezente João guilherme Jaques filho legitimo de João guilherme Jaques e de sua molher Maria Thereza natural da Sidade de Lila Flande Com Antonia Joaquina filha legitima de Francisco Antonio de Oliveira e de sua mulher Maria da Conçeição natural desta Ilha e logo lhes dei as Benças na forma do Ritual de que usa esta Igreja do que para constar mandei fazer este acento em que lavrei? e assignei era mes e anno ut supra = Alm.e? Joze de Azv.do = o vigr.o Ignacio Joze Galvão = João de Souza de Bitancur

12 comentários:

fabian disse...

Gostária de mais detalhes de jean guilherme jacques,pois tenho ele como frances. Eu descendo de Jacinto Rodrigues Jacques,açoriano do faial que estabeleceu no alegrete, de onde vem boa parte de minha flia paterna. Fabian Jacques

Simoes Lopes disse...

Jacinto Rodrigues Jaques era açoriano, e não tinha ligação com os Jacques do Alegrete.

Anônimo disse...

Ao sr Simões lopes, gostária de conversar mais a fundo com vc. Eu descendo do Jacinto que era açoriano. Meu avó era alegretense, meu pai que está com noventa anos é alegretense do Durasnal e são Jacques, com está grafia e aí?

fabian disse...

Caro Sr. Simoes lopes, eu Fabian sou rosariense,filho e neto de alegretenses. Meu pai tem 90 anos é natural do Durasnal(Aleg)e é Jacques e descende deste Jacinto que o sr disse nada haver com os Jacques do Alegrete. Gostária de conversar mais sobre isso com vc se fosse possivel. Fabian Jacques.
Abraço

Simoes Lopes disse...

Jacinto Rodrigues Jaques era natural da ilha do Faial, nos Açores, batizado na freguesia de Santa Bárbara dos Cedros, filho de Antônio Rodrigues e Maria da Rosa. Porque adotou Jaques como sobrenome ainda é um mistério, mas tal nome era comum na época como nome e sobrenome nos Açores, como uma das formas portuguesas do nome Tiago (Jacó, Jaime, Jácome).

transitando disse...

Que achado esse registro de casamento, eu so tinha o registro de ingresso no Brasil.

Descendo do Joáo Guilherme, que saiu de Lille, próximo da incorporação à França.

Já ouviu falar que ele seria médico?

fabian disse...

Pouco pesquisei sobre Jean guilherme jacques, mas já havia falado que ele era medico sim.

Fabian disse...

Ao sr Simoes Lopes, acho errado falar dos jacques do Alegrete, sem mencionar que haviam duas flias distintas sim, mas que ambas desde muito tempo na cidade. Sendo Jacinto sesmario em Durasnal. Ainda pesquiso nos açores. Lembrando que judeus foram impedidos de usar seus sobrenomes, principalmente os que vieram da Esp. de onde vieram a maioria das flias de Cedros.

Fabian disse...

Ao sr Simoes Lopes, acho errado falar dos jacques do Alegrete, sem mencionar que haviam duas flias distintas sim, mas que ambas desde muito tempo na cidade. Sendo Jacinto sesmario em Durasnal. Ainda pesquiso nos açores. Lembrando que judeus foram impedidos de usar seus sobrenomes, principalmente os que vieram da Esp. de onde vieram a maioria das flias de Cedros.

Ana Cláudia Teixeira Januário disse...

Olá.
Meu tataravó tinha como sobrenome Jacques. Porém, por erro do escrivão, o nosso sobrenome Jacques virou Januário. E pelo que sei, ele era de origem Francesa.
Gostaria de saber mais sobre meus antepassados. Sou de Turvo, SC.
Obrigada!

Celso Jacques disse...

Sr.Simões Lopes, peço ajuda referente a família Jacques de Uruguaiana e São Borja, de onde veio o meu pai. Meu avô Timóteo Vargas Jacques tem, ainda, familiares lá, Que não conheço.

Unknown disse...

Sou de santa Maria,meu sobrenome tbm é Jacques,familia do meu pai é natural de Alegrete.