Faça uma busca

Google
 

sábado, 8 de março de 2008

Genealogia 120: Duas dispensas nos Barretos

Continuo em minha busca por novas descobertas genealógicas na freguesia açoriana de Nossa Senhora do Rosário da Vila Nova do Topo da Ilha de São Jorge. A partir do meu banco de dados, venho selecionando dispensas de consangüinidade em registros de casamentos. Os casamentos escolhidos são:
João da Silveira de Sousa com Maria Gularte - dispensados em 3o. e 4o. grau
Pedro Teixeira e Margarida de Santa Teresa - dispensados em 4o. grau

1-João da Silveira de Sousa com Maria Gularte


















2-Pedro Teixeira e Margarida de Santa Teresa















Como podem notar os dois gráficos mostram alguns casais repetidos.
Manuel Gonçalves x Guiomar da Silveira Borges; Gaspar Simão Gato e Manuel Ferreira Teixeira e Bárbara Gato repetem-se. As dispensas são diferentes: 3o./4o. numa e 4o. na outra.
Notem que na primeira tabela, este grupo de casais estão todos na geração dos avós; enquanto na seguinte, eles aparecem na fileira dos bisavós. Estando simetricamente alinhados, não podem ser eles a causa da assimetria entre as duas dispensas.
No entanto... temos mais um ingrediente. Enquanto que na segunda tabela. Diogo Luís Barreto está na mesma geração que este grupo de casais; na outra, seu irmão Antônio Luís Barreto está em geração diferente.
Aí está a diferença!
O quarto grau na segunda mostra que os ancestrais comuns seriam os pais de Diogo Luís Barreto, e de um destes casais. O grau assimétrico na primeira mostra que o pai de Antônio Luís seria avô de um dos casais. Podemos descartar Guiomar da Silveira Borges, Gaspar Simão Gato, Manuel Ferreira Teixeira e Bárbara Gato, assim, creio que a ligação será por Manuel Gonçalves (chamado de Manuel Gonçalves Borges às vezes). Para confirmar isso, Diogo Luís Barreto teve filhos Simão Gonçalves e Antônio Gonçalves, o que confirma uma ligação pelos Gonçalves.
Ou seja Manuel Gonçalves seria irmão dos Barretos.

Nenhum comentário: