terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Genealogia 548: Família Gago, de Rio Grande

Primeira Geração

1. Manuel João Gago.

Manuel casou-se com Maria Simões.

Eles tiveram os seguintes filhos

+ 2 M i. Manuel João Gago nasceu em 1849.

Segunda Geração

2. Manuel João Gago (Manuel João) nasceu em 1849 em Portugal. Manuel casou-se com Maria de Oliveira Branco, filha de Manuel de Oliveira Branco e Maria dos Santos, em 24 novembro 1881 em Rio Grande-RS. Maria nasceu em Portugal. Eles tiveram os seguintes filhos

+ 3 M i. Manuel Frederico Branco Gago nasceu em 1885.

4 M ii. Mário Branco Gago nasceu em 1890 em Rio Grande-RS.

Mário casou-se com Albertina Gonçalves, filha de Domingos Gonçalves dos Santos e Maria da Conceição Pinto, em 18 maio 1912 em Rio Grande-RS.

5 M iii. Pedro Branco Gago.

Pedro casou-se com Elvira Pereira, filha de José Pereira e Julieta Couto ?, em 31 maio 1913 em Rio Grande-RS.

Terceira Geração

3. Manuel Frederico Branco Gago (Manuel João, Manuel João) nasceu em 1885.

Manuel casou-se com Clara de Oliveira Ribeiro, filha de Manuel de Oliveira Ribeiro e Ana Joaquina de Jesus, em 2 abril 1904 em Rio Grande-RS. Clara nasceu em 1888. Eles tiveram os seguintes filhos

6 M i. Frederico Branco Gago.

Frederico casou-se com Marina da Costa.

16 comentários:

Fátima Xavier disse...

Quem fez esta genealogia 548 Família Gago de Rio Grande. Meu bisavô João Gago teve 15 filhos. A minha avó, a caçula não aparece. Aliás, nenhuma das mulheres aparecem. Por quê????

João Simões disse...

Pesquisei a partir do livro de casamentos de Rio Grande, enquanto fazia outras pesquisas, e fui anotando estes nomes, com certeza não deve estar completo. Não passei por outros de sobrenome Gago, e o livro de matrimônios pesquisado acabava por volta de 1912, daí não incluir filhos mais novos, que devem ter se casado bem depois. Prestei atenção ao sobrenome por ter primos descendentes em um dos ramos. Se vc quiser mandar complementos, aceitarei com prazer.

Fátima Xavier disse...

Muito legal vc fazer este trabalho e eu até mandei um email para o blog pedindo seu contato. Sou da família Gago. A minha avó materna - Conceição Branco Gago Xavier -, que mora comigo, é a filha mais nova de Manuel João Gago. Minha avó já tem 104 anos, está consciente mas não fala mais. O nome de minha bisavó era Maria de Oliveira Branco Gago e não Maria Simões. Onde vc encontrou o "Simões"? Os quatro nomes dos filhos do sexo masculino citados estão certos. Minha avó sempre falou nesses irmãos Manuel, Pedro, Mário e Frederico. Não tenho certeza que faltem outros homens mas tenho como checar pois ela dizia que teve 14 irmãos entre homens e mulheres. Alguns morreram cedo, antes dela nascer, como uma irmã que se chamava Conceição. Por isso, ela tem o mesmo nome. Minha avó casou-se em 1923, lá mesmo, na cidade de Rio Grande. Meu bisavô morreu em 1913, quando vovó tinha 6 anos de idade.
Se quiser me mandar seu email, depois envio mais informações pois ainda vou checar. Fiquei animada! A família aqui agradece. Ah, somos parentes?

João Simões disse...

Não somos parentes, pelo menos não neste ramo. Tenho alguns ancestrais Xavier, mas não sei haveria ligação. Um primo distante dos meus avós, Sérgio Carpena, casou-se com Leda Maria Gago, filha de Frederico Gago e neta de Manuel Frederico.

Fátima Xavier disse...

Vamos ver, a Leda que eu conheço é filha de Frederico Branco Gago, irmão de minha avó. Frederico Branco Gago ou Manuel Frederico ou são irmãos ou a mesma pessoa. Vovó tinha um irmão Manuel e um irmão Frederico que tb teve um filho Frederico, irmão de Leda e Erta. Preciso ligar para eles e esclarecer. Ele mora em Curitiba, Erta em Pelotas e Leda em Porto Alegre. Há mais de um ano não falamos com eles. Deveria ligar. Não estavam muito bem de saúde. Um abraço,

Maria alice Gago disse...

Olá, sou Maria Alice Gago Lopes, meu avô era Jose Branco Gago um dos 15 filhos de Manoel João Gago. Gostei muito da pesquisa, vou conseguir mais dados da família que estão faltando e lhe informar.
Um abraço.

Paulo Pedro disse...

interessante também identificar as relações de parentesco entre os Gago de Rio Grande (meus bisavós - sou neto de Conceição Branco Gago (1906-2013) com Carlos Viegas Gago Coutinho (1869-1959) o geógrafo cartógrafo, oficial da Marinha Portuguesa, navegador que primeiro atravessou Atlântico em vôo e historiador.

segundo Gago Coutinho (autobiografia) os avós dele eram livreiros em Faro...

os Gagos que ele sabia são de Alportel, no Algarve onde tinha primos afastados em suas palavras: ...Creio que um deles emigrou para "Argentina". Se algum antepassado veio para o Brasil, não sei. Quanto aos Gagos dos Açores, ignoro se serão meus parentes afastados

Anotações do Livro: Pinheiro Corrêa. Gago Coutinho, precursor da navegação aérea. Edição do Centenário (1869 - 1969) Porto, 1969

Minha Vó Conceição reconhecia esse parentesco e tinha uma foto dada por ele, com dedicatória à mina prima em sua segunda estadia no Brasil

Paulo Pedro disse...

DIGO: identificar as relações de parentesco entre os Gago de Rio Grande com Carlos Viegas Gago Coutinho (1869-1959) Por parte meus bisavós - sou neto de Conceição Branco Gago (1906-2013) filha de Manuel João Gago e Maria de Oliveira Branco

Unknown disse...

Olá! Meu bisavô se chamava Antônio de Oliveira Branco sabes me dizer se ele era irmão de Maria de Oliveira Branco?? Agradeceria muito qualquer informação sobre a Família de Oliveira Branco!

Unknown disse...

Oi.
Me chamo Denise Rodrigues Gago(Pinheiro....de casada).
Meu avô se chamava Anabor Rodrigues Gago e minha avó Maria Lila de Mattos Rodrigues Gago.
Meu Pai Alberto de Mattos Rodrigues Gago assim comono irmão dele Roberto de Mattos Rodrigues Gago.
Sei que em São Luis (MA), existe uma empresa chamada Rodrigues Gago. Gostaria de saber mais sobre essa familia Gago. Seremos uma só descendencia?
Meu Email: Denise_gago@hotmail.com.

Unknown disse...

Minha bisavó era gago e tinha muitas irmãs sao de Visconde do Rio Branco em Minas gerais e não conheçemos mais ninguém com esse sobre nome sabe alguma informação se tem alguém que veio minha bisa morreu a alguns anos e queria saber mais .

Unknown disse...

Meu avô se chamava ANABOR RODRIGUES GAGO.

Unknown disse...

Estou fazendo uma pesquisa e precisaria o local de nascimento de Manoel João Gago e confirmar a data de nascimento.
Alguém sabe?

Luiz Gustavo Garcia disse...

Meu bisavó José branco gago meu vô Américo Gago.

Unknown disse...

O meu avô se chamava Anabor Rodrigues Gago. Meu nome é Denise Rodrigues Gago Pinheiro. Me liguem 21982267468

Unknown disse...

Oi me chamo Denise Rodrigues Gago Pinheiro, neta de Anabor Rodrigues Gago Se conseguir mais alguma coisa me avisa?