terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Genealogia 37: Antônio Álvares Sanches, de Rosais (MEA CULPA)

Estou pesquisando os casamentos de Rosais, e graças a isso achei registros que me permitiram corrigir um erro que mantive por quase cinco anos. Quando pesquisei as freguesias de Urzelina e Velas erroneamente identifiquei um casal Antônio Álvares Fagundes e Maria de Quadros Vieira, casados na igreja matriz de S. Jorge das Velas 21/02/1718, com um casal de povoadores açorianos do Rio Grande do Sul Antônio Álvares Sanches e Maria de Quadros. Este casal teria tido pelo menos dois filhos com vasta descendência no RS: João Teixeira Brasil e Teresa de Jesus. Devido a meu erro unifiquei dois casais separados como um único, e atribuí a Antônio ÁLvares Sanches (AAS daqui em diante, abreviando) e Maria de Quadros (MQ) filhos casados em Velas e Urzelina: Ana Maria (casada em 1744, Velas), Antônio Álvares de Quadros (casado em 1747, Velas) e Maria de Jesus (casada em 1758, Urzelina).

Fazendo um levantamento do máximo possível de casamentos na freguesia de Nossa Senhora dos Rosais, vim a encontrar o casamento em 13/05/1753 de AAS, viúvo de MQ, com Francisca do Rosário (um casamento que também deixou descendência no RS), e achei os casamentos de inúmeros filhos de AAS e MQ. Até aí, tudo corria bem. Mas ontem vim a achar na mesma freguesia de Rosais, no dia 12/o7/1706 , o casamento de Antônio ÁLvares Maciel com Maria de Quadros Sarmento. Epa! E agora?
Pelos nomes dos pais deste Antônio ÁLvares, ele seria irmão de outras pessoas casadas em Rosais, a saber, Manuel Pereira Maciel e Apolônia Pereira Sanches. O sobrenome "Sanches" confirmava que o dito "AA Maciel" podia também ser o mesmo "AA Sanches".
Mas e o casamento em Velas? Como eu havia unificado o AAS com o AA Fagundes, eu já os tinha em meu banco de dados como AA Sanches Fagundes.
Tive então que revirar meus "baús de ossos"...
Peguei meus antigos de cadernos de anotações, tentei localizar quando pesquisei Velas e Urzelina, e me pus a escarafunchar tudo... Pensei que levaria o dia inteiro, mas felizmente me vali de algumas pistas sobre a época no meu banco de dados e felizmente localizei as anotações originais de Velas e Urzelina.
o Casal de Velas era Antônio ÁLvares Fagundes e Maria de Quadros, e sempre são chamados assim, inclusive nos casamentos dos filhos. Assim, foi fácil desmembrar os dois casais embolados. A Maria de Jesus casada em Urzelina era filha de apenas de "Antônio Álvares " e " Maria Vieira", e unificar estes com o AAF e MQ foi um ato precipitado meu, fruto de minha inexperiência dos idos de 2002 *risos*.

Com o imbroglio resolvido, aqui posto os dados corrigidos e atualizados sobre a família de Antônio Álvares Sanches.

Primeira Geração

1. Baltazar Pereira Fagundes.

Baltazar casou-se com Maria Camacho Maciel.

Eles tiveram os seguintes filhos

2 M i. Manuel Pereira Maciel nasceu cerca de 1669 em Rosais, ilha de São Jorge.

Manuel casou-se com1 (1) Isabel Teixeira Machado, filha de Manuel Teixeira Machado e Ana Vieira Cardoso, em 9 junho 1699 em Rosais, ilha de São Jorge. Isabel nasceu em Rosais, ilha de São Jorge.

Manuel também casou-se com1 (2) Ana Pereira de Souza, filha de João Enes Fagundes da Rosa e Isabel Pereira, em 14 fevereiro 1706 em Rosais, ilha de São Jorge.

3 F ii. Apolônia Pereira Sanches nasceu cerca de 1682.

Apolônia casou-se com2 João Fagundes Leal em outubro 1702 em Rosais, ilha de São Jorge.

+ 4 M iii. Antônio Álvares Sanches nasceu cerca de 1676.

Fontes

1. Microfilmes Nossa Senhora do Rosário dos Rosais, Pesquisa a partir de 10/12/2007, 17 dez 2007.

2. Microfilmes Nossa Senhora do Rosário dos Rosais, 17 dez 2007.


Segunda Geração

4. Antônio Álvares Sanches (Baltazar Pereira) nasceu cerca de 1676 em Rosais, ilha de São Jorge.

Antônio casou-se com (1) Maria de Quadros Sarmento, filha de Manuel Silveira Fagundes e Catarina Dias de Quadros, em 12 julho 1706 em Rosais, ilha de São Jorge. Maria nasceu em Rosais, ilha de São Jorge.

Eles tiveram os seguintes filhos

5 M i. João Teixeira Brasil nasceu em Rosais, ilha de São Jorge.

João casou-se com Maria do Rosário, filha de Gabriel Pereira Diniz de Valença e Francisca Vieira, em 27 julho 1749 em Rosais, ilha de São Jorge. Maria nasceu em Rosais, ilha de São Jorge.

6 F ii. Bárbara Sanches nasceu em Rosais, ilha de São Jorge.

Bárbara casou-se com Antônio Teixeira de Quadros, filho de Antônio Teixeira de Quadros e Apolônia Dias, em 5 novembro 1747 em Rosais, ilha de São Jorge. Antônio nasceu em Rosais, ilha de São Jorge.

7 F iii. Isabel Maria nasceu em Rosais, ilha de São Jorge.

Isabel casou-se com Manuel Vieira, filho de Gabriel Pereira de Sequeira e Maria Vieira, em 11 julho 1751 em Rosais, ilha de São Jorge. Manuel nasceu em Rosais, ilha de São Jorge.

8 F iv. Teresa de Jesus nasceu em Rosais, ilha de São Jorge.

Teresa casou-se com1 José Silveira de Oliveira, filho de Mateus de Oliveira e Luísa de Quadros, em 9 janeiro 1752 em Rosais, ilha de São Jorge. José nasceu em Rosais, ilha de São Jorge.

9 M v. Manuel Silveira Fagundes nasceu em Rosais, ilha de São Jorge.

Manuel casou-se com2 Maria de Quadros, filha de João de Quadros Pereira e Bárbara Pereira, em 30 novembro 1752 em Rosais, ilha de São Jorge. Maria nasceu em Rosais, ilha de São Jorge.

Antônio também casou-se com1 (2) Francisca do Rosário, filha de Miguel Teixeira de Quadros e Maria de Freitas, em 13 maio 1753 em Rosais, ilha de São Jorge. Francisca nasceu em Rosais, ilha de São Jorge.

Eles tiveram os seguintes filhos

10 M vi. Francisco José "do Estreito".

11 M vii. Mateus Silveira dos Santos nasceu em Rosais, ilha de São Jorge.

Fontes

1. Microfilmes Nossa Senhora do Rosário dos Rosais, 10 dez 2007.

2. Microfilmes Nossa Senhora do Rosário dos Rosais, 10 dez 2007.

3. Microfilmes Nossa Senhora do Rosário dos Rosais, 10 dez 2007.

Um comentário:

Jorge disse...

Bah, um João inexperiente com um enorme banco de dados é um perigo... :-)