quarta-feira, 14 de março de 2012

Genealogia 620: Das Quatro Ribeiras para o sul do Brasil (2ª PARTE)



Primeira Geração

      1. Luís Álvares. Nascido na freguesia de S.Pedro dos Biscoitos, era filho de Jerônimo Luís e Margarida Manuel, casados nos Biscoitos 23/5/1649. Neto paterno de Luís Álvares e Isabel Gonçalves; neto materno de Sebastião Rodrigues, tanoeiro, e Francisca Fernandes.
Luís casou-se em Quatro Ribeiras, 23/7/1679 com Margarida Machado, filha de João Machado e Domingas Gonçalves.

Eles tiveram os seguintes filhos

+          2 F         i.  Margarida das Candeias.



Segunda Geração

      2. Margarida das Candeias (Luís).
Margarida casou-se com (1) Mateus Gonçalves, filho de Manuel Pires e Beatriz Gonçalves, em 20 agôsto 1730 em Quatro Ribeiras, ilha Terceira.

Eles tiveram os seguintes filhos
               3 M        i.  Manuel Gonçalves Nunes nasceu em Quatro Ribeiras, ilha Terceira.
Manuel casou-se com Maria Inácia, filha de Francisco Martins Galego (filho) (= Francisco José Pinheiro) e Maria da Conceição dos Anjos. Maria nasceu em Lajes, illha Terceira.
               4 F        ii.  Maria das Candeias nasceu em Fontinhas, ilha Terceira.
Maria casou-se com Francisco Nunes Curvelo, filho de Francisco Nunes Curvelo e Bárbara da Encarnação. Francisco nasceu em Altares ou Vila da Praia, ilha Terceira.

Margarida também casou-se com1 (2) Manuel Martins Nunes, filho de Pedro Jaques e Maria Nunes, em 28 maio 1741 em Quatro Ribeiras, ilha Terceira. Manuel nasceu em Altares, ilha Terceira.

Eles tiveram os seguintes filhos
               5 M      iii.  Antônio Martins Jaques nasceu em Quatro Ribeiras, ilha Terceira.
Antônio casou-se com Úrsula Rosa, filha de Francisco de Melo e Isabel da Conceição. Úrsula nasceu em Porto Judeu, ilha Terceira.
               6 M      iv.  Francisco Martins Jaques nasceu em Quatro Ribeiras, ilha Terceira.
Francisco casou-se com Maria Francisca, filha de Antão Gonçalves e Maria Santa. Maria nasceu em NSa do Rosário, ilha de São Jorge.



Fontes

  1.  Centro de Conhecimento dos Açores, http://pg.azores.gov.pt/drac/cca/ig/, 13 mar 2012. http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/TER-PV-QUATRORIBEIRAS-C-1733-1796/TER-PV-QUATRORIBEIRAS-C-1733-1796_item1/P27.html.

2 comentários:

Marcio Pereira disse...

caro amigo, como pelo titulo vsa. informa que esta linhagem dos "martins jaques" sairam de quatro ribeiras para o sul do brasil,gostaria de saber se vsa. saberia dizer se os "martins jaques" da região de vila nova, imarui e laguna(no Estado de Santa Catarina)são dessa mesma linhagem e caso positivo de qual dos irmãos, de Francisco Martins Jaques ou de Antonio Martins Jaques? Agradeço vossa atenção.

João Simões disse...

É bem possível que exista parentesco, sim, mas não pesquisei estas cidades para saber a ligação exata.