Austroraptor cabazai é o mais novo dinossauro argentino, um gigante com mais de seis metros de comprimento, aparentado ao famoso Velociraptor mongol. Esta nova descoberta permitiu identificar a existência de um grupo até então desconhecido de dinossauros carnívoros no supercontinente do Gondwana (que na Era Mesozóica englobava a América do Sul, África, Austrália, Antártida, Índia e Nova Zelândia). Os dromeossaurídeos (Dromaeosauridae), família que incluía diversas espécies na América do Norte, Ásia e provavelmente Europa, não estavam restritos aos continentes do Hemisfério Norte, mas ganharam a companhia de diversos parentes nas terras do Sul. Este subgrupo, batizado de Unenlagiíneos (Unenlangiinae), além do recém-descoberto Austroraptor ("Raptor do Sul"), inclui os dinossauros argentinos Buitreraptor e Unenlagia, que já eram conhecidos há vários anos, mas o novo achado vem trazer muito mais elementos para consolidar a consistência deste novo grupo. Agora ficamos sabendo que o grupo já estava disseminado pelo Gondwana, uma região dominada pelos carnívoros de outros grupos mais distantes, como os Abelissauróides e Carcarodontossaurídeos.
Os dromeossaurídeos eram carnívoros ágeis e terríveis, e acredita-se que eram parentes muito próximos dos ancestrais das aves.
Os dromeossaurídeos eram carnívoros ágeis e terríveis, e acredita-se que eram parentes muito próximos dos ancestrais das aves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário