Faça uma busca

Google
 

sexta-feira, 26 de março de 2010

Evolução 136: Longicrusavis, mais uma na multidão de Yixian

A Formação Yixian, na China é famosa pela grande quantidade de pássaros fósseis datados do início do período Cretáceo. Não apenas são muitos, como sua diversidade é estupenda, incluindo desde formas muito primitivas como as Confucusiornitídeas, passando por uma grande variedade de Enantiórnites até aquelas aves incluídas no grupo denominado Ornituromorfos (Ornithuromorpha), que incluem formas provavelmente próximas dos ancestrais das aves modernas. A nova espécie descoberta foi batizada com o nome de Longicrusavis houi, mostra adaptações apropriadas a um pássaro pequeno que vivia em charcos e à beira d'água, como os modernos maçaricos e saracuras. Com isso, fica cada vez mais reforçada a hipótese de que os ancestrais das aves modernas viviam em ambientes aquáticos, ao contrários das extintas Enantiórnites, que ocupariam os nichos mais terrestres e arbóreos, e que parecem não ter sobrevivido à grande extinção do fim do Cretáceo.
Fonte da imagem e bibliografia: O'Connor, J. K., Gao K.-Q. & Chiappe L. M. (2010). A New Ornithuromorph (Aves: Ornithothoraces) Bird from the Jehol Group Indicative of Higher-Level Diversity. Journal of Vertebrate Paleontology 30: 311-321.

Evolução 135: Um tiranossauro... na Austrália?

Na formação australiana conhecida como Dinosaur Cove, datada do Aptiano inferior, cientistas identificaram restos fragmentários que, surpreendentemente, parecem ser de uma espécie ainda não batizada de tiranossauróide. Ainda que novos dados sejam precisos para que afirmações mais consistente sejam feitas, todas as característica observadas parecem indicar um parente remoto do famoso Tyrannosaurus rex, mais avançado que formas primitivas como recém-descoberto Raptorex, da China, porém menos que os tiranossaurídeos propriamente ditos.
O maior impacto da descoberta seria no âmbito da paleobiogeografia, visto os tiranossaurídeos foram grandes carnívoros até então conhecidos apenas da Ásia e América do Norte. Seus ancestrais mais antigos e primitivos, no entanto, recuam até o Jurássico Médio, e também conhecidos diversos fósseis europeus.
No Jurássico Médio, todos os continentes formavam uma imensa massa terrestre consolidada, batizada de Pangéia, e assim, teoricamente os primitivos tiranossauróides, ainda ágeis e diminutos, poderiam ter se espalhado por todo o mundo. Mesmo assim, não são conhecidas espécies deste grupo nos continentes austrais como África ou América do Sul. A sua presença na Austrália, em latitudes outrora circumpolares, levanta a questão de como teriam chegado lá. Seria o misterioso fóssil um tiranossauróide, ou apenas algum tipo de "impostor"? Poderia ser algum outro tipo de terópode cuja evolução levou ao desenvolvimento de características "imitando" os tiranossauróides?

Bibliografia:
Benson, R. B. J., Barrett, P. M., Rich, T. H. & Vickers-Rich, P. 2010. A southern tyrant reptile. Science 327, 1613.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Evolução 134: Psitaciforme arcaico no Eoceno da Ìndia

Os restos descobertos da nova espécie Vastanavis cambayensis permitiram a paleontólogos classificar este gênero como uma espécie similar aos psitaciformes primitivos do gênero Quercypsitta, comum no Terciário europeu. A descoberta de mais similaridade entre as faunas eocênicas do subcontinente indiano e a Europa ocidental vem reforças as hipóteses paleobiogeográfica de uma conexão faunística unindo a Índia e a Europa, reforçada pela descoberta de grupos análogos de morcegos, roedores e primatas, dentre outros.


Gerald Mayr ; Rajendra S. Rana ; Kenneth D. Rose ; Ashok Sahni ; Kishor Kumar ; Lachham Singh ;Thierry Smith: Quercypsitta-Like Birds from the Early Eocene of India (Aves, ?Psittaciformes). Journal of Vertebrate Paleontology, Volume 30 Issue 2 2010 Pages 467 – 478

Evolução 133: Fauna de Gondwana IX - Formação Cerrejón

Gondwana-índice

Formação CERREJÓN

Localização: Colômbia
Idade: Paleoceno Médio-Superior

Ordem Testudines
Família Bothremydidae
Puentemys mushaisaensis Cadena, Bloch et Jaramillo, 2012

Família Podocnemididae
Cerrejonemys wayuunaiki Cadena et alii, 2010
Família ?
Carbonemys cofrinii Cadena, Ksepka, Jaramillo & Bloch, 2012



Ordem Serpentes
Família Boidae
Titanoboa cerrejonensis Head, 2009
Ordem Crocodyliformes
Família Dyrosauridae
Cerrejonisuchus improcerus Hastings, Bloch, Cadena & Jaramillo, 2010
Acherontisuchus guajiraensis Hastings, Bloch, Jaramillo, 2011

quarta-feira, 24 de março de 2010

Evolução 132: DNA em dedo fossil sinaliza nova espécie de humano

Um fóssil humano descoberto em 2008 numa caverna da Sibéria, foi datado entre 30 e 48.000 anos de idade, e em sua primeira descrição parecia ser apenas mais um exemplar do Homem de Neandertal (Homo neanderthalensis), uma espécie extinta do gênero Homo que viveu nas regiões glaciais da Europa e Ásia Ocidental, enquanto a nossa espécie ocupava apenas o continente africano.
Mas a análise do DNA realizada por cientistas alemães revelou resultados, que na opinião dos ditos cientistas, significa a existência de uma terceira espécie de hominino (Hominini) na Sibéria. A divergência entre o fóssil siberiano e os humanos modernos e neandertais seria de cerca de um milhão de anos. Ou seja: há um milhão de anos, quando os proto-humanos deixaram a África, uma linhagem ocupou a Europa, e viria a dar origem ao Homo neanderthalensis, enquanto que outra linhagem rumou para leste, na direção da Ásia Central.

  1. Krause, J. et al. Nature doi:10.1038/nature08976 (2010).
  2. Rasmussen, M. et al. Nature 463, 757-762 (2010).
  3. Derevianko, A. , Shunkov, M. & Volkov, P. Archaeol. Ethnol. Anthropol. Eurasia 34, 13-25 (2008).

domingo, 21 de março de 2010

Genealogia 492: Antônio Fagundes e Maria da Conceição, povoadores

Antônio Fagundes e Maria da Conceição, ilhéus, deixaram vasta descendência no Rio Grande do Sul, por meio de seus dois filhos Francisco Fagundes e Leonardo Fagundes da Silva, em Rio Grande, Estreito, Taquari e Triunfo.


CASAMENTO DE ANTÔNIO E MARIA, NA IGREJA DE S. PEDRO DA CIDADE DE ANGRA
Em os trinta e hum dias do mes de Mayo do anno de mil e sete centos e vinte e dous sendo de menhã nesta Ig.ra do App.o S. P.o desta Cidade de Angra, feitas as diligencias na forma do Sagrado Concilio Trydent. sen haver canonico impedim.to como me constou por hum mandado do R.do Provizor deste Bispado, que em nosso poder fica en minha prezença e na das duas solemnes testemunhas q abaixo asignão João de Faria nosso fregues e cazado, e Amaro Gonçalves fregus da Sancta Luzia e tambem cazado se cazarão por palavras de prezente Antonio fagundo viuvo de Joanna de Jezus sepultada nesta dita Ig.ra e nosso fregues com Maria da Conceição filha de Bertholameo Sylveira e de Maria Simoa natural da Villa nova do Topo [...] da Ilha de S. George e nossa fregueza os quais recebi in facie Ecclesiae por marido e mulher Como manda a S.ta Madre Ig.ra e p.a constar fis este termp dia mes e anno ut supra

Antônio e sua segunda esposa casaram-se em 15/10/1718, sendo ele viuvo de Perpétua Pereira

CASAMENTO DE ANTÔNIO E PERPÉTUA, NA MESMA IGREJA


Em os tres dias do mes de Fev.ro do anno de mil sette centos e ceis e em esta Parochial do Apostolo São Pedro desta Cidade de Angra per hum mandado do D. Lazaro de Souza P.ra provizor e vig.ro Geral no Spiritual e temporal juiz dos Cazam.tos e justificações degenere, pello Ill.mo S.or Bispo D. Antonio Vieyra Leytam, per mense(?) de Deus e da Santa See Apostolica Bispo de Angra, e do Conselho de sua Mag.de por não haver de novo impedim.to Recebi in facie eccl. na forma do Sagrado Conc. Trid. a An.to Fagundes f.º de Andre Gomes e de sua m.er Joanna Fernnades, natural da Santa Barbera das nove Ribeiras, Com Perpetua P.ra f.a de An.to P.ra e de sua m.er Izabel Correa, natural de S. An.to do porto Judeo, e ambos os contrahentes freguezes desta Parochial de S. Pedro, em a qual satisfizerão ao preceito quadragesimal o anno passado de mil settecentos e sinco, por marido e molher, como manda a Santa Madre Ig.ra guardando em tudo a Constituição deste Bispado no q. forão testemunhas prezentes M.el V.ra Netto e An.to V.ra fregueses desta ditta Parochial e outras mais pessoas, que prezentes estavão e p.a constar lanso este termo, que comigo hande asignar, die mense e anno ut sup = O Cura Jozeph de Mello