quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Genealogia 522: A origem dos Jacques do Alegrete

Transcrição ipsis litteris do casamento de João Guilherme Jaques (Jean Guillaume Jacques), na igreja de NSa do Desterro:

Aos vinte e sete dias do mes de Janeiro de mil e sete centos e oitenta e hum annos nesta Matriz de Nossa Senhora do Desterro da Ilha de Santa Catharina pelas nove oras da noite, Com provizão do Reverendo Doutor vigario da vara Ignacio Joze galvão feitas as tres Canonicas admoestaçois Com Forme o Sagrado Concilio Tredentino e Constituição do Bispado em prezença do Reverendo Padre Comiçario Frei Manoel Luis da Madre de Deus Teixeira e as testemunhas abaicho declarada serreceberão In Facie Ecclezie por palavras de prezente João guilherme Jaques filho legitimo de João guilherme Jaques e de sua molher Maria Thereza natural da Sidade de Lila Flande Com Antonia Joaquina filha legitima de Francisco Antonio de Oliveira e de sua mulher Maria da Conçeição natural desta Ilha e logo lhes dei as Benças na forma do Ritual de que usa esta Igreja do que para constar mandei fazer este acento em que lavrei? e assignei era mes e anno ut supra = Alm.e? Joze de Azv.do = o vigr.o Ignacio Joze Galvão = João de Souza de Bitancur

28 comentários:

fabian disse...

Gostária de mais detalhes de jean guilherme jacques,pois tenho ele como frances. Eu descendo de Jacinto Rodrigues Jacques,açoriano do faial que estabeleceu no alegrete, de onde vem boa parte de minha flia paterna. Fabian Jacques

João Simões disse...

Jacinto Rodrigues Jaques era açoriano, e não tinha ligação com os Jacques do Alegrete.

Anônimo disse...

Ao sr Simões lopes, gostária de conversar mais a fundo com vc. Eu descendo do Jacinto que era açoriano. Meu avó era alegretense, meu pai que está com noventa anos é alegretense do Durasnal e são Jacques, com está grafia e aí?

fabian disse...

Caro Sr. Simoes lopes, eu Fabian sou rosariense,filho e neto de alegretenses. Meu pai tem 90 anos é natural do Durasnal(Aleg)e é Jacques e descende deste Jacinto que o sr disse nada haver com os Jacques do Alegrete. Gostária de conversar mais sobre isso com vc se fosse possivel. Fabian Jacques.
Abraço

João Simões disse...

Jacinto Rodrigues Jaques era natural da ilha do Faial, nos Açores, batizado na freguesia de Santa Bárbara dos Cedros, filho de Antônio Rodrigues e Maria da Rosa. Porque adotou Jaques como sobrenome ainda é um mistério, mas tal nome era comum na época como nome e sobrenome nos Açores, como uma das formas portuguesas do nome Tiago (Jacó, Jaime, Jácome).

transitando disse...

Que achado esse registro de casamento, eu so tinha o registro de ingresso no Brasil.

Descendo do Joáo Guilherme, que saiu de Lille, próximo da incorporação à França.

Já ouviu falar que ele seria médico?

fabian disse...

Pouco pesquisei sobre Jean guilherme jacques, mas já havia falado que ele era medico sim.

Fabian disse...

Ao sr Simoes Lopes, acho errado falar dos jacques do Alegrete, sem mencionar que haviam duas flias distintas sim, mas que ambas desde muito tempo na cidade. Sendo Jacinto sesmario em Durasnal. Ainda pesquiso nos açores. Lembrando que judeus foram impedidos de usar seus sobrenomes, principalmente os que vieram da Esp. de onde vieram a maioria das flias de Cedros.

Fabian disse...

Ao sr Simoes Lopes, acho errado falar dos jacques do Alegrete, sem mencionar que haviam duas flias distintas sim, mas que ambas desde muito tempo na cidade. Sendo Jacinto sesmario em Durasnal. Ainda pesquiso nos açores. Lembrando que judeus foram impedidos de usar seus sobrenomes, principalmente os que vieram da Esp. de onde vieram a maioria das flias de Cedros.

Unknown disse...

Olá.
Meu tataravó tinha como sobrenome Jacques. Porém, por erro do escrivão, o nosso sobrenome Jacques virou Januário. E pelo que sei, ele era de origem Francesa.
Gostaria de saber mais sobre meus antepassados. Sou de Turvo, SC.
Obrigada!

Unknown disse...

Sr.Simões Lopes, peço ajuda referente a família Jacques de Uruguaiana e São Borja, de onde veio o meu pai. Meu avô Timóteo Vargas Jacques tem, ainda, familiares lá, Que não conheço.

Unknown disse...

Sou de santa Maria,meu sobrenome tbm é Jacques,familia do meu pai é natural de Alegrete.

Ayrton Jacques disse...

Sou Jacques de Uruguaiana e tenho tentado encontrar minha ascendência. Meu tataravô se chamava Laurentino Rodrigues Jacques. Não estou encontrando conexão dele com os Jacques descendentes de Jean Guillaume Jacques II (Dr). (o pai ou avô deste partiu de Lile Nord-Pas-de Callais, França.
Este Jean II teve como filhos Luis Inácio Jacques, Ana Joaquina Inácio Jacques, Luiza Firmina Inácio Jacques e Simplício Inácio Jacques.
Quem puder me informe. Meu nome Ayrton Jacques. E-mail: ayrtonjacques@uol.com.br


João Simões disse...

Os Rodrigues Jaques são uma família açoriana que não têm parentesco com os Jacques franceses.

Fabian Jacques disse...

Bom dia. Conforme Simões Lopes postou existem duas famílias Jacques no Alegrete uma de origem francesa(Jean)médico, e outra descendente de Jacinto Rodrigues Jacques(açoriano). O que por falta de conhecimento é que o sobrenome de Jacinto era também com CQ e de seus filhos também, passando ocorrer erro de grafia posteriormente. Tenho registros que confirmam isso.
No meu ramo mesmo tenho pessoas diretas nas quais registros antigos demonstram isso.
Para informação de alguns, os Açores foram colonizados por Portugueses, holandeses, franceses, espanhóis e judeus sefarditas.
Ainda estou nos açores pesquisando. Até onde eu sei não existe nenhuma família Jacques nos açores, e sim franceses cujo nome era Jacques.
Uma pergunta ao amigo Simões Lopes. Como um açoriano era dono de uma sesmaria de terra? não sendo ele militar!

João Simões disse...


Primeira Geração

1. Laurentino Rodrigues Jaques nasceu em 21 junho 1811 em Caçapava do Sul-RS e foi batizado em 21 julho 1811 em Caçapava do Sul-RS.

Laurentino casou-se com Matilde Joaquina de Oliveira.


Segunda Geração

2. João Rodrigues Jaques nasceu1 em 7 abril 1787 em Rio Pardo-RS. Ele casou-se com Joaquina Maria de Jesus (=Joaquina Clara da Silveira) em 8 janeiro 1808 em Rio Pardo-RS.

3. Joaquina Maria de Jesus (=Joaquina Clara da Silveira) nasceu em Taquari-RS.


Terceira Geração

4. Jacinto Rodrigues Jaques nasceu em Cedros, ilha do Faial. Ele casou-se com Ana Maria de Jesus em 14 julho 1776 em Taquari-RS.

5. Ana Maria de Jesus foi batizada em 7 junho 1760 em Triunfo-RS .

6. Manuel da Silveira Goulart nasceu em São José da Terra Firme-SC. Ele casou-se com Florência Clara de Jesus em 11 maio 1789 em Taquari-RS.

7. Florência Clara de Jesus foi batizada em 26 março 1773 em Florianópolis-SC (Lagoa) .


Quarta Geração

8. Antônio Rodrigues nasceu2 em 12 fevereiro 1698 em Cedros, ilha do Faial. Ele casou-se com3 Maria da Rosa em 1 janeiro 1715 em Cedros, ilha do Faial.

9. Maria da Rosa nasceu em Cedros, ilha do Faial.

10. Antônio Machado de Souza4 nasceu5 em 1712 em Urzelina, ilha de São Jorge. Ele faleceu6 em 28 maio 1787 em Taquari-RS. Antônio casou-se com Felipa da Conceição em 18 agôsto 1737 em Urzelina, ilha de São Jorge.

11. Felipa da Conceição nasceu7 em 1 maio 1718 em Santo Amaro, ilha de São Jorge e foi batizada em 3 maio 1718 em Santo Amaro, ilha de São Jorge . Ela faleceu8 em 20 abril 1794 em Taquari-RS.

12. José Silveira de Castro nasceu em São Mateus, ilha do Pico. Ele casou-se com Rosa Maria de Jesus.

13. Rosa Maria de Jesus.

14. Manuel Machado Álvares nasceu em 20 abril 1737 em Santiago da Ribeira Seca, ilha de S.Jorge. Ele casou-se com Apolônia Maria.

15. Apolônia Maria nasceu c.1743.



Apêndice A - Fontes


1. Arquivo Pessoal de Rafael Barcellos Machado, 18 jan 2005.
2. Arquivo Pessoal de Helder Oliveira.
3. Arquivo Pessoal de Helder Oliveira.
4. comunicação pessoal via e-mail, Maria Cecy, macecy@matrix.com.br.
5. FABRÍCIO, José de Araújo, A freguesia de Nosso S.Bom Jesus de Triunfo, Revista do Instituto Histórico e Geográfico do RS, v.27, n.1-4 (1947), pg.246.
6. Taquari: Óbitos, Compilados por Viviane Wiedemann Velloso, São José de Taquari, Livro de Óbitos 1,27v, 13 ago 2005.
7. FABRÍCIO, José de Araújo, A freguesia de Nosso S.Bom Jesus de Triunfo, pg.240.
8. Taquari: Óbitos, São José de Taquari, Livro de Óbitos 1,46, 13 ago 2005.

Unknown disse...

Bom dia, meu pai tem o sobrenome jacques por parte da minha avó, a minha avó morava em cacequi. Como posso saber a origem deste sobrenome?

Unknown disse...

Bom dia, meu pai tem o sobrenome jacques por parte da minha avó, a minha avó morava em cacequi. Como posso saber a origem deste sobrenome?

João Simões disse...

Tendo pesquisar a origem dos seus pais, avós, bisavós, em cartórios e arquivos de igrejas ou dioceses.

Unknown disse...

Gostaria de entender minja vó chama Dalzoria Rodrigues jaques,eu me chamo Andreia jaques garcia minha familia e de mato grosso do sul,familia bem grande,agora tem pessoas na familia que o jaques e com C jacques?nao vejo citaçao da familia com esse sobrenome em mato grosso do sul.

Unknown disse...

Sou de sobrenome Jaques. Meus avós paternos partiram do Ceará para o Acre, depois migraram para o Amazonas no auge da exploração da borracha. Morreram ainda jovens por aqui. Não sabemos nada sobre eles e sua famimia interior. Meu avó chamava-se, Sebastião Jaques da Silva. Deixou 4 filhos e 2 filhas órfãos aqui no Amazonas, restam somente 2 vivos.

VANDI disse...

O Jacinto é o maior povoador de Alegrete. Era meu 6⁰ avô.

Observatório Social de Santa Maria (OSSM) disse...

Olá, também sou descrente de Jacinto Rodrigues Jacques. Somos Alegretensrs, mas meu pai tinha familiares no Durasnal. Quem sabe seu pai o conheceu, ETA Hermógenes Alves Jacques

Observatório Social de Santa Maria (OSSM) disse...

Meu nome é Vera Jaques

Observatório Social de Santa Maria (OSSM) disse...

Acho que tinha, em pesquisa genealógica que fizemos recentemente, meu pai é descentente dele. Vindos da Ilha de Açores, Portugal

Eguiberto Jaques disse...

Bom dia! Eu sou Eguiberto Jaques, moro em São Fco de Assis RS ,filho de Joao Damacena Moreira Jaques ,Falecido em 2018 aos 88 anos e meu avô nasceu no caverá interior de Rosario do sul, que se chamava Ozorio Rodriques Jacques Nascido em 1881 filho de Vicente Jaques (chamado capitao Jaques) falecido no 5ºdistrito de Sâo francisco de Assis RS.

Fabian Jacques disse...

Bom dia, segue meu contato Fabian Jacques 55 991416785

Fabian Jacques disse...

Eguiberto, tentei contato contigo pelo face. Fabian Jacques(pesquiso sobre a flia).Sou Rosariense e moro Sta M.