segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Genealogia 655: João Teixeira de Águeda e Isabel Nunes, filhos e migração para o Brasil: a origem dos irmãos Pereira Fortes

  Primeira Geração

 

      1. João Teixeira de Águeda (Filho) nasceu em Norte Grande, ilha de São Jorge. Filho de João Teixeira de Águeda e Maria de Sousa. João casou-se com Isabel Nunes, filha de Miguel Pereira de Bairros e Luzia Simões da Silveira, em 14 outubro 1726 em Topo, ilha de São Jorge. Isabel nasceu em 7 fevereiro 1709 em Topo, ilha de São Jorge. Eles tiveram os seguintes filhos

               2 M        i.  Miguel (I) nasceu1 em 27 setembro 1728 em Topo, ilha de S.Jorge.

               3 M       ii.  João Pereira Fortes (= João Pereira de Águeda) nasceu2 em 15 agôsto 1731 em Topo, ilha de São Jorge e foi batizado3 em 19 agôsto 1731 em Topo, ilha de São Jorge. Ele faleceu em 19 novembro 1820 em Rio Pardo-RS. Ele e o irmão Antônio adotaram "Fortes" como sobrenome.

João casou-se com Eugênia Rosa, filha de Manuel Fernandes Ribeiro e Catarina de Borba de São Francisco, em 1756 em Rio Pardo-RS. Eugênia nasceu em Vila da Praia, ilha Terceira.

               4 F       iii.  Maria Santa foi batizada4 em 17 outubro 1733 em Topo, ilha de S.Jorge .

Maria casou-se com5 Jerônimo da Silveira Machado (ou Machado Silveira), filho de Antônio Machado d' Águeda e Antônia da Silveira, em 1753 em Viamão-RS. Jerônimo nasceu em Santa Luzia, ilha do Faial (sic). Ele faleceu em 18 dezembro 1799 em Rio Pardo-RS.

               5 M      iv.  Antônio Pereira Fortes foi batizado6 em 26 abril 1736 em Topo, ilha de S.Jorge. Ele faleceu antes 6 janeiro 1813 em Rio Pardo-RS.

Antônio casou-se com (1) Maria Antônia da Encarnação, filha de José da Costa Matos e Maria da Conceição, em 6 julho 1772 em Rio Pardo-RS. Maria faleceu em 28 agôsto 1787 em Rio Pardo-RS.

Antônio também casou-se com1 (2) Helena Maria da Silva, filha de Antonio da Silva e Ana do Rosário, em 18 outubro 1788 em Rio Pardo-RS. Helena nasceu em Florianópolis-SC (Desterro).

               6 M       v.  Miguel Pereira Simões foi batizado7 em 3 maio 1738 em Topo, ilha de S.Jorge.

Miguel casou-se com Josefa Maria de Matos, filha de Francisco da Costa Matos e Rosa Maria, em 24 julho 1763 em Rio Pardo-RS. Josefa nasceu cerca de 1743 em Horta (Conceição), ilha do Faial. Ela faleceu8 depois 1811 em Rio Pardo-RS.

               7 F       vi.  Felícia do Sacramento foi batizada9 em 2 agôsto 1740 em Topo, ilha de S.Jorge . Ela faleceu10 em 17 maio 1819 em Taquari-RS.

Felícia casou-se com André Jacinto, filho de João Machado de Souza e Ana de São Pedro. André nasceu11,12,13,14 em 30 novembro 1732 em Norte Grande, Ilha de São Jorge e foi batizado em 30 novembro 1732 em Norte Grande, ilha de S. Jorge. Ele faleceu antes 17 maio 1819.

               8 M     vii.  Manuel (1o.) nasceu em 13 dezembro 1742 em Vila do Topo, ilha de S.Jorge.

               9 F     viii.  Rosa Joaquina de Souza nasceu15 em 7 janeiro 1746 em Topo, ilha de S.Jorge e foi batizada16 em 30 janeiro 1746 em Topo, ilha de São Jorge . Ela faleceu17 em 25 abril 1825 em Rio Pardo-RS.

Rosa casou-se com capitão João Teixeira de Magalhães, filho de Francisco Fernandes Teixeira e Dona Maria de Gouveia, em 14 abril 1768 em Rio Pardo-RS. João nasceu em Loureiro, Peso da Régua, Vila Real (PT).

             10 M      ix.  Manuel Teixeira nasceu18 em 7 setembro 1748 em Vila do Topo, ilha de S.

 

Jorge e foi batizado19 em 14 setembro 1748 em Topo, ilha de S.Jorge.

             11 M       x.  Francisco Pereira nasceu20 em 6 dezembro 1750 em Topo, ilha de S.Jorge e foi batizado21 em 12 dezembro 1750 em Topo, ilha de S.Jorge.

 

 

Apêndice A - Fontes

 

 

  1, 2, 15,18, 20.     microfilmes  LDS, Nossa Senhora do Rosário da vila nova do Topo, ilha de São Jorge, Açores. Batismos.

  2.  microfilmes  LDS, Nossa Senhora do Rosário da vila nova do Topo, ilha de São Jorge, Açores. Batismos.

  3.  Arquivo da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro, Habilitação De Genere de Francisco das Chagas Martins de Ávila e Souza.

  4.  Arquivo da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro, Habilitação De Genere de Francisco das Chagas Martins de Ávila e Souza.

  5.  HAMEISTER, Martha Daisson, O Continente do Rio Grande de São Pedro:os homens, suas redes de relações e suasmercadorias semoventes(c.1727-c.17.

  6, 7, 9, 16. 19 e 21.               Arquivo da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro, Habilitação De Genere de Francisco das Chagas Martins de Ávila e Souza. (VIDE TRANSCRIÇÕES ABAIXO)

  8.  CARVALHO, Emilio D'Artagnan, Índice de Testamentos: Rio Pardo, Rev. do Museu Júlio de Castilhos no.6, 1956, pg.13, n.31.

    10. Taquari: Óbitos, Compilados por Viviane Wiedemann Velloso, São José de Taquari O2,93, 4 ago 2006.

    11. FORTES, João Borges (gen.), Os Casais Açorianos, Martins Livreiro - Porto Alegre,1999, pag 103.

    12. microfilmes  LDS, N.Sa. das Neves do Norte Grande : batismos. Pesquisado por João Simões Lopes Filho.

    13. RHEINGANTZ, Carlos G., Famílias Primeiras de Bagé (esboços avulsos, inéditos), Família Jacinto.

    14. FABRÍCIO, José de Araújo, A freguesia de Nosso S.Bom Jesus de Triunfo, Revista do Instituto Histórico e Geográfico do RS, v.27, n.1-4  (1947), Família Jacinto.

    17. CARVALHO, Emilio D'Artagnan, Índice de Testamentos: Rio Pardo, pg.38.

 

 Arquivo da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro, Habilitação Sacerdotal 1373, Francisco das Chagas Martins de Ávila e Souza, 24 abr 2007. Pesquisado por João Simões Lopes Filho. Folhas 15 a 17, HS 1373

 

Diz Francisco das Chagas Miz Av.a e Souza, filho legitimo de Antonio Miz da Silv.ra Lemos e de Dorothéa Felicia de Souza, natural, e baptizado na freguezia de Nossa Senhora do Rozario do Rio Pardo, que para certos Requerimentos que tem o Juizo Eccleziastico necessita de aprezentar por certidão o assento do batismo de sua Avo, Felicia do Sacramento, como melhor constará dos Auttos do Cazamento de sua Irmãa Maria Santa, cazada com Jeronimo Maxado da Silvr.a e como não pode obter sem despaxo; portanto:

 

Presbytero Secular do Habito de Sam Pedro Escrivam do Auditorio Eccleziastico desta Villa de Porto alegre continente do Rio grande de Sam Pedro pelo Exm.o Reverendissimo Juis(?) Dom Joze Joaquim Justiniano Mascarenhas Castelbranco Bispo do Rio de Janeiro do Conselho de Sua Alteza Real Princepe Regente e cetera(?) = Certifico que revendo os autos dos cazamentos nelles achei o pedido na Suplica retro cujo teor he o seguinte = o Reverendo George da Silveira Souto maior Bend.o confirmado em a Matris de Nossa Senhora do Rosario desta Villa nova do Topo Ilha de Sam Jorge na mesma Villa, e sua jurisdiçam Juis do Residuo Ecclesiastico e Ouvidor no Esperitual, e Temporal pelo o Exm.o Reverendissimo Dom Fr Valerio do Sacramenti por merce de Deos, e da Santa Sé Apostolica Bispo de Angra, e mais Ilhas dos Assores e do Concelho de Sua Magestade que Deos guarde e cetera(?) aos que aprezente certidam de banhos, e baptismo em forma virem sande(?) e par(?) para sempre em Jesus Christo Nosso Senhor, que de todos he verdadeiro remedio, Lus e Salvaçam.

Matris de Nossa Senhora do Rozario desta dita Villa nova do Topo desta Ilha de Sam Jorge foi denonciado en tres dias festivos Juris forma em como Joam Teixeira, e Maria Santa, Antonio Nunes, Miguel Pereira, Felicia da Porciuncula, Roza Maria, Manoel Teixeira e Francisco Pereira, filhos de Joao Teixeira de Agada, e de sua mulher Izabel Nunes, naturaes e fregueses da dita Matris s' achão alistados debaixo do patrio poder para se passarem a Ilha de Santa Catherina, e terra firme, com forme a ordem de sua Magestade que Deos o guarde, e aonde quer que se acharem requererão mostra livres sem impedimento com certidam de Seos baptismos, cada dos tres banhos na ditta Matris e lhe não sahio impedimento algum como me constou pela certidam dos Reverendos Parochos della ante mim reconhecida, e a qual tambem certifiçavam (sic) terem sido baptizados os ditos Suplicantes na mesma Matris como assim constava dos livros do Arquivo della; a saber Joam Teixeira em os desanove dias do mes de Agosto do anno de mil e settesentos e trinta e hum : Maria Santa en dezasete  de Oitubro de mil e settesentos e trinta e tres : Antonio Nunes em vinte e seis de Abril de mil e sete sentos e trinta e seis : Miguel Pereira em tres de Maio de mil e sete sentos e trinta e oito : Miguel Pereira digo Felicia en dous de Agosto de mil e sete sentos e quarenta : Rosa [SELO CARIMBADO] en trinta dias de Janeiro de mil se[SELO CARIMBADO]tos e quarenta e seis : Manoel en quatroze (sic)  de Setembro de mil sette sentos quarenta e oito : e Francisco  foi baptisado em doze dias di mes de Dezembro do anno de mim (sic) e sete centos e sincoenta.

Exvido(??) que lhe mandei passar a presente, e para que em toda a parte aonde for apresentada iclle(?) de inteira fé veredito e decreto judicial, e assim a certifico a quem o conhecimento della pertencer. Dada e passada nesta villa nova do Toppo sob sello e Chanc.a de sua Ex.a meu signal ao seis dias do mes de Setembro do anno de mil e sete centos e sincoenta e hum o Padre Cura Faustino da Silveira Borges Escrivão do Ecclesiastico e Residuo a escrevi George da Silveira soto maior e nada mais continha se que tudo bem e fielmente copiei dos ditos autos em observancia do despacho do Muito Reverendo Vigario da Vara desta Comarca Luis Jose de Carvalho e fica averbado os ditos autos que em meo poder, e cartorio (?) fica in(?) o Padre Antonio Jose Miz Baião Escrivam do Auditorio Ecclesiastico desta Villa, o escrevi em 1.o de Julho de mil e oitocentos e quatro.

Padre Antonio Jose Miz Baiao

3 comentários:

  1. Excelente trabalho de pesquisa.
    Legal ter citado as fontes. Obrigada!
    Tenho uma curiosidade: O casal Felícia Maria e André Jacinto faleceram no mesmo dia, 17/05/1819?
    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Excelente trabalho de pesquisa! Achei ótimo compartilhar a fonte.
    Muito obrigada!
    Uma dúvida: O casal Felícia Maria e André Jacinto faleceram no mesmo dia 17/05/1819?
    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Não. A Felícia morre em 17/5/1819. O André já era falecido, faleceu "antes"

    ResponderExcluir