Faça uma busca

Google
 

sábado, 17 de janeiro de 2009

Evolução 34: Primatas primitivos no Paquistão

Cientistas descobriram várias espécies de primatas muito primitivos em terrenos que datam de cerca de 60 milhões de anos atrás, no Paquistão. Os novos primatas, que foram incluídos nos grupo extintos dos Omomyiformes e Adapiformes, foram batizados de Panobius russelli, Panobius amplior, Sulaimania arifi, Indusius kaliae e Kohatius (espécie ainda indeterminada, mas similar à já conhecida como K. coppensi), demonstram fascinantes pontos em comum com espécies afins e contemporâneas na Europa Ocidental, mostrando que havia algum tipo de passagem terrestre entre as duas regiões. Tais similaridades são coerentes com as observadas em outros grupos de mamíferos, tais como morcegos e mamíferos ungulados. As descobertas destes primatas ampliam o nosso conhecimento sobre a fauna eocênica da Índia e Paquistão, e suas possíveis correlações com outras áreas, tais como a Europa Ocidental, o leste da Ásia e a América do Norte.


Gunnell, G. F., P. D. Gingerich, M. Haq, J. I. Bloch, I. H. Khan, and W. C. Clyde. 2008. New primates (Mammalia) from the early and middle Eocene of Pakistan and their paleobiogeographical implications. Contributions from the Museum of Paleontology, University of Michigan, 32: 1-14. O PDF do artigo está disponível para download no site de Philip Gingerich.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Genealogia 362: de onde veio o sargento-mor Jorge?

O Sargento-mor Jorge Gularte de Oliveira viveu no início do século XVII na vila do Topo, na ilha de São Jorge. Sua filiação não é conhecida, mas até o momento trabalhei com a hipótese de que seria filho de Diogo Luís Gularte e Maria Álvares. Isto seria coerente com os vários filhos deste casal a manterem o sobrenome/apelido de "Gularte de Oliveira" ou "Oliveira Gularte".
Uma idéia alternativa ocorreu-me ao perceber que o sargento-mor Jorge tinha uma filha chamada de Maria Francisca da Cunha (também chamada, conforme os registros, de Maria Josefa da Cunha e Maria da Cunha Teixeira. Isto poderia ser explicado melhor se ele fosse filho do capitão Jorge da Cunha Teixeira e Ana Gularte, esta última irmão do acima dito Diogo Luís Gularte.
Qual seria o correto?

(mais tarde voltarei ao tema)

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Mitologia 30: Ferecides de Siros, sua cosmogonia aberrante

Ferecides de Siros (Pherecydes of Syros, Φερεκύδης) foi um pensador grego nascido na Ilha de Siros no século VI a.C. Em seus trabalhos ele traçou uma curiosa teogonia diferente da de Hesíodo. Para alguns trata-se de reminiscências de cultos pré-gregos suplantados pelo culto oficial olímpico; para outros seriam apenas uma reunião de alegorias provenientes de sincretismos com religiões asiáticas.
Em seu sistema, haviam três entidades primeiras, Zas "A Vida", Khronos, o "Tempo" e Khthoniê "Terra". Zas (da raiz zôo- "viver", mas podendo ser relacionado ao nome cretense de Zeus, Zân), Khronos associado a Kronos, e Khthoniê sendo Rhea-Gaia-Hera em uma só entidade. Kronos luta contra o casal Ophioneus e Eurynome, filha de Ôgênos (o Oceano), e os expulsa do Olimpo. Outra filha do Oceano, Kallirrhoe, gera Ekhidna, que torna-se a segunda esposa de Ophioneus-Typhon.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Evolução 33: Minotaurasaurus

Uma nova espécie de anquilossáurio (dinossauro encouraçado semelhante a um enorme tatu), foi descoberta no Deserto de Gobi: Minotaurasaurus ramachandrani.

Miles, C.A. & Miles, C.J. (2009) Skull of Minotaurasaurus ramachandrani, a new Cretaceous anlylosaur from the Gobi dessert. Current Science Vol. 96 No. 1 pp. 65-70

Mais detalhes em DINODATA

Evolução 32: Ceratonykus, novo dinossauro na Mongólia

Uma nova espécie de dinosauro foi descoberta na Mongólia, no Cretáceo Superior, e batizada de Ceratonykus e oculatus. Classificado na família dos Parvicursorídeos (Parvicursoridae) e grupo dos Alvarezsáurios (Alvarezsauria). Os Alvarezsáurios eram um grupo de dinossauros pequenos e ágeis, muito próximos da "fronteira" entre dinossauros e pássaros. Acreditam-se que talvez fossem insetívoros, alimentando-se de cupins, como os modernos tamanduás e équidnas.


Mais detalhes em DINODATA
Ceratonykus oculatus gen. et sp. nov., a New Dinosaur (?Theropoda, Alvarezsauria) from the Late Cretaceous of Mongolia V. R. Alifanov and R. Barsbold, 2009 [em russo]