Faça uma busca

Google
 

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Genealogia 468: Carvoeira, Torres Vedras, Domingos Francisco

Estou pesquisando a genealogia de Domingos Francisco, filho de Antônio Perestrelo e Clara Francisco, batizado na freguesia de Nossa Senhora da Luz da Carvoeira, concelho de Torres Vedras, distrito de Lisboa. Migrou para o Brasil, estabelecendo-se em Viamão no Rio Grande do Sul, onde provavelmente casou com sua esposa Maria das Candeias, e de onde saiu para tornar-se um dos povoadores de Triunfo.

1- É citado como testemunha, em 11/1/1728, do casamento de sua filha Maria da Luz. Seus pais eram moradores no lugar de Casalinho, na dita freguesia.
2- O irmão Bernardo Francisco, casou-se em 28/1/1725 com Maria dos Santos.
3- O irmão Manuel Francisco casou-se em 18/1/1705 com Joana Batista.
4- BATISMO, em termo feito muitos anos depois:

Domingos filho de legitimo Matrimonio de Antonio Perestrello e de Clara Francisca sua mulher moradores no Casalinho da Serra foi baptizado nesta Igreja de Nossa Senhora da Lus pello R.do Manoelde Araujo e Castro Prior que della foi em o mes de fevereiro de mil seis centos e noventa e dous e forão seus padrinhos Martinho de Oliveira do Casal do Valle e Catherina Ferreira mulher de João Gomes da Barapinha? o que tudo assinarão pelo juram.to dos sanctos Evangelhos João Dinis sapat.º do Lugar da Panasqueira e Francisco Ferreira Latoeiro e morador neste Lugar da Cravoeyra que se achão prezentes aodito baptizado em fe de que se asignarão comigo na Cravoeyra. 26 de Dez.ro de 1707 O Prior Manoel Mend.ª?

2 comentários:

Isabel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isabel disse...

A família Perestrelo, da Carvoeira, freguesia do Concelho de Torres Vedras, tinha por casa familiar a Quinta do Hespanhol. A casa ainda hoje pertence à família, que aí habitou continuamente desde o século XVI. A quinta tem um site na net, com contactos (www.quintadohespanhol.pt) e, até há algum tempo, tinham uma página com um historial da família (OS PALASTRELLIS e os Perestrellos [s. d.]. In Quinta do Hespanhol – História [Consult. 5 Mai. 2005]), mas que já não se encontra on-line. No entanto, se contactar a D. Sofia Perestrelo, pelos contactos que vêm no site, com certeza ela poderá reconhecer o familiar que procura ou dar-lhe informações sobre a família.

IL