Faça uma busca

Google
 

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Evolução 207: Mondegodon

A interessante descoberta de um mamífero primitivo no sítio palentológico de Silveirinha, em Portugal, batizado de Mondegodon eutrigonus, trouxe mais dados para entender a evolução dos ungulados. A nova espécie, integrante da ordem extinta dos mesoníquios (Mesonychia), que incluía ungulados arcaicos de hábitos onívoros e carnívoros, por muito tempo considerados como ancestrais do artiodátilos e dos cetáceos, possui características intermediárias entre os triisodontídeos (Triisodontidae) e os mesoniquídeos (Mesonychidade), a família mais avançada da ordem, onde as adaptações a uma dieta carnívora mais especializada.
Com a descoberta do Mondegodon, em vitude da já conhecida ausência dos mesoniquídeos em terrenos mais antigos na América do Norte, onde triisodontídeos eram conhecidos desde o início do Paleoceno, aumenta a possibilidade que os mesoniquídeos estivessem presentes no Paleoceno europeu bem antes do início do Eoceno, e isso indicaria um grau de endemismo bem elevado na fauna européia pré-Eocênica. Na época, a Europa constituía um imenso arquipélago, mas as suas relações biogeográficas com a América do Norte, Ásia e África ainda não estão inteiramente esclarecidas.



A structural intermediate between triisodontids and mesonychians (Mammalia, Acreodi) from the earliest Eocene of Portugal

Rodolphe Tabuce, Julien Clavel and Miguel Telles Antunes

Naturwissenschaften - Online First™, 22 December 2010

Nenhum comentário: