domingo, 20 de maio de 2012

Genealogia 629: Sebastião Fernandes e Catarina Fernandes


Primeira Geração

      1. Sebastião FERNANDES. Foi batizado nas Fontinhas, e era filho de Miguel Fernandes Peixoto e Bárbara Fernandes, casados em 5 maio 1587 nas Fontinhas [1].
Sebastião casou-se em S. Pedro dos Biscoitos (30 janeiro 1612) [2] com Catarina FERNANDES. Era prima do vigário Manuel Gonçalves e filha de Antônio Enes e Leonor Manuel, todos dos Biscoitos.

Eles tiveram os seguintes filhos

+          2 M        i.  Gaspar Fernandes PEIXOTO.
               3 F        ii.  Luzia, gêmea, foi batizada em 21 dezembro 1615 em Vila da Praia, ilha Terceira (Padrinhos: Maria Antunes c/c Manuel Dias, e Pedro Gonçalves) .
               4 M      iii.  Manuel, gêmeo, foi batizado em 21 dezembro 1615 em Vila da Praia, ilha Terceira (Padrinhos: Manuel Dias, e Catarina Gaspar, filha de João Dias).

+          5 F       iv.  Bárbara de Almeida.






Segunda Geração

      2. Gaspar Fernandes PEIXOTO (Sebastião) nasceu em Vila da Praia, ilha Terceira.
Gaspar casou-se com Maria LUÍS, filha de Antônio MENDES e Leonor LUÍS, em 15 maio 1645 em Sta Cruz da Vila da Praia, ilha Terceira. Maria nasceu em Vila da Praia, ilha Terceira.

Eles tiveram os seguintes filhos
               6 F         i.  Maria LUÍS (da Serra de Santiago) foi batizada em 10 abril 1646 em Vila da Praia, ilha Terceira .
Maria casou-se com Manuel Fernandes d' AREIA, filho de João GONÇALVES e Isabel JOÃO, em 19 janeiro 1671 em Lajes, ilha Terceira. Manuel nasceu antes 1645 em Lajes, ilha Terceira.
               7 F        ii.  Catarina Rodrigues foi batizada em 11 setembro 1647 em Vila da Praia, ilha Terceira .
               8 M      iii.  João Mendes foi batizado em 5 setembro 1649 em Vila da Praia, ilha Terceira.
João casou-se com Mônica de Sousa, filha de Manuel Pires d' Azere e Ana de Sousa, em 14 outubro 1686 em Sta Cruz da Vila da Praia, ilha Terceira.
               9 F       iv.  Leonor Luís foi batizada em 11 junho 1651 em Vila da Praia, ilha Terceira .
Leonor casou-se com Bartolomeu Camelo, filho de Gaspar Lopes Camelo e Ágada Simões, em 27 junho 1677 em Sta Cruz da Vila da Praia, ilha Terceira. Bartolomeu foi batizado em 17 fevereiro 1647 em Vila da Praia, ilha Terceira.
             10 F        v.  Ana foi batizada em 22 agôsto 1655 em Vila da Praia, ilha Terceira .
             11 M      vi.  Antônio foi batizado em 7 janeiro 1658 em Vila da Praia, ilha Terceira.
             12 M     vii.  Pedro foi batizado em 29 junho 1660 em Vila da Praia, ilha Terceira.
             13 F     viii.  Joana da Cruz foi batizada em 4 maio 1661 em Vila da Praia, ilha Terceira .
             14 M      ix.  Vasco foi batizado em 14 setembro 1663 em Vila da Praia, ilha Terceira.
             15 M       x.  Tomé Fernandes foi batizado em 15 fevereiro 1665 em Vila da Praia, ilha Terceira.
Tomé casou-se com Leonor Faleiro, filha de João dOrnelas da Câmara de Mendonça e Maria Faleiro, em 23 novembro 1693 em Sta Cruz da Vila da Praia, ilha Terceira.

      5. Bárbara de Almeida (Sebastião).
Bárbara casou-se com Gaspar Gonçalves, filho de Baltazar Gonçalves e Maria Gaspar, em 7 novembro 1633 em Sta.Cruz da Vila da Praia, ilha Terceira.

Eles tiveram os seguintes filhos
             16 M        i.  João Gonçalves "carreiro".João casou-se com Maria Cardoso, filha de Sebastião da Costa Carreiro e Maria dos Reis, em 4 novembro 1669 em Sta Cruz da Vila da Praia, ilha Terceira.
[1] [...]Sinco de Majo de 85 Recebi em esta Igreja de nossa Snr.a da peña Miguel frz da freguezia 
dos biscoutos Com barbora frz moradora nesta freguezia forão t.as do casam.to e matrimonio 
Celebrado Sebastião Roiz d.os a.o melchor Cardozo m.el dias d.os lopes Ant.a(?) evangelha beatriz 
Cardoza Maria Correa e outras muitas pessoas = Manoel da Camara.

[2][...] em os trinta dias do mes de Janr.o da era de mil e seis sentos e doze annos Recebeu o R.do padre Manoel glz vigr.o da igreija da bem aventurada Santa breatis da freiguesia das quatro ribr.as em esta do porto da cruz c. minha licensa q p.a isso me pediu a bastião frz f.o de miguel frz peixoto e de sua m.er barbora frz freigueses de nossa senhora da pena das fontainhas cõ caterina frz prima do dito vig.ro M.el glz f.a de An.to anes ia de funto e de sua m.er lianor manuell freigueses desta freiguesia dos biscoitos sendo [...] pr.o corridos os banhos em tres dias festivos asi aqui nesta igreija dos biscoitos com com a igreija de nossa Snr.a da pena donde o dito bastião frz era freigues cõForme ao Sagrado Cõcilio Trid.o e não lhes saiu impedim.to algû sendo pr.o cõfessados e comûgados test.as presentes ao dito recebim.to e matrimonio m.te(?) miguel cardoso capitão desta freguesia dos biscoitos e martim a.o [...] e pedralvrs evang.o e baltesar frz lavrador e m.el glz o cestiganho(?) e m.el alvrz e d.os caldr.a e outras mais desta freguesia e por verdade fiz e assinei este termo c todas estas pessoas são desta freiguesia dos biscoitos = o vig.ro p.o fr.co







Nenhum comentário: