Faça uma busca

Google
 

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Evolução 97: Novo estudo sobre a origem dos dinossauros

Realizado por paleontólogos brasileiros e argentinos, um novo estudo publicado no periódico Biological Reviews traz uma análise pormenorizada das origens e evolução dos dinossauros, principalmente em seus primeiros estágios. Reunindo dados atualizados com as mais recentes descobertas na área, o artigo mostra um interessante panorama sobre os primórdios daquele grupo de animais que tanto nos fascina.
O estudo mostra que os dados compilados continuam reforçando a tese de que os dinossauros originaram-se no sul do supercontinente de Pangéia, visto que os fósseis mais antigos daqueles que são seus parentes mais próximos, os ditos dinossauromorfos (Dinosauromorpha), estão concentrados no Triássico Médio (Ladiniano) da América do Sul. No estágio seguinte, no Triássico Superior, aparecem os primeiros fósseis seguramente identificados como dinossauros verdadeiros, com uma distribuição mais expandida, chegando ao norte da Pangéia, confirmada pela presença de diversas espécies encontradas na Europa e Estados Unidos.
Langer, M.C., Ezcurra, M.D., Bittencourt, J.S., and F.E. Novas. 2009. The origin and early evolution of dinosaurs. Biological Reviews 84:1-56. doi:10.1111/j.1469-185X.2009.00094.x

Nenhum comentário: