quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Genealogia 671: Os Fraga, de Flores, passando pela ilha Terceira e Santa Catarina

 

Primeira Geração

 

     1. Manuel de Fraga. Manuel casou-se com Maria dos Reis. Eles tiveram os seguintes filhos

 

+        2 M       i.   Francisco de Fraga Coelho.

 

 

Segunda Geração

 

     2. Francisco de Fraga Coelho (Manuel de) nasceu em Lajes (Matriz), ilha das Flores. Francisco casou-se com Maria das Candeias, filha de Matias Pereira e Isabel Cota, em 5 julho 1711 em Nove Ribeiras, ilha Terceira. Maria nasceu em Angra do Heroísmo (São Pedro), ilha Terceira.

Eles tiveram os seguintes filhos

 

+        3 M       i.   Martinho de Fraga.

 

+        4 F       ii.   Antônia Maria Josefa.

 

+        5 M      iii.   Diogo de Fraga.

            6 M     iv.   Francisco nasceu em 16 fevereiro 1728 em Nove Ribeiras, ilha Terceira e foi batizado em 22 fevereiro 1728 em Nove Ribeiras, ilha Terceira.

 

 

Terceira Geração

 

     3. Martinho de Fraga (Francisco de Fraga Coelho, Manuel de) nasceu em Fonte do Bastardo, ilha Terceira. Martinho casou-se com Francisca Mariana de Jesus, filha de Domingos de Souza e Clara Bernarda. Francisca nasceu cerca de 1746 em Biscoitos, ilha Terceira. Eles tiveram os seguintes filhos

 

+        7 M       i.   Simão José de Fraga.

            8 F       ii.   Francisca nasceu em N.Sa. da Conceição da Lagoa, Florianópolis-SC e foi batizada em 8 julho 1776 em N.Sa. da Conceição da Lagoa, Florianópolis-SC .

 

+        9 M      iii.   Joaquim José de Fraga.

 

+      10 M     iv.   José de Souza de Fraga.

 

     4. Antônia Maria Josefa (Francisco de Fraga Coelho, Manuel de) nasceu em Nove Ribeiras, ilha Terceira.

Antônia casou-se com Lourenço Machado de Lemos, filho de capitão Manuel de Lemos Machado e Catarina Valadão do Espírito Santo, em 18 novembro 1742 em Nove Ribeiras, ilha Terceira. Lourenço nasceu em Doze Ribeiras, ilha Terceira.

 

 

Lourenço e Antônia tiveram os seguintes filhos:

 

+      11 M       i.   Francisco Machado de Lemos.

 

     5. Diogo de Fraga (Francisco de Fraga Coelho, Manuel de) nasceu em Fonte do Bastardo, ilha Terceira.

Diogo casou-se com Rosa Maria, filha de João de Simas e Bárbara da Conceição. Rosa nasceu em Ilha de São Jorge.

 

Eles tiveram os seguintes filhos

 

+      12 M       i.   Simão Francisco de Fraga.

         13      M       ii.         Felipe Antônio de Fraga foi batizado em 10 maio 1781 em Florianópolis-SC (Necessidades). Casou em Arroio Grande-RS (no "Oratório de João Baptista Gomes"), em 23 de setembro de 1812, com Zeferina Maria da Silva, filha de José Machado e de Maria da Silva2.

 

 

Quarta Geração

 

     7. Simão José de Fraga (Martinho de Fraga, Francisco de Fraga Coelho, Manuel de) nasceu em Florianópolis-SC (Necessidades). Simão casou-se com Jacinta Clara do Nascimento, filha de Francisco Antônio de Barcelos e Ana Clara do Nascimento. Jacinta foi batizada em 10 maio 1775 em Florianópolis-SC (Lagoa).

Eles tiveram os seguintes filhos

          14 F       i.   Francisca foi batizada em 20 fevereiro 1795 em Florianópolis-SC (Lagoa) .

          15 F       ii.   Maria (1a.) foi batizada em março 1796 em Florianópolis-SC (Lagoa) .

          16 M      iii.   Manuel José da Silva Fraga foi batizado em 12 março 1797 em Florianópolis-SC (Lagoa).

Manuel casou-se com (1) Ana Joaquina de Oliveira, filha de Manuel Vicente Garcia e Ana Joaquina de Oliveira. Ana nasceu em 20 setembro 1811 em Viamão-RS.

Manuel também casou-se com1 (2) Maria de Souza Feijó, filha de Desidério de Sousa Feijó e Feliciana Caetana. Maria nasceu em Viamão-RS.

          17 F      iv.   Maria (2a.) foi batizada em 22 agôsto 1798 em Florianópolis-SC (Lagoa) .

          18 M      v.   José nasceu em N.Sa. da Conceição da Lagoa, Florianópolis-SC e foi batizado em 23 fevereiro 1800 em N.Sa. da Conceição da Lagoa, Florianópolis-SC.

          19 M     vi.   Tristão José de Fraga nasceu em 1 março 1816 em Viamão-RS.

Tristão casou-se com Maria Carolina da Silva, filha de José Cardoso da Silva e Ana Clara de Jesus. Maria nasceu em 1 setembro 1828 em Viamão-RS.

          20 M     vii.   Francisco José de Fraga.

Francisco casou-se com Mariana Joaquina da Conceição, filha de Manuel Antônio Pereira dos Santos e Maria Joaquina de Jesus.

 

     9. Joaquim José de Fraga (Martinho de Fraga, Francisco de Fraga Coelho, Manuel de) nasceu em Florianópolis-SC (Necessidades).

Joaquim casou-se com Felizarda Maria do Sacramento, filha de João Cardoso e Ana Maria. Felizarda foi batizada em 22 junho 1761 em Florianópolis-SC (Lagoa) .

 

Eles tiveram os seguintes filhos

          21 F       i.   Genoveva foi batizada em 8 junho 1794 em Florianópolis-SC (Lagoa) .

 

          22 F       ii.   Maria Joaquina de Jesus nasceu em Florianópolis-SC (Lagoa).

Maria casou-se com Constantino José Bernardo, filho de Manuel de Ávila da Rocha e Teresa Francisca, em 22 abril 1811 em Florianópolis-SC (Lagoa). Constantino nasceu em Florianópolis-SC (Lagoa).

 

   10. José de Souza de Fraga (Martinho de Fraga, Francisco de Fraga Coelho, Manuel de) nasceu em Florianópolis-SC (Necessidades).

José casou-se com Francisca? de Jesus, filha de Estanislau de Souza e Maria Francisca. Francisca? nasceu em Florianópolis-SC (Lagoa).

 

Eles tiveram os seguintes filhos

          23 F       i.   Rosa foi batizada em 5 maio 1783 em Florianópolis-SC (Lagoa) .

 

   11. Francisco Machado de Lemos (Antônia Maria Josefa, Francisco de Fraga Coelho, Manuel de) nasceu em Florianópolis-SC (Necessidades).

Francisco casou-se com Vicência Rosa, filha de Antônio Nunes e Maria de .... Vicência nasceu em Florianópolis-SC (Necessidades).

 

Eles tiveram os seguintes filhos

          24 M       i.   Marcelino Machado nasceu em Florianópolis-SC (Necessidades).

Marcelino casou-se com Florinda Rosa, filha de Francisco Mendes e Leandra Francisca, em 12 janeiro 1803 em Florianópolis-SC (Lagoa). Florinda foi batizada em 14 julho 1783 em Florianópolis-SC (Lagoa) .

          25 M      ii.   Manuel Machado Lemos nasceu em Florianópolis-SC (Lagoa).

Manuel casou-se com Floriana Mendes, filha de Manuel Mendes e Joana Felícia Rosa, em 19 setembro 1822 em Florianópolis-SC (Lagoa). Floriana foi batizada em 2 setembro 1798 em Florianópolis-SC (Lagoa) .

          26 F      iii.   Florinda foi batizada em 25 agôsto 1792 em Florianópolis-SC (Necessidades) .

          27 F      iv.   Luísa Vicência de Jesus.

Luísa casou-se com Vitorino José de Barcelos, filho de João de Barcelos e Maria dos Anjos, em 28 outubro 1811 em Florianópolis-SC (Lagoa). Vitorino nasceu em Florianópolis-SC (Lagoa).

          28 M      v.   Maximiano Machado de Lemos.

Maximiano casou-se com1 Guiomar Genoveva, filha de Lucas Antônio Vaz e Genoveva Rosa, em 1 fevereiro 1807 em Florianópolis-SC (Necessidades).

          29 F      vi.   Inácia Rosa nasceu em Florianópolis-SC (Necessidades).

Inácia casou-se com José Bernardo Coelho, filho de Bernardo Coelho da Costa e Maria Joaquina de Jesus. José nasceu em Florianópolis-SC (Necessidades).

 

   12. Simão Francisco de Fraga (Diogo de Fraga, Francisco de Fraga Coelho, Manuel de) nasceu em Florianópolis-SC (Necessidades).

Simão casou-se com (1) Claudiana Rosa, filha de Mariano Moreira e Maria Rosa. Claudiana nasceu em Florianópolis-SC (Necessidades).

 

Eles tiveram os seguintes filhos

          30 F       i.   Luísa foi batizada em 25 agôsto 1805 em Florianópolis-SC (Necessidades) .

 

Simão também casou-se com1 (2) Luísa Teresa de Jesus, filha de Dâmaso Pinheiro e Angélica Maria do Sacramento, em 22 novembro 1807 em Florianópolis-SC (Necessidades). Luísa nasceu em Florianópolis-SC (Necessidades).


 

Apêndice A - Fontes

 

 

1. Familysearch - Record Search , 6 out 2010. Pesquisado por João Simões Lopes Filho.

2. Arquivo pessoal de Sérgio Silveira Canhada, 11 nov 2020.

Nenhum comentário: