Faça uma busca

Google
 

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Genealogia 466: Agostinho Coelho Leal (2ª Parte)

Caetano Coelho Leal migrou para o Rio Grande do Sul, onde se tornou o patriarca da família Coelho Leal. Era originário da freguesia de S. Martinho de Frazão, Paços de Ferreira, distrito do Porto. Sua família já foi analisada em Genealogia 465. Aqui seguem mais dados sobre ele e seus irmãos.

1) São Martinho de Frazão, Casamentos - Folha 188v - Casamento de Agostinho Coelho Leal e Luísa Álvares - 11/10/1735

Aos onze dias do mez de outubro do anno de mil e sette centos e trinta e sinco de manhaã nesta Igreja de São Martinho de Frazão, corridos os banhos, sem se descubrir impedimento algum, mais que serem parentes em quarto grao de consanguinidade, em que forão legitimam.te dispensados, se receberão por palavras de presente na forma do Sagrado Tridentino, e Constituição deste Bispado, em presença do Padre João Manoel de minha expressa licença, estando presentes muitas pessoas, Agostinho Coelho Leal filho legitimo Domingos Jeronimo e de Anna Coelha Leal, Com Luiza Alvares, filha legitima de João Alvares e de Domingas João todos desta freguezia de Frazão, e receberão as bençãos: forão testimunhas presentes o Padre João velho, o Padre Antonio Coelho Leal, e o Padre João Alvares. E por verdade fis este termo, que asignei com as ditas testemunhas, era ut supra = O Reitor Fran.co de Souza Frr.a

obs: Muito provavelmente Domingos Jerônimo era filho de João Fernandes e Domingas Jerônimo, citados abaixo. Seu casamento não foi localizado em Frazão.

1a) Casamento de Alexandre Álvares Leal e Maria Coelho Moreira

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=25421&FileID=_1028566

Alexandre Alvz Leal filho legitimo de Agostinho Coelho Leal do lugar de Fundivilla desta freguezia de São Martinho de Frazão e Luiza ALz dahy Se Recebeo em minha prezença por palavras de prezente em vinye e oyto do mes de Novembro do anno de mil sette centos, secenta e sette de manham corridos banhos sem se descobrir impedimento algum Com Maria coelha Moreyra filha legitima de João Coelho Moreyra do Lugar dahi(?) desta freguezia e de Jozefa Jorge da Sylva do mesmo lugar desta freguezia o Contrahente he netto pella parte paterna de Domingos Jeronimo e Anna Coelha do Lugar de Fundivilla desta freguezia e pella materna de Joao Alz e de Domingas João do Lugar de Gomil desta freguezia e a Contrahente netta pella parte paterna de João Coelho e de Francisca Moreyra do Lugar de Moinhos desta freguezia e pella materna de Manoel Jorge e de Maria Francisca do Lugar de Sibrão desta mesma freguezia forão testemunhas P.e João Alvz Cura da Igreyja João Coelho Moreyra(...)

2) BATISMO DE MANOEL, filho de Agostinho Coelho Leal e Luísa Álvares - folha 138 - 24/08/1736
http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=21228&FileID=_819096

Manoel filho legitimo de Agostinho Coelho Leal, e de Luiza Alvares lugar de Gomil desta freguezia de Frazão, nasceo aos vinte e quatro dias de Agosto de mil e setecentos e trinta e seis annos foi baptizado aos vinte e seis do dito mez e anno forão padrinhos o Padre João Álvares e Marianna tia do baptizado pela parte m?aterna: testimunhas Manoel Barboza e Manoel Alvares da Praça todos desta freguezia e por verdade fis este termo, que assignei com as ditas testimunhas = Reitor Fran.co de Souza Frr.ª

3) BATISMO DE MARIANA, filha de Agostinho Coelho Leal e Luísa Álvares -
Marianna filha legitima de Agostinho Coelho Leal e de sua mulher Luiza Alves moradores no Lugar Desta freiguesia de Sam Martinho de frazam nasceo aos treze dias do mes de Agosto do anno de mil e setecentos e trinta e oito annos e foi Baptizada aos [de]sasete dias do dito mez e anno por mim o P.e joão Ma[...]el de Comição expressa do Reverendo francisco d[...]za ferreira Reytor desta freguezia forão padrinhos o P.e Antonio Coelho Leal do lugar de fundevilla e Marianna, solteira filha de joanna alveres da [...]va todos desta freguezia testemunhas Manoel [...]Gr.º e joão Ribeiro do lugar de Ropiade desta mesma freiguezia e por verdade fis este termo que asignei com as ditas testamunhas dia, mes, anno ut supra

4) BATISMO DE MARIA JOSEFA, filha de Agostinho Coelho Leal e Luísa Álvares - Folha 17 - Nascida a 18/04/1741, Padrinho Alexandre Coelho Leal, tio da batizada.

5) BATISMO DE LUÍSA, filha de Agostinho Coelho Leal e Luísa Álvares - Folha 27 - Nascida a 02/03/1743, padrinhos Manuel Netto e Luísa Barbosa.
6) ALEXANDRE, (1º de nome) filho de Agostinho Coelho Leal e Luísa Álvares - Folha 35v -Nascido em 15/07/1745, padrinhos o padre Alexandre Coelho Leal, tio paterno, e Catarina João de Gomil. Testemunha: Antônio Coelho Leal.

7) ALEXANDRE, (2º de nome), filho de Agostinho Coelho Leal e Luísa Álvares - Folha 40v -Nascido em 22/09/1747, padrinhos Manuel Barbosa e Catarina João de Gomil.

8) CAETANO COELHO LEAL e seu irmão gêmeo GASPAR, filhos dos mesmos - Folhas 78/78v - Nascido em 07/08/1755

Gaspar e Caetano irmãos [nascidos] de mesmo ventre, filhos legitimos de Agostinho Coelho Leal e de Luiza Alz do lugar de Fundivilla desta freguezia de São Martinho de Frazão nasceu em sette dias do mes de Agosto de mil e centos e sincoenta e sinco annos [...]ambos por mim o Reytor desta freguezia em o mesmo dia sette de Agosto do d.º anno são nettos p parte paterna de Domingos Jeronimo e de Anna Coelha Leal do Lugar de Fundivilla desta freguezia pella materna de João Alz e de Domingas João do Lugar de Gomil desta freguezia forão Padrinhos de Gaspar Benta e Gaspar soltr.os filhos de Manoel de Alz e de Caterina Barboza do Lugar da Praça desta mesma freguezia e de Cartano Manoel solteyro e seo irmão e Marinna Solteyra do Lugar da Praça desta mesma freguezia forão testemunhas o P.e João Alz e o P.e Antonio Coelho Leal desta mesma freguezia e por ser verdade fiz este assento no mesmo dia mes e anno asima do batismo

9 comentários:

Marta Carvalho disse...

Gostaria de tirar uma dúvida: Seria Caetano Coelho leal pai de Francisco Coelho Leal cc Maria Mercedes de Carvalho(filha de Frncisco José de Carvalho e Águeda Luisa)?
Caso confirme essa descendencia, estou encontrando o meu 5º avô, e quem seria a esposa de Caetano Coelho Leal? Todas as informações sobre essa familia me interessam, aonde,quando faleceram, os filhos que tiveram; tudo ajuda para completar as minhas pesquisas.
Marta Carvalho

Simoes Lopes disse...

Creio que sim, mas terei que verificar.

Simoes Lopes disse...

Não tenho o nome dos pais do Francisco, mas ele pode ser o mesmo filho do Caetano,

Marta Carvalho disse...

Obrigada pela resposta, sigo na busca da familia.

Marta Carvalho disse...

Olá
buscando no FamilySearch descobri descobri:
Caetano Coelho leal cc Escolastica joaquina de souza pais de
Antonio josé coelho leal cc Anna Joaquina de Souza (filha de jose antonio de souz e Anna joaquina de Souza)
Antonio e Anna Joaquina pais de Francisco Coelho leal nasc.1827 em Rio Pardo cc Maria Mercedes de Carvalho (filha de Francisco josé de carvalho e Águeda luisa)
Penso ter achado não só meus 5º avós como os 6º também.
Continuo no restante da familia.

Marta Carvalho disse...

Olá
buscando no FamilySearch descobri descobri:
Caetano Coelho leal cc Escolastica joaquina de souza pais de
Antonio josé coelho leal cc Anna Joaquina de Souza (filha de jose antonio de souz e Anna joaquina de Souza)
Antonio e Anna Joaquina pais de Francisco Coelho leal nasc.1827 em Rio Pardo cc Maria Mercedes de Carvalho (filha de Francisco josé de carvalho e Águeda luisa)
Penso ter achado não só meus 5º avós como os 6º também.
Continuo no restante da familia.

Simoes Lopes disse...

Essa é a peça que faltava no quebra-cabeça!

Viajante disse...

Caetano Coelho Leal casou-se em Rio Pardo em 16/09/1776 (1C-A, 121) com Petronilha Teresa da Conceição (viúva de Matheus Jozé Ignácio). Faleceu em Rio Pardo deixando 3 filhos de Caetano: Antonio Coelho Leal, Bernardo e Maria.
Caetano tornou a casar em Rio Pardo em 26/10/1782 (1C, 149) com Escolastica Joaquina, nascida em Rio Pardo após 1763. Tiveram os seguintes filhos: Jozé Coelho Leal, Luiza Joaquina da Natividade, Antonio Jozé Coelho Leal, Leocadia Joaquina da Natividade, Esmeria Joaquina Leal, Thereza Maria Leal e Francisco Jozé Coelho Leal nascido em 09/03/1794, casou-se. Em 1845 vivia em Camaquã Já era falecido em 1853. Deixou um filho conhecido: Manoel Coelho Leal.

Espero que estas informações auxiliem!

Gabrieli Coelho disse...

oi tudo bem? gostaria de saber mais sobre a família coelho, sou de íjui-RS a única coisa que sei foi que meu avo se chama Onércio Rodrigues Coelho nasceu pelos lados de santa maria e se casou com a Maria Aldina Ravaz Coelho e se casaram pelos lados de santa cruz do sul, gostaria de saber se alguém tem alguma informação, obrigada.